Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Grencho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16852
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_648b87f4670117db7fc0ebb63b06626a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoFluência da LeituraQualidade da EscritaEnsino de fluência e de escrita2.º Ciclo do Ensino BásicoReading fluencyWriting qualityTeaching fluency and writing2nd cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final insere-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. O problema objeto de estudo “Avaliação da qualidade de escrita e da fluência na leitura de sujeitos do 6.º Ano do 2.º CEB” emerge do contexto de prática pedagógica do 6.º Ano do 2.º CEB. Objetiva-se no objetivo geral: Avaliar a qualidade da escrita e a fluência de leitura de sujeitos de 6.º Ano do 2.º CEB, subdividido nos seguintes objetivos específicos: (i) Analisar a fluência leitora (precisão, velocidade e entoação) antes e depois da intervenção; (ii) Avaliar a qualidade de escrita de texto narrativo (reconto) antes e depois da intervenção; (iii) Comparar o nível de qualidade de escrita e indicadores de fluência da leitura antes e depois de um programa de intervenção. Trata-se de uma Investigação-Ação (diagnose, intervenção e avaliação), tendo sido utilizada uma metodologia de investigação de natureza mista. Foram utilizados a constituição de corpus escrito, corpus de leitura em voz alta, entrevista e focus group. Os resultados do presente estudo sugerem que a intervenção foi bem-sucedida, tendo a escrita e a fluência da leitura melhorado em quase todos os parâmetros. Os alunos revelam-se motivados para a aprendizagem com mais-valias ao nível das competências avaliadas e, também, da consciência de estratégias de aprendizagem.This final report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, taught by the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. The problem object of study “Evaluating the quality of writing and reading fluency in subjects of the 6th Grade of 2nd CBE” emerges from the context of pedagogical practice of the 6th Grade students in the 2nd CBE. The general objective is to evaluate the quality of writing and reading fluency of subjects of the 6th Grade students in the 2nd CBE, subdivided into the following specific objectives: (i) Analyse reading fluency (accuracy, speed and intonation) before and after the intervention; (ii) Evaluate the quality of writing of narrative text (recounting) before and after the intervention; (iii) Compare the level of writing quality and indicators of reading fluency before and after an intervention programme. This study adopts an Action-Research approach (diagnosis, intervention and evaluation), using a mixed research methodology. It envolves the collection of written corpus, reading corpus, interview and focus group. The results of the present study suggest that the intervention was successful, with an improvement in writing and reading fluency in almost all parameters. Students were motivated to learn with improvements in the skills assessed and also in the awareness of learning strategies.Sousa, OtíliaAraújo, SílviaRCIPLFaria, Maria Grencho2024-01-11T10:59:26Z2023-07-102023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16852TID:203374622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.612697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Faria, Maria Grencho
Fluência da Leitura
Qualidade da Escrita
Ensino de fluência e de escrita
2.º Ciclo do Ensino Básico
Reading fluency
Writing quality
Teaching fluency and writing
2nd cycle of basic education
title_short Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Faria, Maria Grencho
author_facet Faria, Maria Grencho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília
Araújo, Sílvia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria Grencho
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência da Leitura
Qualidade da Escrita
Ensino de fluência e de escrita
2.º Ciclo do Ensino Básico
Reading fluency
Writing quality
Teaching fluency and writing
2nd cycle of basic education
topic Fluência da Leitura
Qualidade da Escrita
Ensino de fluência e de escrita
2.º Ciclo do Ensino Básico
Reading fluency
Writing quality
Teaching fluency and writing
2nd cycle of basic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
2023-07-10T00:00:00Z
2024-01-11T10:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16852
TID:203374622
url http://hdl.handle.net/10400.21/16852
identifier_str_mv TID:203374622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945706631168