Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16852 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_648b87f4670117db7fc0ebb63b06626a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoFluência da LeituraQualidade da EscritaEnsino de fluência e de escrita2.º Ciclo do Ensino BásicoReading fluencyWriting qualityTeaching fluency and writing2nd cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final insere-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. O problema objeto de estudo “Avaliação da qualidade de escrita e da fluência na leitura de sujeitos do 6.º Ano do 2.º CEB” emerge do contexto de prática pedagógica do 6.º Ano do 2.º CEB. Objetiva-se no objetivo geral: Avaliar a qualidade da escrita e a fluência de leitura de sujeitos de 6.º Ano do 2.º CEB, subdividido nos seguintes objetivos específicos: (i) Analisar a fluência leitora (precisão, velocidade e entoação) antes e depois da intervenção; (ii) Avaliar a qualidade de escrita de texto narrativo (reconto) antes e depois da intervenção; (iii) Comparar o nível de qualidade de escrita e indicadores de fluência da leitura antes e depois de um programa de intervenção. Trata-se de uma Investigação-Ação (diagnose, intervenção e avaliação), tendo sido utilizada uma metodologia de investigação de natureza mista. Foram utilizados a constituição de corpus escrito, corpus de leitura em voz alta, entrevista e focus group. Os resultados do presente estudo sugerem que a intervenção foi bem-sucedida, tendo a escrita e a fluência da leitura melhorado em quase todos os parâmetros. Os alunos revelam-se motivados para a aprendizagem com mais-valias ao nível das competências avaliadas e, também, da consciência de estratégias de aprendizagem.This final report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, taught by the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. The problem object of study “Evaluating the quality of writing and reading fluency in subjects of the 6th Grade of 2nd CBE” emerges from the context of pedagogical practice of the 6th Grade students in the 2nd CBE. The general objective is to evaluate the quality of writing and reading fluency of subjects of the 6th Grade students in the 2nd CBE, subdivided into the following specific objectives: (i) Analyse reading fluency (accuracy, speed and intonation) before and after the intervention; (ii) Evaluate the quality of writing of narrative text (recounting) before and after the intervention; (iii) Compare the level of writing quality and indicators of reading fluency before and after an intervention programme. This study adopts an Action-Research approach (diagnosis, intervention and evaluation), using a mixed research methodology. It envolves the collection of written corpus, reading corpus, interview and focus group. The results of the present study suggest that the intervention was successful, with an improvement in writing and reading fluency in almost all parameters. Students were motivated to learn with improvements in the skills assessed and also in the awareness of learning strategies.Sousa, OtíliaAraújo, SílviaRCIPLFaria, Maria Grencho2024-01-11T10:59:26Z2023-07-102023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16852TID:203374622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.612697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico Faria, Maria Grencho Fluência da Leitura Qualidade da Escrita Ensino de fluência e de escrita 2.º Ciclo do Ensino Básico Reading fluency Writing quality Teaching fluency and writing 2nd cycle of basic education |
title_short |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Qualidade da escrita e fluência leitora no 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Faria, Maria Grencho |
author_facet |
Faria, Maria Grencho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Otília Araújo, Sílvia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Maria Grencho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluência da Leitura Qualidade da Escrita Ensino de fluência e de escrita 2.º Ciclo do Ensino Básico Reading fluency Writing quality Teaching fluency and writing 2nd cycle of basic education |
topic |
Fluência da Leitura Qualidade da Escrita Ensino de fluência e de escrita 2.º Ciclo do Ensino Básico Reading fluency Writing quality Teaching fluency and writing 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 2023-07-10T00:00:00Z 2024-01-11T10:59:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16852 TID:203374622 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16852 |
identifier_str_mv |
TID:203374622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136945706631168 |