A voz e a vez das crianças na promoção de um ambiente educativo de qualidade em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19444 |
Resumo: | O presente relatório intitula-se A voz e a vez das crianças na promoção de um ambiente educativo de qualidade em jardim de infância e foi concretizado numa instituição privada, na valência de pré-escolar, do concelho de Faro, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve. Neste estudo, participou um grupo de vinte e três crianças, sendo que o objetivo principal foi abordar a importância de dar a voz e a vez às crianças no seu processo de aprendizagem. Assim que nascem, “as crianças são detentoras de um enorme potencial de energia, de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia, sendo competentes nas relações e interações com os outros e abertas ao que é novo e diferente” (Lopes da Silva et al., 2016, p. 9). Reconhecer a criança como sujeito e agente do processo educativo significa valorizar as suas experiências, os seus saberes e competências, de modo a desenvolver todas as suas potencialidades. A metodologia adotada para este estudo foi de caráter qualitativo, sendo que foi utilizada, mais precisamente, a metodologia de investigação-ação. Para esse efeito, foi necessário recorrer a instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como a observação participante, registos audiovisuais, conversas informais, notas de campo e entrevistas. Posteriormente, os dados recolhidos foram interpretados e analisados, de modo a encontrar respostas para as questões de investigação colocadas. Os resultados deste estudo indicam que, quando são ouvidas e os adultos têm em conta aquilo que dizem, que pensam e o modo como fazem, as crianças estão mais predispostas para aprender com o adulto e com os próprios colegas. Com as atividades realizadas, foi sempre privilegiada a voz e a vez das crianças em tudo aquilo que eram as suas motivações e predisposições. |
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A voz e a vez das crianças na promoção de um ambiente educativo de qualidade em jardim de infânciaJardim de infânciaAmbiente educativoA voz e a vez da criançaPedagogia participativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório intitula-se A voz e a vez das crianças na promoção de um ambiente educativo de qualidade em jardim de infância e foi concretizado numa instituição privada, na valência de pré-escolar, do concelho de Faro, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve. Neste estudo, participou um grupo de vinte e três crianças, sendo que o objetivo principal foi abordar a importância de dar a voz e a vez às crianças no seu processo de aprendizagem. Assim que nascem, “as crianças são detentoras de um enorme potencial de energia, de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia, sendo competentes nas relações e interações com os outros e abertas ao que é novo e diferente” (Lopes da Silva et al., 2016, p. 9). Reconhecer a criança como sujeito e agente do processo educativo significa valorizar as suas experiências, os seus saberes e competências, de modo a desenvolver todas as suas potencialidades. A metodologia adotada para este estudo foi de caráter qualitativo, sendo que foi utilizada, mais precisamente, a metodologia de investigação-ação. Para esse efeito, foi necessário recorrer a instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como a observação participante, registos audiovisuais, conversas informais, notas de campo e entrevistas. Posteriormente, os dados recolhidos foram interpretados e analisados, de modo a encontrar respostas para as questões de investigação colocadas. Os resultados deste estudo indicam que, quando são ouvidas e os adultos têm em conta aquilo que dizem, que pensam e o modo como fazem, as crianças estão mais predispostas para aprender com o adulto e com os próprios colegas. Com as atividades realizadas, foi sempre privilegiada a voz e a vez das crianças em tudo aquilo que eram as suas motivações e predisposições.The following report is entitled The voice and turn of children in the promotion of a quality educational environment in kindergarten and it was carried out in a private institution, in the pre-school area, in the municipality of Faro, within the framework of Practice of Supervised Teaching II, from the Masters in Pre-School Education, from the School of Education and Communication, from the University of Algarve. In this study, participated a group of twenty-three children and the main objective was to address the importance of giving children a voice and a turn in their learning process. As soon as they are born, “children have enormous potential for energy, a natural curiosity to understand and make sense of the world around them, being competent in relationships and interactions with others and open to what is new and different” (Lopes da Silva et al., 2016, p. 9). Recognizing the child as a subject and agent of the educational process means valuing their experiences, their knowledge, and their skills, in order to develop their full potential. The methodology adopted for this study was of a qualitative nature, and, to be more precise, it was used the research-action methodology. For this purpose, it was necessary to use instruments and data collection techniques, such as participant observation, audiovisual recordings, informal conversations, field notes and interviews. After that, these data were interpreted and analyzed, to respond to the problem. The results of this study indicate that when children are listened to and we hear what they have to say, they are more predisposed to learn from adults and from their peers. With the activities carried out, the children's voice and turn were always privileged in all their motivations and predispositions.Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioLudovico, Olga Maria Teixeira AmaralSapientiaBorlinha, Ana Sofia Martins2023-04-12T18:20:57Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19444TID:203202635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:55Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:05.307507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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