O "Clima" educativo no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Brenda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17624
Resumo: Este estudo analisou a atuação dos adultos no âmbito das relações interpessoais, nomeadamente, entre si no contexto de jardim-de-infância, evidenciando a relevância que o clima exerce na vida organizacional, de forma a contribuir para o seu conhecimento e permitir atuar sobre o mesmo. Inevitavelmente, a relação com o outro está presente desde que somos gerados e ao longo de toda a nossa vida, assim sendo, é importante que os relacionamentos sejam harmoniosos, contributivos, espontâneos, geradores de satisfação e progressos em qualquer contexto, neste caso, em específico na instituição escolar e na relação adulto-adulto que por sua vez tem influência na relação adulto-criança. Segundo Fernando Nogueira Dias, “ [pode depreender-se a importância da relação como meio fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do aluno e do professor, o que nos conduz à afirmação de que a pessoa constróise na relação com os outros e com os outros se desenvolve e faz desenvolver.” ((n.d.), 2015) Neste sentido este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento e apoiar a sensibilização para a importância das relações interpessoais, nomeadamente entre adultos, nas instituições educativas, evidenciando tópicos importantes a ter em consideração no sentido de encontrar estratégias que visem proporcionar um retorno a um clima facilitador e motivador para todos os envolvidos.No que se refere à metodologia, a utilizada neste estudo foi investigação qualitativa. Esta caracteriza-se pela forma interativa como se desenvolve de maneira a ser orientada e promovida por todos os agentes envolvidos, com a intenção de melhorar a sua prática. Este estudo teve como instrumentos de recolha de dados, registos e memórias das práticas observadas na instituição e das práticas realizadas e/ou utilizadas no estágio por mim. Este estudo permitiu concluir que as relações interpessoais entre todos os membros de uma instituição devem, sem dúvida ser valorizadas e que têm influência a nível organizacional.
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