O papel da avaliação formativa para a prática da diferenciação pedagógica : aplicação numa turma do 11º ano de Economia A
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47912 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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O papel da avaliação formativa para a prática da diferenciação pedagógica : aplicação numa turma do 11º ano de Economia AAvaliação formativaDiferenciação pedagógicaFeedbackTecnologias da informação e da comunicaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O relatório em apreço tem como finalidade relatar a prática da Diferenciação Pedagógica em sala de aula, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, aplicado numa turma do 11.º ano de Economia A. Foi utilizada uma metodologia qualitativa através de um estudo de caso exploratório numa perspetiva investigação-ação. Foi apoiada numa revisão da literatura, observação participante e de análise documental. Este trabalho, utiliza um paradigma científico a partir de uma abordagem realismo científico (Popper, 1962). Como pergunta de partida, surge a seguinte questão: Qual o contributo da avaliação formativa através das TIC para a prática da diferenciação pedagógica, aplicado numa turma do 11º ano de Economia A? De forma a responder a esta pergunta inicial, recorreu-se a questões-aula e reteste, como avaliação formativa através das TIC. As questões de aula tinham como objetivo verificar a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos lecionados, e o reteste visava analisar a progressão da turma em termos das aprendizagens adquiridas, após feedback por parte do docente. Este processo realizou-se em quatro etapas: lecionar novos conteúdos; realização das questões-aula através das TIC; revisões dos conteúdos menos apreendidos e, por último, a realização do reteste. Os resultados desta investigação demonstram que a avaliação formativa, tendo como ferramentas as questões-aula e o reteste, aplicados através das TIC, contribuíram para a prática da diferenciação pedagógica em sala de aula. O feedback confidencial e as TIC evidenciaram-se como impulsionadores do envolvimento da esmagadora maioria dos alunos no seu sucesso educativo. Não sendo possível qualquer tipo de gravação das aulas, o diário de campo e a análise documental dos vários momentos de avaliação formativa, optou-se por recolher a informação de forma reflexiva. Recorreu-se a esta estratégia durante um período e no final do mesmo realizou-se uma avaliação sumativa, para perceber se, de facto, o processo de ensino-aprendizagem dos alunos se tinha perpetuado no tempo e se estes tinham adquirido um efetivo conhecimento dos conteúdos.This report aims to report on the practice of Pedagogical Differentiation in the classroom, using Information and Communication Technologies, applied in a class of the 11th year of Economics A. A qualitative methodology was used through an exploratory case study from an action-research perspective. It was supported by a literature review, participant observation and documentary analysis. This work uses a scientific paradigm from a scientific realism approach (Popper, 1962). As a starting question, the following question arises: What is the contribution of formative evaluation through ICT to the practice of pedagogical differentiation, applied in a class of the 11th year of Economics A? In order to answer this initial question, we used class questions and retest as formative evaluation through ICTs. The class questions aimed to verify the appropriation by the students of the contents taught, and the retest aimed to analyze the class's progression in terms of the learning acquired, after feedback from the teacher. This process was carried out in four stages: teaching new contents; carrying out the classroom questions through ICT; revising the contents less learned and, finally, carrying out the retest. The results of this research show that the formative evaluation, having as tools the classroom questions and the retest, applied through ICT, contributed to the practice of pedagogical differentiation in the classroom. Confidential feedback and ICTs have proved to be drivers of the involvement of the overwhelming majority of students in their educational success. Since it was not possible to record the lessons, the field diary and the documentary analysis of the various moments of formative evaluation, it was decided to collect the information in a reflexive way. This strategy was used during a period and at the end of it a summative evaluation was carried out in order to understand if, in fact, the teaching-learning process of the students had perpetuated in time and if they had acquired an effective knowledge of the contents.Mucharreira, Pedro RibeiroRepositório da Universidade de LisboaSantos, José Luís Mendes dos2021-05-17T10:49:17Z20212020-12-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:50.510096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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