Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Antónia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Célia, Santos, Filipe, Ferreira, Guilherme, Filipe Rodrigues, Luís, Catarino, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1638
Resumo: Este artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.
id RCAP_8ff4a36cc5e80262b192a5edc4128d57
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criançaRelação escola-famíliaEscola inclusivaIntervenção precoce na infância (IPI)Este artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.Instituto Politécnico de LeiriaIC-OnlineBarreto, AntóniaSousa, CéliaSantos, FilipeFerreira, GuilhermeFilipe Rodrigues, LuísCatarino, Margarida2016-03-16T14:57:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1638por978-989-8797-07-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:21Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:11.754618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
title Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
spellingShingle Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
Barreto, Antónia
Relação escola-família
Escola inclusiva
Intervenção precoce na infância (IPI)
title_short Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
title_full Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
title_fullStr Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
title_sort Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança
author Barreto, Antónia
author_facet Barreto, Antónia
Sousa, Célia
Santos, Filipe
Ferreira, Guilherme
Filipe Rodrigues, Luís
Catarino, Margarida
author_role author
author2 Sousa, Célia
Santos, Filipe
Ferreira, Guilherme
Filipe Rodrigues, Luís
Catarino, Margarida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Antónia
Sousa, Célia
Santos, Filipe
Ferreira, Guilherme
Filipe Rodrigues, Luís
Catarino, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Escola inclusiva
Intervenção precoce na infância (IPI)
topic Relação escola-família
Escola inclusiva
Intervenção precoce na infância (IPI)
description Este artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Os resultados parecem apontar para algumas dimensões que necessitam de ser mais trabalhadas pelos técnicos de IPI e auxiliar que famílias e educadores possam articular os seus papéis para ser complementados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-16T14:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1638
url http://hdl.handle.net/10400.8/1638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8797-07-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957753720832