Interpretação de conferência e estética do performativo: interseccções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lisete Maria Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25955
Resumo: Estará a actividade de Interpretação de Conferência dotada de um carácter performativo? Esta foi a pergunta de partida da presente dissertação, resultante da experiência de formação e do confronto com uma escassez de meios conceptuais para elencar os elementos determinantes de um desempenho eficaz. Em contrapartida, os formandos experienciam uma abordagem do género tentativa-­‐erro, ao longo da qual lhes são claramente assinalados os desempenhos mais bem sucedidos, que servirão depois como modelo prático para os desempenhos futuros. Perante aquilo que na altura foi percebido como uma insuficiência, interrogámo-­‐nos sobre o potencial da estética do performativo e dos seus conceitos para ampliar a paleta conceptual ao nosso dispor para uma tal reflexão. Analisaremos três conceitos-­‐chave da estética do performativo: liminaridade, autopoiesis e poder transformativo. Começaremos por um enquadramento teórico quer dos Estudos de Interpretação quer da estética do performativo. Os capítulos subsequentes irão analisar cada um dos três conceitos-­‐chave e procurar retirar conclusões acerca das intersecções entre as duas actividades. Deste modo, procuraremos reunir elementos para responder à pergunta de partida e contribuir para a reflexão acerca da Interpretação de Conferência.
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