A publicidade nas redes sociais da internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1297 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objectivo estudar e compreender de que forma as redes sociais permitem a uma marca ou produto criar notoriedade junto do público. A dissertação é constituída por duas partes. Na primeira parte faz-se um enquadramento teórico onde se caracteriza a publicidade, explicando as fases da evolução da mesma e, ainda, a forma como se criam e se tornam eficazes as estratégias publicitárias, a fim de que os objectivos sejam concretizados. Analisa-se, em seguida, o modo como a nova estratégia de publicidade mobiliza as novas tecnologias, as novas empresas e o novo público que caracterizam a “galáxia Internet” (Castells). Esta fez emergir uma informação global, com um nível de proximidade elevado e com acesso imediato, assente numa comunicação interactiva, que visa simultaneamente a interacção e entretenimento, através da nova Web 2.0 e das redes sociais da Internet. Estas ferramentas, em conjunto com as estratégias de comunicação publicitárias típicas, nomeadamente a atractividade, visibilidade e inovação, criam novos mecanismos de difusão e captação de públicos, incrementando a notoriedade. Para estudar, de forma concreta, a forma como os utilizadores se situam perante o uso publicitário destas novas ferramentas, a dissertação inclui, na sua segunda parte, um estudo empírico sobre a publicidade nas redes sociais da Internet, centrado no Facebook. |
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A publicidade nas redes sociais da internetPublicidade - InternetPublicidade - Redes sociaisPublicidade - FacebookWeb 2.0Esta dissertação tem como objectivo estudar e compreender de que forma as redes sociais permitem a uma marca ou produto criar notoriedade junto do público. A dissertação é constituída por duas partes. Na primeira parte faz-se um enquadramento teórico onde se caracteriza a publicidade, explicando as fases da evolução da mesma e, ainda, a forma como se criam e se tornam eficazes as estratégias publicitárias, a fim de que os objectivos sejam concretizados. Analisa-se, em seguida, o modo como a nova estratégia de publicidade mobiliza as novas tecnologias, as novas empresas e o novo público que caracterizam a “galáxia Internet” (Castells). Esta fez emergir uma informação global, com um nível de proximidade elevado e com acesso imediato, assente numa comunicação interactiva, que visa simultaneamente a interacção e entretenimento, através da nova Web 2.0 e das redes sociais da Internet. Estas ferramentas, em conjunto com as estratégias de comunicação publicitárias típicas, nomeadamente a atractividade, visibilidade e inovação, criam novos mecanismos de difusão e captação de públicos, incrementando a notoriedade. Para estudar, de forma concreta, a forma como os utilizadores se situam perante o uso publicitário destas novas ferramentas, a dissertação inclui, na sua segunda parte, um estudo empírico sobre a publicidade nas redes sociais da Internet, centrado no Facebook.This dissertation aims to study and understand how social networks allow creating a brand or product awareness among the public. The dissertation consists of two parts. In the first part we present the theoretical framework. We begin by characterizing advertising, explaining the stages of evolution of the same and also how to create effective advertising strategies, so that the objectives are met. It is also analyzed how the new advertising strategy mobilizes new technologies, new businesses and new audience featuring “Internet galaxy” (Castells). This has produced global information, with a high level of proximity and immediate access, based on interactivity, and which serves as both entertainment and interaction, through the new Web 2.0 and social networks. These tools, together with the typical advertising communication strategies, including the attractiveness, visibility and innovation, create new mechanisms for public dissemination and uptake, increasing notoriety. To study in a concrete manner what consumers think and feel about the use of these new advertising tools, the dissertation includes, in its second part, an empirical study of advertising on social networks, focusing on Facebook.Universidade da Beira InteriorSerra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumVieira, Marta Sofia Águas Serra dos Ramos2013-07-30T09:22:03Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.254740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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