A publicidade nas redes sociais da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marta Sofia Águas Serra dos Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1297
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo estudar e compreender de que forma as redes sociais permitem a uma marca ou produto criar notoriedade junto do público. A dissertação é constituída por duas partes. Na primeira parte faz-se um enquadramento teórico onde se caracteriza a publicidade, explicando as fases da evolução da mesma e, ainda, a forma como se criam e se tornam eficazes as estratégias publicitárias, a fim de que os objectivos sejam concretizados. Analisa-se, em seguida, o modo como a nova estratégia de publicidade mobiliza as novas tecnologias, as novas empresas e o novo público que caracterizam a “galáxia Internet” (Castells). Esta fez emergir uma informação global, com um nível de proximidade elevado e com acesso imediato, assente numa comunicação interactiva, que visa simultaneamente a interacção e entretenimento, através da nova Web 2.0 e das redes sociais da Internet. Estas ferramentas, em conjunto com as estratégias de comunicação publicitárias típicas, nomeadamente a atractividade, visibilidade e inovação, criam novos mecanismos de difusão e captação de públicos, incrementando a notoriedade. Para estudar, de forma concreta, a forma como os utilizadores se situam perante o uso publicitário destas novas ferramentas, a dissertação inclui, na sua segunda parte, um estudo empírico sobre a publicidade nas redes sociais da Internet, centrado no Facebook.
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