Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kailing, Pan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61964
Resumo: O presente trabalho tem como foco a educação bilingue presente em Angola, que está a atravessar um importante momento de mudança, uma vez que nos últimos anos o país passou por uma grande reforma do seu sistema educacional, procurando consolidar a concretização de diferentes princípios, sobretudo, a integridade, a obrigatoriedade, a democratização, a laicidade e a gratuitidade. Na sociedade de hoje, sob a égide da globalização, as trocas económicas e culturais entre os países estão mais desenvolvidas e são usuais, pelo que existe a necessidade urgente de aprender línguas estrangeiras. Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvida uma nova forma de educação através da educação bilingue, como forma de promover a implementação desta política, a educação bilingue tornou-se um tópico de pesquisa mundial e académico, tendo sido realizadas várias pesquisas e discussões relacionadas com o tema em vários países. Como aprendiz de português, tenho interesse na educação bilingue da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou seja, a educação bilingue em países que têm o português como língua materna e como língua não materna. Tendo em conta a minha experiência profissional em Angola de cinco anos, decidi analisar o desenvolvimento da educação bilingue, considerando Angola como um exemplo de país da costa ocidental africana. Com este trabalho espero reter referências para futuras pesquisas no campo da educação bilingue noutros países de língua portuguesa. O trabalho aqui apresentado analisa e resume a literatura relacionada com o tema, no entanto, baseia-se no contexto histórico único de Angola, com políticas linguísticas em diferentes períodos históricos e com reformas educativas na era pós-colonial, que se articularam com o desenvolvimento das línguas nacionais. Pretendo explorar a forma como a educação bilingue de Angola tem vindo a ser conduzida e qual o seu impacto na educação, política e linguagem de um país multilingue e multicultural.
id RCAP_901804af0bdcfc7174341fb447a61d3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um breve estudo da educação bilingue : o caso de AngolaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO presente trabalho tem como foco a educação bilingue presente em Angola, que está a atravessar um importante momento de mudança, uma vez que nos últimos anos o país passou por uma grande reforma do seu sistema educacional, procurando consolidar a concretização de diferentes princípios, sobretudo, a integridade, a obrigatoriedade, a democratização, a laicidade e a gratuitidade. Na sociedade de hoje, sob a égide da globalização, as trocas económicas e culturais entre os países estão mais desenvolvidas e são usuais, pelo que existe a necessidade urgente de aprender línguas estrangeiras. Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvida uma nova forma de educação através da educação bilingue, como forma de promover a implementação desta política, a educação bilingue tornou-se um tópico de pesquisa mundial e académico, tendo sido realizadas várias pesquisas e discussões relacionadas com o tema em vários países. Como aprendiz de português, tenho interesse na educação bilingue da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou seja, a educação bilingue em países que têm o português como língua materna e como língua não materna. Tendo em conta a minha experiência profissional em Angola de cinco anos, decidi analisar o desenvolvimento da educação bilingue, considerando Angola como um exemplo de país da costa ocidental africana. Com este trabalho espero reter referências para futuras pesquisas no campo da educação bilingue noutros países de língua portuguesa. O trabalho aqui apresentado analisa e resume a literatura relacionada com o tema, no entanto, baseia-se no contexto histórico único de Angola, com políticas linguísticas em diferentes períodos históricos e com reformas educativas na era pós-colonial, que se articularam com o desenvolvimento das línguas nacionais. Pretendo explorar a forma como a educação bilingue de Angola tem vindo a ser conduzida e qual o seu impacto na educação, política e linguagem de um país multilingue e multicultural.This work mainly focuses on bilingual education in Angola, which is going through an important moment of change, since, in recent years, the country has undergone a major reform of its educational system. With this reform, it sought to join the execution of different principles like, integrity, compulsion, democratization, secularism and gratuitousness. Nowadays, under the wave of globalization, the economic and cultural exchanges between countries are more extensive and frequent, so the need to learn foreign languages or learn a second one has become urgent and important. At the same time, there has been a new form of education through bilingual education. To better promote the implementation of this education policy or language policy, bilingual education has become a topic of worldwide and academic research, with several countries conducting a series of research and related discussions. As an apprentice of Portuguese, I have a strong interest in bilingual education at the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP), that is, bilingual education in countries that have the Portuguese language as their mother tongue and as a non-mother tongue. Considering my experience of working in Angola for five years, I decided to analyze the development of bilingual education, considering Angola as an example of a country on the west coast of Africa. With this work, I hope to have some references for future research in the field of bilingual education in other Portuguese-speaking countries. This study analyzes and summarizes the literature related to the theme and analyzes the development of bilingual education in other countries. However, it is based on the unique historical context of Angola, with linguistic policies in different historical periods and educational reforms in the postcolonial era, which were articulated with the development of the national languages. I intend to explore how Angola's bilingual education has been conducted and its impact on a multilingual and multicultural country's education, politics and language.Gaspar, Catarina Isabel SousaRepositório da Universidade de LisboaKailing, Pan2024-01-19T13:38:09Z2023-12-192023-09-112023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61964TID:203460960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-22T01:23:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:27.045974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
title Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
spellingShingle Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
Kailing, Pan
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
title_full Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
title_fullStr Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
title_full_unstemmed Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
title_sort Um breve estudo da educação bilingue : o caso de Angola
author Kailing, Pan
author_facet Kailing, Pan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Catarina Isabel Sousa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kailing, Pan
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description O presente trabalho tem como foco a educação bilingue presente em Angola, que está a atravessar um importante momento de mudança, uma vez que nos últimos anos o país passou por uma grande reforma do seu sistema educacional, procurando consolidar a concretização de diferentes princípios, sobretudo, a integridade, a obrigatoriedade, a democratização, a laicidade e a gratuitidade. Na sociedade de hoje, sob a égide da globalização, as trocas económicas e culturais entre os países estão mais desenvolvidas e são usuais, pelo que existe a necessidade urgente de aprender línguas estrangeiras. Ao mesmo tempo, tem sido desenvolvida uma nova forma de educação através da educação bilingue, como forma de promover a implementação desta política, a educação bilingue tornou-se um tópico de pesquisa mundial e académico, tendo sido realizadas várias pesquisas e discussões relacionadas com o tema em vários países. Como aprendiz de português, tenho interesse na educação bilingue da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou seja, a educação bilingue em países que têm o português como língua materna e como língua não materna. Tendo em conta a minha experiência profissional em Angola de cinco anos, decidi analisar o desenvolvimento da educação bilingue, considerando Angola como um exemplo de país da costa ocidental africana. Com este trabalho espero reter referências para futuras pesquisas no campo da educação bilingue noutros países de língua portuguesa. O trabalho aqui apresentado analisa e resume a literatura relacionada com o tema, no entanto, baseia-se no contexto histórico único de Angola, com políticas linguísticas em diferentes períodos históricos e com reformas educativas na era pós-colonial, que se articularam com o desenvolvimento das línguas nacionais. Pretendo explorar a forma como a educação bilingue de Angola tem vindo a ser conduzida e qual o seu impacto na educação, política e linguagem de um país multilingue e multicultural.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2023-09-11
2023-12-19T00:00:00Z
2024-01-19T13:38:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61964
TID:203460960
url http://hdl.handle.net/10451/61964
identifier_str_mv TID:203460960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137053371269120