“Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Joana Miguel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/vista.3000
Resumo: Pretende-se atentar às práticas artísticas contemporâneas que versam sobre a Guerra Colonial Portuguesa, tomando como caso de estudo um conjunto de obras do artista Sandro Ferreira (1975). Ferreira faz parte da segunda geração da Guerra Colonial: a dos filhos da Guerra, aquela que não a viveu diretamente e que Marianne Hirsch designou de “geração da pós-memória” (2012). Na demanda que urge, para recordar este episódio da nossa História coletiva e de compreender uma história que, com frequência, coabita, silenciosa, nas nossas casas, Sandro Ferreira resgata e expõe pequenas memórias, colecionando e apropriando-se, na sua prática criativa, de memorabilia de Guerra e, sobretudo, de arquivos privados como cartas ou fotografias pessoais. Deste modo, pretende-se, a partir do trabalho criativo de Sandro Ferreira, indagar sobre o modo como as artes visuais se podem tornar, contemporaneamente, ferramentas contra o silêncio ou o esquecimento.
id RCAP_901984312f6d5cc3849fc8532d5c40ca
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/3000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro FerreiraArtigosPretende-se atentar às práticas artísticas contemporâneas que versam sobre a Guerra Colonial Portuguesa, tomando como caso de estudo um conjunto de obras do artista Sandro Ferreira (1975). Ferreira faz parte da segunda geração da Guerra Colonial: a dos filhos da Guerra, aquela que não a viveu diretamente e que Marianne Hirsch designou de “geração da pós-memória” (2012). Na demanda que urge, para recordar este episódio da nossa História coletiva e de compreender uma história que, com frequência, coabita, silenciosa, nas nossas casas, Sandro Ferreira resgata e expõe pequenas memórias, colecionando e apropriando-se, na sua prática criativa, de memorabilia de Guerra e, sobretudo, de arquivos privados como cartas ou fotografias pessoais. Deste modo, pretende-se, a partir do trabalho criativo de Sandro Ferreira, indagar sobre o modo como as artes visuais se podem tornar, contemporaneamente, ferramentas contra o silêncio ou o esquecimento.This paper intends to look into a set of contemporary artistic practices which focus on the Portuguese Colonial War, taking as a case study the work of the artist Sandro Ferreira (1975). Ferreira belongs to the second generation of the Portuguese Colonial War, the one that has not experienced it directly and which Marianne Hirsch (2012) refers to as “the generation of postmemory”. In the urgency to remember this episode of our collective History and in order to understand a story that often coexists, silent, in our homes, Sandro Ferreira appropriates, in his creative practice, private archives such as letters, photographs or war memorabilia. Therefore, this paper, through the creative practice of Ferreira, intends to inquire into how the visual arts can become tools against silence or oblivion.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/vista.3000por2184-1284Almeida, Joana Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T15:55:45Zoai:journals.uminho.pt:article/3000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:56:38.807951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
title “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
spellingShingle “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
Almeida, Joana Miguel
Artigos
title_short “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
title_full “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
title_fullStr “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
title_full_unstemmed “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
title_sort “Uma História que se pode tocar”: apropriações artísticas da Guerra Colonial a partir de Sandro Ferreira
author Almeida, Joana Miguel
author_facet Almeida, Joana Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Joana Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Pretende-se atentar às práticas artísticas contemporâneas que versam sobre a Guerra Colonial Portuguesa, tomando como caso de estudo um conjunto de obras do artista Sandro Ferreira (1975). Ferreira faz parte da segunda geração da Guerra Colonial: a dos filhos da Guerra, aquela que não a viveu diretamente e que Marianne Hirsch designou de “geração da pós-memória” (2012). Na demanda que urge, para recordar este episódio da nossa História coletiva e de compreender uma história que, com frequência, coabita, silenciosa, nas nossas casas, Sandro Ferreira resgata e expõe pequenas memórias, colecionando e apropriando-se, na sua prática criativa, de memorabilia de Guerra e, sobretudo, de arquivos privados como cartas ou fotografias pessoais. Deste modo, pretende-se, a partir do trabalho criativo de Sandro Ferreira, indagar sobre o modo como as artes visuais se podem tornar, contemporaneamente, ferramentas contra o silêncio ou o esquecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/vista.3000
url https://doi.org/10.21814/vista.3000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-1284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130435026944000