Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrade, António Manuel Valente de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14578
Resumo: Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos. O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspetiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia. O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaramse mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.
id RCAP_901ad88612905614d517f982cd9bdb68
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básicoMatemáticaCarmateAprendizagemConstrutivismoAutonomiaEste artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos. O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspetiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia. O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaramse mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática EducativaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Maria José de Oliveira RodriguesAndrade, António Manuel Valente de2014-06-12T10:56:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14578engCARVALHO, Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António - Aprendizagem da geometria em blearning no ensino básico. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 5 N.º 1 (2012), p. 62-711646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:33.738380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
title Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
spellingShingle Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
Matemática
Carmate
Aprendizagem
Construtivismo
Autonomia
title_short Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
title_full Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
title_fullStr Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
title_full_unstemmed Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
title_sort Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico
author Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
author_facet Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
Andrade, António Manuel Valente de
author_role author
author2 Andrade, António Manuel Valente de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues
Andrade, António Manuel Valente de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Carmate
Aprendizagem
Construtivismo
Autonomia
topic Matemática
Carmate
Aprendizagem
Construtivismo
Autonomia
description Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos. O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspetiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia. O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaramse mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-06-12T10:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/14578
url http://hdl.handle.net/10400.14/14578
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv CARVALHO, Maria José de Oliveira Rodrigues; ANDRADE, António - Aprendizagem da geometria em blearning no ensino básico. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X. Vol. 5 N.º 1 (2012), p. 62-71
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
publisher.none.fl_str_mv EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131792802840576