Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quiteque, Abilson Eduardo Brandão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18299
Resumo: O estudante é o principal motivo da existência de qualquer Instituição de Ensino, constituindo assim um dos seus principais pilares. O bom ou mau desempenho das Instituições de Ensino pode ser avaliado através do seu produto final, os estudantes. Assim, para se obter ótimos níveis de desempenho, é fundamental que as Instituições de Ensino possuam recursos humanos qualificados, bem como recursos materiais e financeiros suficientes que permitam atingir os principais desígnios. Neste contexto, para além da implementação de várias políticas e estratégias que permitam a atração de estudantes, também se torna importante, do mesmo modo, a criação de melhores condições de trabalho que proporcionem a permanência dos profissionais docentes e não docentes para que de alguma maneira possam contribuir de forma positiva para se alcançar a competitividade organizacional. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o grau de satisfação dos colaboradores do IMAWK e identificar o perfil dos colaboradores que estão globalmente satisfeitos com a Instituição e em simultâneo, analisar se as dimensões sociodemográficas, laborais, profissionais e de formação influenciam diretamente o grau de satisfação dos profissionais do IMAWK, assim como verificar se as estratégias ou estilos relacionados a gestão contribuem para a satisfação dos colaboradores e consequentemente contribuem para a melhoria da competitividade organizacional. Os resultados obtidos permitiram concluir que os profissionais se encontram globalmente satisfeitos, tendo em conta que todas as dimensões que permitem identificar a satisfação global dos funcionários do IMAWK foram avaliadas de forma positiva, com exceção da dimensão remuneração. Constatou-se também que o estilo de liderança é satisfatório para os profissionais docentes e não docentes, foi ainda possível analisar a influência das dimensões sociodemográficas, profissionais, de formação e laborais no grau de satisfação dos docentes e não docentes.
id RCAP_902dd6167a024e2799ec81ff5453e0f1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)Satisfação profissionalInstituição de ensinoDesempenho organizacionalIMAWKAngolaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO estudante é o principal motivo da existência de qualquer Instituição de Ensino, constituindo assim um dos seus principais pilares. O bom ou mau desempenho das Instituições de Ensino pode ser avaliado através do seu produto final, os estudantes. Assim, para se obter ótimos níveis de desempenho, é fundamental que as Instituições de Ensino possuam recursos humanos qualificados, bem como recursos materiais e financeiros suficientes que permitam atingir os principais desígnios. Neste contexto, para além da implementação de várias políticas e estratégias que permitam a atração de estudantes, também se torna importante, do mesmo modo, a criação de melhores condições de trabalho que proporcionem a permanência dos profissionais docentes e não docentes para que de alguma maneira possam contribuir de forma positiva para se alcançar a competitividade organizacional. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o grau de satisfação dos colaboradores do IMAWK e identificar o perfil dos colaboradores que estão globalmente satisfeitos com a Instituição e em simultâneo, analisar se as dimensões sociodemográficas, laborais, profissionais e de formação influenciam diretamente o grau de satisfação dos profissionais do IMAWK, assim como verificar se as estratégias ou estilos relacionados a gestão contribuem para a satisfação dos colaboradores e consequentemente contribuem para a melhoria da competitividade organizacional. Os resultados obtidos permitiram concluir que os profissionais se encontram globalmente satisfeitos, tendo em conta que todas as dimensões que permitem identificar a satisfação global dos funcionários do IMAWK foram avaliadas de forma positiva, com exceção da dimensão remuneração. Constatou-se também que o estilo de liderança é satisfatório para os profissionais docentes e não docentes, foi ainda possível analisar a influência das dimensões sociodemográficas, profissionais, de formação e laborais no grau de satisfação dos docentes e não docentes.The student is the main reason for the existence of any Teaching Institution, thus constituting one of the main pillars of this. The good or bad performance of the Institutions of Education can be evaluated through its final product, the students. Thus, in order to obtain optimal levels of performance, it is essential that the Institutions of Education have qualified human resources, as well as sufficient material and financial resources to achieve the main goals. In this context, in addition to the creation of various policies and strategies that in a way attract students, it is also important to create better working conditions that allow teachers and non-teaching professionals to stay in contribute positively to achieving competitiveness in the organizations and goals of any educational institution. The main objective of this study is to analyse the degree of satisfaction of IMAWK employees and to identify the profile of employees who are satisfied with the Institution and, at the same time, to analyse whether the sociodemographic, labour, professional and training dimensions directly influence the degree of satisfaction of the IMAWK professionals, as well as to verify if strategies or styles related to management contribute to employee satisfaction, and consequently, contribute to the improvement of organizational competitiveness. The results showed that the professionals are satisfied overall, considering that all the dimensions that allow the identification of the overall satisfaction of IMAWK employees have been evaluated in a positive way, except for the remuneration dimension. It was also found that the leadership style is satisfactory for the employees, since they responded positively to the form of leadership, it was also possible to analyse the influence of the sociodemographic, professional, training and labour dimensions on the degree of satisfaction of the teachers and not teachers.El estudiante es el principal motivo de la existencia de cualquier Institución de Enseñanza, constituyendo así uno de los principales pilares de ésta. El buen o mal desempeño de las Instituciones de Enseñanza puede ser evaluado a través de su producto final, los alumnos. Por lo tanto, para obtener óptimos niveles de desempeño, es fundamental que las Instituciones de Enseñanza tengan recursos humanos cualificados, así como recursos materiales y financieros suficientes que permitan alcanzar los principales designios. En este contexto, además de la creación de varias políticas y estrategias que de cierta manera atraen a los estudiantes, también se hace importante de la misma manera la creación de mejores condiciones de trabajo que proporciona la permanencia de los profesionales docentes y no docentes para que de alguna manera puedan contribuir de forma positiva para alcanzar la competitividad en las organizaciones y en los objetivos de cualquier institución de enseñanza. El presente estudio tiene como objetivo principal analizar el grado de satisfacción de los colaboradores del IMAWK e identificar el perfil de los colaboradores que están globalmente satisfechos con la Institución y al mismo tiempo analizar si las dimensiones sociodemográficas, laborales, profesionales y de formación influencian directamente el grado de satisfacción la satisfacción de los profesionales del IMAWK, así como verificar si las estrategias o estilos relacionados con la gestión contribuyen a la satisfacción de los colaboradores y consecuentemente contribuyen a la mejora de la competitividad organizacional. Los resultados obtenidos permitieron concluir que los profesionales se encuentran globalmente satisfechos, teniendo en cuenta que todas las dimensiones que permiten identificar la satisfacción global de los funcionarios del IMAWK se evaluaron de forma positiva, con la excepción de la dimensión de la remuneración. Se constató también que el estilo de liderazgo es satisfactorio para los funcionarios, ya que éste respondió positivamente a la forma de liderazgo, fue aún posible analizar la influencia de las dimensiones sociodemográficas, profesionales, de formación y laboras en el grado de satisfacción de los docentes y no profesores.Veloso, Cláudia M.Biblioteca Digital do IPBQuiteque, Abilson Eduardo Brandão2019-01-03T17:51:25Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18299TID:202129993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-23T01:20:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-23T01:20:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
title Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
spellingShingle Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
Quiteque, Abilson Eduardo Brandão
Satisfação profissional
Instituição de ensino
Desempenho organizacional
IMAWK
Angola
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
title_full Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
title_fullStr Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
title_full_unstemmed Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
title_sort Satisfação dos colaboradores do Instituto Médio Agrário do Waco-Kungo (Angola)
author Quiteque, Abilson Eduardo Brandão
author_facet Quiteque, Abilson Eduardo Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veloso, Cláudia M.
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Quiteque, Abilson Eduardo Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação profissional
Instituição de ensino
Desempenho organizacional
IMAWK
Angola
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Satisfação profissional
Instituição de ensino
Desempenho organizacional
IMAWK
Angola
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O estudante é o principal motivo da existência de qualquer Instituição de Ensino, constituindo assim um dos seus principais pilares. O bom ou mau desempenho das Instituições de Ensino pode ser avaliado através do seu produto final, os estudantes. Assim, para se obter ótimos níveis de desempenho, é fundamental que as Instituições de Ensino possuam recursos humanos qualificados, bem como recursos materiais e financeiros suficientes que permitam atingir os principais desígnios. Neste contexto, para além da implementação de várias políticas e estratégias que permitam a atração de estudantes, também se torna importante, do mesmo modo, a criação de melhores condições de trabalho que proporcionem a permanência dos profissionais docentes e não docentes para que de alguma maneira possam contribuir de forma positiva para se alcançar a competitividade organizacional. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o grau de satisfação dos colaboradores do IMAWK e identificar o perfil dos colaboradores que estão globalmente satisfeitos com a Instituição e em simultâneo, analisar se as dimensões sociodemográficas, laborais, profissionais e de formação influenciam diretamente o grau de satisfação dos profissionais do IMAWK, assim como verificar se as estratégias ou estilos relacionados a gestão contribuem para a satisfação dos colaboradores e consequentemente contribuem para a melhoria da competitividade organizacional. Os resultados obtidos permitiram concluir que os profissionais se encontram globalmente satisfeitos, tendo em conta que todas as dimensões que permitem identificar a satisfação global dos funcionários do IMAWK foram avaliadas de forma positiva, com exceção da dimensão remuneração. Constatou-se também que o estilo de liderança é satisfatório para os profissionais docentes e não docentes, foi ainda possível analisar a influência das dimensões sociodemográficas, profissionais, de formação e laborais no grau de satisfação dos docentes e não docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-03T17:51:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18299
TID:202129993
url http://hdl.handle.net/10198/18299
identifier_str_mv TID:202129993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543035522646016