O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caniceiro, Maria Goreti Fernandes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3358
Resumo: Nos últimos anos têm sido frequentes as notícias sobre o fraco desempenho dos alunos portugueses, desde o 1º ciclo, na disciplina de matemática, identificado nos exames e referenciado em estudos internacionais. É neste sentido que se tende a alterar o ensino/aprendizagem de hoje, utilizando novas ferramentas e metodologia. Destas, a utilização das TIC em contexto escolar tem-se revelado de importância fundamental na aprendizagem e autoformação - vias importantes da emancipação humana. Na sociedade tecnológica dos dias de hoje é essencial que o cidadão tenha competências científicas. Mais do que no passado, o exercício da cidadania requer educação, participação cívica e política e níveis mínimos de recursos e de protecção social. Assim a educação, também na área da matemática, é um imperativo da própria cidadania. E é esta exigência de cidadania que conduz à prioridade da intervenção na melhoria da qualidade na educação tanto a que decorre em ambientes formais como aquela que tem lugar em ambientes não formais como os Centros Ciência Viva. A investigação indica que uma utilização pedagógica eficaz das TIC no ensino/aprendizagem articula formas de interacção significativa com o objecto de estudo com os suportes apropriados da informação disponível. Deste modo estimula-se a capacidade de pensar, de aprender a pensar e de pensar sobre o modo como se aprende. ABSTRACT: In recent years the news have been frequent about the weak performance of the Portuguese pupils, since 1º cycle, in mathematics. This is identified in the examinations and referenced in international studies. It is in this direction that it is intended to modify the education/learning of today, using new tools and methodology. Of these, the use of the CIT in pertaining to school context has been shown to be very important in learning and self learning – Two important paths for the emancipation of the human being. In the technological society of the present it is essential that the citizen has scientific abilities. More than in the past, the exercise of the citizenship requires, education, civic participation, politics and minimum levels of resources and social protection. Thus the education in the area of the mathematics is an imperative for a proper citizenship. It is this requirement for a better citizenship that leads to the priority of an intervention for the improvement of the quality in education, either in formal environments or un-formal environments such has the Science Museums. The inquiry indicates that an efficient pedagogical use of the TIC in education/learning combines forms of significant interaction with the object of study and with the appropriate supports of the available information. In this way it is stimulated the capacity to think, to learn to think and to think about the way we learn.
id RCAP_90356ae2c8dfb1193debe039762b68b3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científicaEnsino da matemáticaEnsino da matemáticaEnsino assistido por computadorTecnologias da informação e comunicaçãoProjectos educativosNos últimos anos têm sido frequentes as notícias sobre o fraco desempenho dos alunos portugueses, desde o 1º ciclo, na disciplina de matemática, identificado nos exames e referenciado em estudos internacionais. É neste sentido que se tende a alterar o ensino/aprendizagem de hoje, utilizando novas ferramentas e metodologia. Destas, a utilização das TIC em contexto escolar tem-se revelado de importância fundamental na aprendizagem e autoformação - vias importantes da emancipação humana. Na sociedade tecnológica dos dias de hoje é essencial que o cidadão tenha competências científicas. Mais do que no passado, o exercício da cidadania requer educação, participação cívica e política e níveis mínimos de recursos e de protecção social. Assim a educação, também na área da matemática, é um imperativo da própria cidadania. E é esta exigência de cidadania que conduz à prioridade da intervenção na melhoria da qualidade na educação tanto a que decorre em ambientes formais como aquela que tem lugar em ambientes não formais como os Centros Ciência Viva. A investigação indica que uma utilização pedagógica eficaz das TIC no ensino/aprendizagem articula formas de interacção significativa com o objecto de estudo com os suportes apropriados da informação disponível. Deste modo estimula-se a capacidade de pensar, de aprender a pensar e de pensar sobre o modo como se aprende. ABSTRACT: In recent years the news have been frequent about the weak performance of the Portuguese pupils, since 1º cycle, in mathematics. This is identified in the examinations and referenced in international studies. It is in this direction that it is intended to modify the education/learning of today, using new tools and methodology. Of these, the use of the CIT in pertaining to school context has been shown to be very important in learning and self learning – Two important paths for the emancipation of the human being. In the technological society of the present it is essential that the citizen has scientific abilities. More than in the past, the exercise of the citizenship requires, education, civic participation, politics and minimum levels of resources and social protection. Thus the education in the area of the mathematics is an imperative for a proper citizenship. It is this requirement for a better citizenship that leads to the priority of an intervention for the improvement of the quality in education, either in formal environments or un-formal environments such has the Science Museums. The inquiry indicates that an efficient pedagogical use of the TIC in education/learning combines forms of significant interaction with the object of study and with the appropriate supports of the available information. In this way it is stimulated the capacity to think, to learn to think and to think about the way we learn.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:36:51Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3358porCaniceiro, Maria Goreti Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:36Zoai:ria.ua.pt:10773/3358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:35.811016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
title O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
spellingShingle O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
Caniceiro, Maria Goreti Fernandes
Ensino da matemática
Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologias da informação e comunicação
Projectos educativos
title_short O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
title_full O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
title_fullStr O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
title_full_unstemmed O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
title_sort O PmatE : uma ferramenta para a promoção da cultura científica
author Caniceiro, Maria Goreti Fernandes
author_facet Caniceiro, Maria Goreti Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caniceiro, Maria Goreti Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologias da informação e comunicação
Projectos educativos
topic Ensino da matemática
Ensino da matemática
Ensino assistido por computador
Tecnologias da informação e comunicação
Projectos educativos
description Nos últimos anos têm sido frequentes as notícias sobre o fraco desempenho dos alunos portugueses, desde o 1º ciclo, na disciplina de matemática, identificado nos exames e referenciado em estudos internacionais. É neste sentido que se tende a alterar o ensino/aprendizagem de hoje, utilizando novas ferramentas e metodologia. Destas, a utilização das TIC em contexto escolar tem-se revelado de importância fundamental na aprendizagem e autoformação - vias importantes da emancipação humana. Na sociedade tecnológica dos dias de hoje é essencial que o cidadão tenha competências científicas. Mais do que no passado, o exercício da cidadania requer educação, participação cívica e política e níveis mínimos de recursos e de protecção social. Assim a educação, também na área da matemática, é um imperativo da própria cidadania. E é esta exigência de cidadania que conduz à prioridade da intervenção na melhoria da qualidade na educação tanto a que decorre em ambientes formais como aquela que tem lugar em ambientes não formais como os Centros Ciência Viva. A investigação indica que uma utilização pedagógica eficaz das TIC no ensino/aprendizagem articula formas de interacção significativa com o objecto de estudo com os suportes apropriados da informação disponível. Deste modo estimula-se a capacidade de pensar, de aprender a pensar e de pensar sobre o modo como se aprende. ABSTRACT: In recent years the news have been frequent about the weak performance of the Portuguese pupils, since 1º cycle, in mathematics. This is identified in the examinations and referenced in international studies. It is in this direction that it is intended to modify the education/learning of today, using new tools and methodology. Of these, the use of the CIT in pertaining to school context has been shown to be very important in learning and self learning – Two important paths for the emancipation of the human being. In the technological society of the present it is essential that the citizen has scientific abilities. More than in the past, the exercise of the citizenship requires, education, civic participation, politics and minimum levels of resources and social protection. Thus the education in the area of the mathematics is an imperative for a proper citizenship. It is this requirement for a better citizenship that leads to the priority of an intervention for the improvement of the quality in education, either in formal environments or un-formal environments such has the Science Museums. The inquiry indicates that an efficient pedagogical use of the TIC in education/learning combines forms of significant interaction with the object of study and with the appropriate supports of the available information. In this way it is stimulated the capacity to think, to learn to think and to think about the way we learn.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T14:36:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3358
url http://hdl.handle.net/10773/3358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137464512675840