A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/609 |
Resumo: | Através deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática. |
id |
RCAP_9054a31472464f6ddeb9d505fa47d0c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básicoJogos no ensino da matemáticaMaterial didáticoEnsino da matemáticaPrática pedagógicaAtravés deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.2013-11-22T14:40:30Z2013-11-22T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/609porMalveiro, Dinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:23Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:20.113189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico Malveiro, Dina Jogos no ensino da matemática Material didático Ensino da matemática Prática pedagógica |
title_short |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Malveiro, Dina |
author_facet |
Malveiro, Dina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malveiro, Dina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos no ensino da matemática Material didático Ensino da matemática Prática pedagógica |
topic |
Jogos no ensino da matemática Material didático Ensino da matemática Prática pedagógica |
description |
Através deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-22T14:40:30Z 2013-11-22T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/609 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129857203896320 |