A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malveiro, Dina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/609
Resumo: Através deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática.
id RCAP_9054a31472464f6ddeb9d505fa47d0c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básicoJogos no ensino da matemáticaMaterial didáticoEnsino da matemáticaPrática pedagógicaAtravés deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.2013-11-22T14:40:30Z2013-11-22T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/609porMalveiro, Dinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:23Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:20.113189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
Malveiro, Dina
Jogos no ensino da matemática
Material didático
Ensino da matemática
Prática pedagógica
title_short A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
author Malveiro, Dina
author_facet Malveiro, Dina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malveiro, Dina
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos no ensino da matemática
Material didático
Ensino da matemática
Prática pedagógica
topic Jogos no ensino da matemática
Material didático
Ensino da matemática
Prática pedagógica
description Através deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-22T14:40:30Z
2013-11-22T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/609
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129857203896320