Utilização de jogos no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Nádia Rosele
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36504
Resumo: O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala.
id UFRGS-2_69c9c4eb1f213e3222bc91a61346be97
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36504
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Nádia RoseleMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-01-18T01:20:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/36504000818127O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala.application/pdfporJogos pedagógicosMatemáticaEnsinoComputador na educaçãoUtilização de jogos no ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818127.pdf.txt000818127.pdf.txtExtracted Texttext/plain40587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/2/000818127.pdf.txt6406e68588c40ff4d1ba84d2eb6fd740MD52ORIGINAL000818127.pdf000818127.pdfTexto completoapplication/pdf267032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/1/000818127.pdf1d4cbd887a8d84e28adf8ea346f25a36MD51THUMBNAIL000818127.pdf.jpg000818127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/3/000818127.pdf.jpg7db88b860453cf4ca0c2d5e6f361f717MD5310183/365042018-10-08 08:03:52.594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:03:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de jogos no ensino de matemática
title Utilização de jogos no ensino de matemática
spellingShingle Utilização de jogos no ensino de matemática
Becker, Nádia Rosele
Jogos pedagógicos
Matemática
Ensino
Computador na educação
title_short Utilização de jogos no ensino de matemática
title_full Utilização de jogos no ensino de matemática
title_fullStr Utilização de jogos no ensino de matemática
title_full_unstemmed Utilização de jogos no ensino de matemática
title_sort Utilização de jogos no ensino de matemática
author Becker, Nádia Rosele
author_facet Becker, Nádia Rosele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Nádia Rosele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Matemática
Ensino
Computador na educação
topic Jogos pedagógicos
Matemática
Ensino
Computador na educação
description O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-18T01:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36504
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818127
url http://hdl.handle.net/10183/36504
identifier_str_mv 000818127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/2/000818127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/1/000818127.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/3/000818127.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6406e68588c40ff4d1ba84d2eb6fd740
1d4cbd887a8d84e28adf8ea346f25a36
7db88b860453cf4ca0c2d5e6f361f717
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420452204544