Utilização de jogos no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36504 |
Resumo: | O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala. |
id |
UFRGS-2_69c9c4eb1f213e3222bc91a61346be97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36504 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Nádia RoseleMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-01-18T01:20:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/36504000818127O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala.application/pdfporJogos pedagógicosMatemáticaEnsinoComputador na educaçãoUtilização de jogos no ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818127.pdf.txt000818127.pdf.txtExtracted Texttext/plain40587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/2/000818127.pdf.txt6406e68588c40ff4d1ba84d2eb6fd740MD52ORIGINAL000818127.pdf000818127.pdfTexto completoapplication/pdf267032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/1/000818127.pdf1d4cbd887a8d84e28adf8ea346f25a36MD51THUMBNAIL000818127.pdf.jpg000818127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/3/000818127.pdf.jpg7db88b860453cf4ca0c2d5e6f361f717MD5310183/365042018-10-08 08:03:52.594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36504Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:03:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
title |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
spellingShingle |
Utilização de jogos no ensino de matemática Becker, Nádia Rosele Jogos pedagógicos Matemática Ensino Computador na educação |
title_short |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
title_full |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
title_fullStr |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
title_sort |
Utilização de jogos no ensino de matemática |
author |
Becker, Nádia Rosele |
author_facet |
Becker, Nádia Rosele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Nádia Rosele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos pedagógicos Matemática Ensino Computador na educação |
topic |
Jogos pedagógicos Matemática Ensino Computador na educação |
description |
O presente trabalho surgiu de impressões do aprendizado na área da matemática. Realizei, durante o estágio, um trabalho com a utilização de jogos nas aulas, pois sempre tive a convicção de que as atividades lúdicas são bastante importantes para a aprendizagem. Busquei embasamento teórico em Fortuna, Freud, Piaget e em Vygotsky. A seguir, analisei a aprendizagem na matemática, ressaltando a importância das atividades lúdicas. Para isso, me embasei em Schneider, que alerta sobre o paradigma que se tornou a aprendizagem de matemática nas escolas. Finalmente, descrevo as atividades lúdicas que realizei durante a minha prática docente em uma turma de quarto ano da rede municipal de São Leopoldo, com o objetivo de trabalhar os conceitos matemáticos e lógicos adequados para a turma. Realizei várias atividades lúdicas, que classifico em três grupos: jogos de material concreto, jogos de lógica e jogos de informática. Chamo de jogos de material concreto aqueles em que os alunos utilizam material concreto na introdução de um conceito novo, ou na fixação de assuntos já vistos, para que eles compreendam melhor como se realiza o processo envolvido na operação. Jogos de lógica são aqueles que propõem desafios, envolvendo diferentes operações e situações, para que os alunos precisem usar sua criatividade e procurar alternativas. Jogos de informática são aqueles disponíveis em nosso Laboratório de Informática e que envolvem as operações já vistas, em atividades que estimulam a fixação ou desafios que incentivam o uso da imaginação na busca de sua resolução. Descrevo os jogos e cito comentários de alunos ou situações no desenvolvimento das atividades em sala. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-18T01:20:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36504 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818127 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36504 |
identifier_str_mv |
000818127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/2/000818127.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/1/000818127.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36504/3/000818127.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6406e68588c40ff4d1ba84d2eb6fd740 1d4cbd887a8d84e28adf8ea346f25a36 7db88b860453cf4ca0c2d5e6f361f717 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224420452204544 |