O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Odete de Fátima Coelho Filipe dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4662
Resumo: As necessidades de desenvolvimento cultural, social, educativo e de valores, exigem à Educação Pré-Escolar o dever de gerar processos que fomentem a motivação, a criatividade e a capacidade de integração de realidades com valores éticos, culturais e sociais diversos. Para o Estudo de Caso escolhemos o Jardim-de-Infância de Boticas porque reúne todas as características necessárias para a realização deste projecto de investigação. Abordamos a maneira como as crianças se aceitam ou se rejeitam, superam (ou não) as distâncias que social e moralmente as separam e de que modos interagem, cooperando no desenvolvimento de acções comuns, partilhando as suas culturas, a autonomia, a liberdade, a participação, a responsabilidade, a solidariedade, a justiça e a cidadania. O Contributo da Animação Sociocultural para a Construção de Valores na Educação Pré-Escolar implica uma análise sobre a interacção entre educação e comunidade. Sendo esta a base que fundamenta o desenvolvimento deste trabalho, procuramos saber como pode o Concelho de Boticas promover a escolha certa para a construção de valores, enquanto espaço educativo, cultural e social. Para esta missão contamos com o apoio das famílias, educadoras, animadoras e parcerias locais.
id RCAP_905e51d7e19e878d232bfd140e5c8846
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de BoticasCriançasComunidade educativaEducação pré-escolarFamíliaSociedadeCidadaniaValoresAnimação socioculturalAs necessidades de desenvolvimento cultural, social, educativo e de valores, exigem à Educação Pré-Escolar o dever de gerar processos que fomentem a motivação, a criatividade e a capacidade de integração de realidades com valores éticos, culturais e sociais diversos. Para o Estudo de Caso escolhemos o Jardim-de-Infância de Boticas porque reúne todas as características necessárias para a realização deste projecto de investigação. Abordamos a maneira como as crianças se aceitam ou se rejeitam, superam (ou não) as distâncias que social e moralmente as separam e de que modos interagem, cooperando no desenvolvimento de acções comuns, partilhando as suas culturas, a autonomia, a liberdade, a participação, a responsabilidade, a solidariedade, a justiça e a cidadania. O Contributo da Animação Sociocultural para a Construção de Valores na Educação Pré-Escolar implica uma análise sobre a interacção entre educação e comunidade. Sendo esta a base que fundamenta o desenvolvimento deste trabalho, procuramos saber como pode o Concelho de Boticas promover a escolha certa para a construção de valores, enquanto espaço educativo, cultural e social. Para esta missão contamos com o apoio das famílias, educadoras, animadoras e parcerias locais.The need to develop culturally, socially, educationally and values, demands of the preschool education the duty of creating processes that promote motivation, creativity and the capacity to integrate realities with several cultural and social values. For this case of study we picked the nursery school of Boticas because it gathers all the necessary characteristics for the execution of this investigation project. We have the intention to experience the way children accept or reject themselves, overcome (or not) the distances that social and morally separate them and the way they interact, cooperating in the development of common actions, sharing their cultures, autonomy, liberty, participation, responsibility, solidarity, justice and citizenship. The contribution of Socio-cultural Animation for the construction of values in preschool education implies an analysis about the interaction between education and community. Being this the ground question of this work, we will try to find how the municipality of Boticas can be faced as the right choice for the construction of values while educational, cultural and social space. To achieve this we count with the support of families, infant teachers, animators and local partnerships.2015-06-02T13:56:06Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4662porSantos, Odete de Fátima Coelho Filipe dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:55.413370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
title O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
spellingShingle O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
Santos, Odete de Fátima Coelho Filipe dos
Crianças
Comunidade educativa
Educação pré-escolar
Família
Sociedade
Cidadania
Valores
Animação sociocultural
title_short O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
title_full O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
title_fullStr O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
title_full_unstemmed O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
title_sort O contributo da animação sociocultural para a construção de valores na educação pré-escolar: estudo de caso no concelho de Boticas
author Santos, Odete de Fátima Coelho Filipe dos
author_facet Santos, Odete de Fátima Coelho Filipe dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Odete de Fátima Coelho Filipe dos
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Comunidade educativa
Educação pré-escolar
Família
Sociedade
Cidadania
Valores
Animação sociocultural
topic Crianças
Comunidade educativa
Educação pré-escolar
Família
Sociedade
Cidadania
Valores
Animação sociocultural
description As necessidades de desenvolvimento cultural, social, educativo e de valores, exigem à Educação Pré-Escolar o dever de gerar processos que fomentem a motivação, a criatividade e a capacidade de integração de realidades com valores éticos, culturais e sociais diversos. Para o Estudo de Caso escolhemos o Jardim-de-Infância de Boticas porque reúne todas as características necessárias para a realização deste projecto de investigação. Abordamos a maneira como as crianças se aceitam ou se rejeitam, superam (ou não) as distâncias que social e moralmente as separam e de que modos interagem, cooperando no desenvolvimento de acções comuns, partilhando as suas culturas, a autonomia, a liberdade, a participação, a responsabilidade, a solidariedade, a justiça e a cidadania. O Contributo da Animação Sociocultural para a Construção de Valores na Educação Pré-Escolar implica uma análise sobre a interacção entre educação e comunidade. Sendo esta a base que fundamenta o desenvolvimento deste trabalho, procuramos saber como pode o Concelho de Boticas promover a escolha certa para a construção de valores, enquanto espaço educativo, cultural e social. Para esta missão contamos com o apoio das famílias, educadoras, animadoras e parcerias locais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-02T13:56:06Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4662
url http://hdl.handle.net/10348/4662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137082177748992