Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Rodrigo Monteiro Lambelho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13222
Resumo: O paradigma de geração de energia elétrica tem vindo a evoluir para fontes sustentáveis e renováveis, mas esta mudança traz alguns desafios em termos de gestão e fiabilidade. Um dos problemas que atrasam o desenvolvimento destas tecnologias é a flutuação da disponibilidade dos recursos naturais utilizados (capítulo 1). Esta dissertação visa mostrar uma solução de armazenamento de energia alternativa, e/ou complementar a baterias eletroquímicas (capítulo 2), através de um volante de inércia (Flywheel Energy Storage System – FESS), focando-se na parametrização e no controlo do sistema. Os sistemas industriais já disponíveis no mercado têm elevada potência, e nos mais modernos o volante é levitado magneticamente, o que lhe confere um rendimento superior. Devido a constrangimentos na disponibilidade deste equipamento, não foi possível testar um volante de inércia de escala industrial, mas os resultados apresentados nesta dissertação podem ser extrapolados para sistemas maiores. Os FESS conferem uma estabilização a curto prazo da disponibilidade de eletricidade ao sistema de geração de energia, e dependendo da capacidade podem até fornecer energia enquanto há quebras mais longas na geração (como por exemplo, quando associado painéis fotovoltaicos, durante algum tempo depois do pôr do sol). A parte mais importante de um FESS, e ao mesmo tempo o elo mais fraco em relação aos parâmetros importantes como potência, rendimento e custo, é o acionamento do sistema (capítulo 3). Neste trabalho são apresentadas as máquinas elétricas possíveis de aplicar num sistema destes, das quais se escolheram duas para aprofundar e testar – a máquina DC (Direct Current) com escovas e a máquina PMSM (Permanent Magnet Synchronous Machine), sem escovas, de onda trapezoidal (também chamada máquina BLDC – Brushless Direct Current). Cada uma destas soluções de acionamento elétrico tem associado um tipo de conversor eletrónico adequado, que é a base para o controlo da máquina. Para as duas escolhas também foi estudado o seu conversor e o controlo necessários. Estas duas tecnologias foram testadas e parametrizadas de maneira a criar um modelo matemático que foi usado para prever o comportamento do volante de inércia em simulações no programa MATLAB-SIMULINK. Foram depois realizados ensaios experimentais para comprovar a viabilidade do controlo proposto nesta dissertação. Para aproximar ao máximo as simulações da realidade foi necessário encontrar parâmetros mecânicos e elétricos das máquinas usadas (incluindo volante), conversor, tipo de controlo, sistema de geração e consumo. Todos os testes práticos de parametrização e ensaios experimentais finais foram realizados no Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos | Guarda International Research Station on Renewable Energies (CISE | GIRS-RES) cujas instalações estão localizadas no Instituto Politécnico da Guarda (capítulo 4).
id RCAP_9060b2a7500e2abbd22080a2a60d580b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de EnergiaArmazenamento de EnergiaEnergias RenováveisMáquina ElétricaVolante de InérciaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia EletromecânicaO paradigma de geração de energia elétrica tem vindo a evoluir para fontes sustentáveis e renováveis, mas esta mudança traz alguns desafios em termos de gestão e fiabilidade. Um dos problemas que atrasam o desenvolvimento destas tecnologias é a flutuação da disponibilidade dos recursos naturais utilizados (capítulo 1). Esta dissertação visa mostrar uma solução de armazenamento de energia alternativa, e/ou complementar a baterias eletroquímicas (capítulo 2), através de um volante de inércia (Flywheel Energy Storage System – FESS), focando-se na parametrização e no controlo do sistema. Os sistemas industriais já disponíveis no mercado têm elevada potência, e nos mais modernos o volante é levitado magneticamente, o que lhe confere um rendimento superior. Devido a constrangimentos na disponibilidade deste equipamento, não foi possível testar um volante de inércia de escala industrial, mas os resultados apresentados nesta dissertação podem ser extrapolados para sistemas maiores. Os FESS conferem uma estabilização a curto prazo da disponibilidade de eletricidade ao sistema de geração de energia, e dependendo da capacidade podem até fornecer energia enquanto há quebras mais longas na geração (como por exemplo, quando associado painéis fotovoltaicos, durante algum tempo depois do pôr do sol). A parte mais importante de um FESS, e ao mesmo tempo o elo mais fraco em relação aos parâmetros importantes como potência, rendimento e custo, é o acionamento do sistema (capítulo 3). Neste trabalho são apresentadas as máquinas elétricas possíveis de aplicar num sistema destes, das quais se escolheram duas para aprofundar e testar – a máquina DC (Direct Current) com escovas e a máquina PMSM (Permanent Magnet Synchronous Machine), sem escovas, de onda trapezoidal (também chamada máquina BLDC – Brushless Direct Current). Cada uma destas soluções de acionamento elétrico tem associado um tipo de conversor eletrónico adequado, que é a base para o controlo da máquina. Para as duas escolhas também foi estudado o seu conversor e o controlo necessários. Estas duas tecnologias foram testadas e parametrizadas de maneira a criar um modelo matemático que foi usado para prever o comportamento do volante de inércia em simulações no programa MATLAB-SIMULINK. Foram depois realizados ensaios experimentais para comprovar a viabilidade do controlo proposto nesta dissertação. Para aproximar ao máximo as simulações da realidade foi necessário encontrar parâmetros mecânicos e elétricos das máquinas usadas (incluindo volante), conversor, tipo de controlo, sistema de geração e consumo. Todos os testes práticos de parametrização e ensaios experimentais finais foram realizados no Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos | Guarda International Research Station on Renewable Energies (CISE | GIRS-RES) cujas instalações estão localizadas no Instituto Politécnico da Guarda (capítulo 4).Electric energy generation has recently been going through a paradigm shift into renewable and sustainable energy sources, but this transition brings some challenges regarding management and reliability. One of these challenges is the intermittent availability of some natural sources (chapter 1). This dissertation demonstrates an energy storage technology that is alternative, and/or complementary to traditional electrochemical batteries, termed the Flywheel Energy Storage System (FESS). Focus is put on its parametrization and control. Industrial systems already available have considerable power. In the most advanced ones, the flywheel is magnetically levitated to increase its efficiency. Due to restrictions in equipment availability, it was not possible to test a FESS of industrial scale. Yet, the results shown in this dissertation can be extrapolated to larger systems. The FESS provides shortterm stabilization in terms of electric power availability. Besides, and depending on its capacity, the FESS can even supply power for slightly longer periods (for example, when integrated with photovoltaic panels, after the sun sets). The most important part of a FESS, and also the weak link in terms of power, efficiency, and cost, is the electric drive (chapter 3). The main possible drive technologies are presented, from which two are chosen to test – the DC brushed machine and the Permanent Magnet Synchronous Machine (PMSM), without brushes, and trapezoidal waveform (also called Brushless DC - BLDC machine). Each of these electric machines is controlled by an appropriate electronic power converter, which is the foundation for the control of the system. For both machine technologies, the necessary converter and control methods were also studied. These two systems were tested and parameterized with the intent of creating a mathematical model capable of predicting the flywheel’s behaviour, through simulations in MATLAB-SIMULINK. Then, experimental tests were conducted to assess feasibility of the control methods proposed in this dissertation.All the parametrization tests and final experimental trials were conducted in Electromechatronic Systems Research Centre | Guarda International Research Station on Renewable Energies (CISE | GIRS-RES).Cardoso, António João MarquesAlcaso, Adérito NetouBibliorumProença, Rodrigo Monteiro Lambelho2023-02-22T14:17:33Z2022-05-102022-01-312022-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13222TID:203225945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:41.821473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
title Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
spellingShingle Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
Proença, Rodrigo Monteiro Lambelho
Armazenamento de Energia
Energias Renováveis
Máquina Elétrica
Volante de Inércia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletromecânica
title_short Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
title_full Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
title_fullStr Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
title_full_unstemmed Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
title_sort Tecnologias de Volantes de Inércia, Enquanto Sistemas de Armazenamento de Energia, Aplicados a Fontes Renováveis de Energia
author Proença, Rodrigo Monteiro Lambelho
author_facet Proença, Rodrigo Monteiro Lambelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, António João Marques
Alcaso, Adérito Neto
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Rodrigo Monteiro Lambelho
dc.subject.por.fl_str_mv Armazenamento de Energia
Energias Renováveis
Máquina Elétrica
Volante de Inércia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletromecânica
topic Armazenamento de Energia
Energias Renováveis
Máquina Elétrica
Volante de Inércia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletromecânica
description O paradigma de geração de energia elétrica tem vindo a evoluir para fontes sustentáveis e renováveis, mas esta mudança traz alguns desafios em termos de gestão e fiabilidade. Um dos problemas que atrasam o desenvolvimento destas tecnologias é a flutuação da disponibilidade dos recursos naturais utilizados (capítulo 1). Esta dissertação visa mostrar uma solução de armazenamento de energia alternativa, e/ou complementar a baterias eletroquímicas (capítulo 2), através de um volante de inércia (Flywheel Energy Storage System – FESS), focando-se na parametrização e no controlo do sistema. Os sistemas industriais já disponíveis no mercado têm elevada potência, e nos mais modernos o volante é levitado magneticamente, o que lhe confere um rendimento superior. Devido a constrangimentos na disponibilidade deste equipamento, não foi possível testar um volante de inércia de escala industrial, mas os resultados apresentados nesta dissertação podem ser extrapolados para sistemas maiores. Os FESS conferem uma estabilização a curto prazo da disponibilidade de eletricidade ao sistema de geração de energia, e dependendo da capacidade podem até fornecer energia enquanto há quebras mais longas na geração (como por exemplo, quando associado painéis fotovoltaicos, durante algum tempo depois do pôr do sol). A parte mais importante de um FESS, e ao mesmo tempo o elo mais fraco em relação aos parâmetros importantes como potência, rendimento e custo, é o acionamento do sistema (capítulo 3). Neste trabalho são apresentadas as máquinas elétricas possíveis de aplicar num sistema destes, das quais se escolheram duas para aprofundar e testar – a máquina DC (Direct Current) com escovas e a máquina PMSM (Permanent Magnet Synchronous Machine), sem escovas, de onda trapezoidal (também chamada máquina BLDC – Brushless Direct Current). Cada uma destas soluções de acionamento elétrico tem associado um tipo de conversor eletrónico adequado, que é a base para o controlo da máquina. Para as duas escolhas também foi estudado o seu conversor e o controlo necessários. Estas duas tecnologias foram testadas e parametrizadas de maneira a criar um modelo matemático que foi usado para prever o comportamento do volante de inércia em simulações no programa MATLAB-SIMULINK. Foram depois realizados ensaios experimentais para comprovar a viabilidade do controlo proposto nesta dissertação. Para aproximar ao máximo as simulações da realidade foi necessário encontrar parâmetros mecânicos e elétricos das máquinas usadas (incluindo volante), conversor, tipo de controlo, sistema de geração e consumo. Todos os testes práticos de parametrização e ensaios experimentais finais foram realizados no Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos | Guarda International Research Station on Renewable Energies (CISE | GIRS-RES) cujas instalações estão localizadas no Instituto Politécnico da Guarda (capítulo 4).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10
2022-01-31
2022-05-10T00:00:00Z
2023-02-22T14:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13222
TID:203225945
url http://hdl.handle.net/10400.6/13222
identifier_str_mv TID:203225945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414837768192