A actualidade D`O Quebra-Nozes e o Rei Rato, de E. T. A. Hoffmann. Análise em torno da perenidade da obra através da sua contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Maria Mafalda Loureiro Pipa de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/141155
Resumo: Quais os mistérios que mantém O Quebra-Nozes sempre actual e presente até aos dias de hoje? O que torna esta história tão apelativa de geração em geração? Este trabalho pretende analisar alguns dos fenómenos que ajudam a justificar estas interrogações. O Quebra-Nozes é geralmente considerado intemporal, tanto o conto de Hoffmann escrito em 1816, que deixa os leitores a pensar sobre a dicotomia entre o sonho e a realidade, como o bailado que daí surgiu, sustentado numa obra musical onírica e em toda a beleza estética presente nos bailarinos e nos cenários. O que este trabalho procura analisar é a forma como esta obra se conseguiu afirmar ao longo dos últimos dois séculos, através das inúmeras traduções e adaptações a que a história original foi sujeita. Por forma a realizar este estudo abordaram-se alguns termos, como a transmissão e remediação. De facto, trata-se de uma obra artisticamente produzida em áreas distintas, áreas essas que procurei explorar, focando-me principalmente na literatura, na música e no bailado. Do ponto de vista literário, este trabalho reflecte acerca de um conjunto de conceitos, nomeadamente a noção de contemporâneo, que nos transporta para vários aspectos relevantes da obra, tal como a tradição do Natal, a fantasia e a dicotomia entre o sonho e a realidade. O objetivo deste trabalho de análise é o de cruzar todas estas ideias para chegar a uma conclusão que, de alguma forma, dê uma visão e uma possível justificação para que este conto seja considerado contemporâneo e, por isso, vivo e actual desde a sua origem até aos dias de hoje.
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