Atividades interdisciplinares no ensino secundário: uma abordagem STEAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Daniela Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33061
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo compreender de que forma a abordagem na linha STEAM (Science, Tecnology, Engineering, Arts and Mathematics) pode contribuir para uma aprendizagem interdisciplinar no ensino secundário. Através do contributo do PIC-EDU (Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação), adaptaram-se e criaram-se tarefas envolvendo a abordagem STEAM, com intuito de serem posteriormente implementadas. Foram formuladas as questões de investigação: (i) Que tipo de estratégias utilizam os alunos na resolução de tarefas na linha STEAM? (ii) Que áreas de conhecimento foram identificadas pelos alunos durante a resolução de tarefas? (iii) Qual o papel de um cartoon no estabelecimento de relações STEAM? Face à natureza das questões, optou-se por um estudo de natureza qualitativo, com enfoque interpretativo, com base nos dados recolhidos sob a forma de registos escritos e áudio, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, numa turma de 10.º e 11.º anos de escolaridade de uma escola do distrito de Aveiro. Da análise dos resultados obtidos, pode concluir-se que das atividades desenvolvidas, a maioria dos alunos identificaram as áreas de conhecimento relativas ao STEAM, e consideraram ter aprendido novos conceitos de outras disciplinas, ao serem introduzidos à programação em Python e recorrendo à exploração de um cartoon, evidenciando assim os contributos de um ensino interdisciplinar na formação dos alunos.
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