Padrões no 2.º ano do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mamede, Ema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52511
Resumo: Este artigo aborda os padrões em sala de aula com alunos do 2.º ano do Ensino Básico. Procura responder às seguintes questões: 1) Como entendem os alunos tarefas envolvendo padrões de repetição e de crescimento, na sala de aula? 2) Quais as dificuldades e as facilidades por eles sentidas na resolução destas tarefas? Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com estudo de casos múltiplos, tendo-se estudado um par de alunos competentes em Matemática, outro de alunos razoáveis, e um terceiro de alunos com dificuldades em Matemática. Apresentam-se os resultados e algumas implicações educacionais dos mesmos.
id RCAP_906d55e4f13663d44f53733ec354a74e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões no 2.º ano do Ensino BásicoPatterns in the 2nd GradePadrõesRaciocínio e comunicação matemáticaResolução de problemasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo aborda os padrões em sala de aula com alunos do 2.º ano do Ensino Básico. Procura responder às seguintes questões: 1) Como entendem os alunos tarefas envolvendo padrões de repetição e de crescimento, na sala de aula? 2) Quais as dificuldades e as facilidades por eles sentidas na resolução destas tarefas? Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com estudo de casos múltiplos, tendo-se estudado um par de alunos competentes em Matemática, outro de alunos razoáveis, e um terceiro de alunos com dificuldades em Matemática. Apresentam-se os resultados e algumas implicações educacionais dos mesmos.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSilva, JoanaMamede, Ema20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52511por2386-741810.17979/reipe.2015.0.06.588http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/52/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:40.963971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
Patterns in the 2nd Grade
title Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
spellingShingle Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
Silva, Joana
Padrões
Raciocínio e comunicação matemática
Resolução de problemas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
title_full Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
title_fullStr Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
title_full_unstemmed Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
title_sort Padrões no 2.º ano do Ensino Básico
author Silva, Joana
author_facet Silva, Joana
Mamede, Ema
author_role author
author2 Mamede, Ema
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana
Mamede, Ema
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões
Raciocínio e comunicação matemática
Resolução de problemas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Padrões
Raciocínio e comunicação matemática
Resolução de problemas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo aborda os padrões em sala de aula com alunos do 2.º ano do Ensino Básico. Procura responder às seguintes questões: 1) Como entendem os alunos tarefas envolvendo padrões de repetição e de crescimento, na sala de aula? 2) Quais as dificuldades e as facilidades por eles sentidas na resolução destas tarefas? Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa com estudo de casos múltiplos, tendo-se estudado um par de alunos competentes em Matemática, outro de alunos razoáveis, e um terceiro de alunos com dificuldades em Matemática. Apresentam-se os resultados e algumas implicações educacionais dos mesmos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52511
url http://hdl.handle.net/1822/52511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2015.0.06.588
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/52/showToc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132727855808512