Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Pedro André Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22131
Resumo: O continuado crescimento do número de turistas dos últimos anos é proporcional à progressiva utilização de serviços de transfers, sendo também, a oferta deste tipo de serviços, cada vez mais uma tendência. Os clientes de hoje são mais exigentes e procuram uma experiência online mais simplificada e personalizada, que pode ser obtida através de técnicas de antecipação do comportamento do cliente. Na sociedade contemporânea, a procura por mecanismos que possam recomendar ou auxiliar na escolha de produtos ou serviços é cada vez mais uma tendência, fomentando os conceitos de cross-selling e upselling nas empresas. A aquisição de serviços privados de transfer através de reservas nos websites, geram uma grande quantidade de dados que podem ser utilizados para segmentar clientes e construir sistemas de recomendação que sugerem outros produtos ou serviços ao cliente. No decorrer desta dissertação, apresentamos e desenvolvemos um modelo de classificação híbrido tendo por base uma empresa de transfers, sediada no Algarve, que pretende aumentar as vendas dos seus serviços paralelos (experiências/tours). De forma a identificar-se o comportamento e padrões nos clientes da empresa, é efetuada uma análise exploratória, assim como, aplicadas técnicas de segmentação de clientes. O sistema de recomendação proposto, funciona com um modelo de classificação em que, identifica, numa primeira fase, possíveis compradores de experiências e, posteriormente, numa segunda fase, sugere qual das experiências disponíveis será mais adequada a cada cliente. Apenas uma baixa percentagem de clientes que compra serviços de transfers, também compra experiências e pretende-se aumentar esta percentagem.
id RCAP_906f3b8e50554af31a5a652bc85342f9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfersTransfersExperiênciasClickstreamRecomendaçãoClassificaçãoSegmentação de clientesToursRecommendationClassificationCustomer segmentationO continuado crescimento do número de turistas dos últimos anos é proporcional à progressiva utilização de serviços de transfers, sendo também, a oferta deste tipo de serviços, cada vez mais uma tendência. Os clientes de hoje são mais exigentes e procuram uma experiência online mais simplificada e personalizada, que pode ser obtida através de técnicas de antecipação do comportamento do cliente. Na sociedade contemporânea, a procura por mecanismos que possam recomendar ou auxiliar na escolha de produtos ou serviços é cada vez mais uma tendência, fomentando os conceitos de cross-selling e upselling nas empresas. A aquisição de serviços privados de transfer através de reservas nos websites, geram uma grande quantidade de dados que podem ser utilizados para segmentar clientes e construir sistemas de recomendação que sugerem outros produtos ou serviços ao cliente. No decorrer desta dissertação, apresentamos e desenvolvemos um modelo de classificação híbrido tendo por base uma empresa de transfers, sediada no Algarve, que pretende aumentar as vendas dos seus serviços paralelos (experiências/tours). De forma a identificar-se o comportamento e padrões nos clientes da empresa, é efetuada uma análise exploratória, assim como, aplicadas técnicas de segmentação de clientes. O sistema de recomendação proposto, funciona com um modelo de classificação em que, identifica, numa primeira fase, possíveis compradores de experiências e, posteriormente, numa segunda fase, sugere qual das experiências disponíveis será mais adequada a cada cliente. Apenas uma baixa percentagem de clientes que compra serviços de transfers, também compra experiências e pretende-se aumentar esta percentagem.The continued growth in the number of tourists in recent years is proportional to the incresead use of transfer services. The offer of this type of service is becoming a trend. Today’s customers are more demanding and require a more streamlined and personalized online experience, which can be achieved through techniques to anticipate customer behaviour. In contemporary society, the search for mechanisms that can recommend or assist in choosing products or services is increasingly a trend, fostering the concepts of crossselling and upselling in companies. The acquisition of private transfer services through reservations on the websites generate a large amount of data that can be used to segment customers and build a recommendation system that suggest other products or services to the customer. In the course of this dissertation, we present and develop a hybrid classification model based on a transfer company based in the Algarve, which intends to increase sales of its parallel services (experiences/ tours). An exploratory analysis was carried out to identify the company’s customers’ behaviour and patterns and apply customer segmentation techniques. The proposed recommendation system works with a classification model in which it determines, in the first stage, potential buyers of experiences. Later, in a second phase, it suggests which of the available experiences will be best suited to each client. Only a low percentage of customers who buy transfer services also buy experiences and are intended to increase this percentage.2021-02-22T18:28:44Z2020-12-02T00:00:00Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22131TID:202628795porCamacho, Pedro André Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:30:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:30:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
title Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
spellingShingle Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
Camacho, Pedro André Freitas
Transfers
Experiências
Clickstream
Recomendação
Classificação
Segmentação de clientes
Tours
Recommendation
Classification
Customer segmentation
title_short Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
title_full Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
title_fullStr Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
title_full_unstemmed Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
title_sort Sistema de recomendação em real-time para reserva de transfers
author Camacho, Pedro André Freitas
author_facet Camacho, Pedro André Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Pedro André Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Transfers
Experiências
Clickstream
Recomendação
Classificação
Segmentação de clientes
Tours
Recommendation
Classification
Customer segmentation
topic Transfers
Experiências
Clickstream
Recomendação
Classificação
Segmentação de clientes
Tours
Recommendation
Classification
Customer segmentation
description O continuado crescimento do número de turistas dos últimos anos é proporcional à progressiva utilização de serviços de transfers, sendo também, a oferta deste tipo de serviços, cada vez mais uma tendência. Os clientes de hoje são mais exigentes e procuram uma experiência online mais simplificada e personalizada, que pode ser obtida através de técnicas de antecipação do comportamento do cliente. Na sociedade contemporânea, a procura por mecanismos que possam recomendar ou auxiliar na escolha de produtos ou serviços é cada vez mais uma tendência, fomentando os conceitos de cross-selling e upselling nas empresas. A aquisição de serviços privados de transfer através de reservas nos websites, geram uma grande quantidade de dados que podem ser utilizados para segmentar clientes e construir sistemas de recomendação que sugerem outros produtos ou serviços ao cliente. No decorrer desta dissertação, apresentamos e desenvolvemos um modelo de classificação híbrido tendo por base uma empresa de transfers, sediada no Algarve, que pretende aumentar as vendas dos seus serviços paralelos (experiências/tours). De forma a identificar-se o comportamento e padrões nos clientes da empresa, é efetuada uma análise exploratória, assim como, aplicadas técnicas de segmentação de clientes. O sistema de recomendação proposto, funciona com um modelo de classificação em que, identifica, numa primeira fase, possíveis compradores de experiências e, posteriormente, numa segunda fase, sugere qual das experiências disponíveis será mais adequada a cada cliente. Apenas uma baixa percentagem de clientes que compra serviços de transfers, também compra experiências e pretende-se aumentar esta percentagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02T00:00:00Z
2020-12-02
2021-02-22T18:28:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22131
TID:202628795
url http://hdl.handle.net/10071/22131
identifier_str_mv TID:202628795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546254040694784