O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1794 |
Resumo: | O presente relatório de estágio é o produto final, não só destes últimos nove meses de experiência profissional, de pesquisa bibliográfica e de reflexão em torno da temática «O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto», mas também fruto de uma longa caminhada iniciada na Universidade da Beira Interior, enriquecida na Escola Básica e Secundária Afonso de Albuquerque, Escola Básica com 3º Ciclo Serra da Gardunha e Escola Básica e Secundária Frei Heitor Pinto, e concluída na referida em primeiro lugar. O estágio pedagógico é um momento de fundamental importância no processo da formação profissional. É constituído por um treino que possibilita ao estagiário vivenciar o que foi aprendido durante a licenciatura, tendo como função integrar inúmeras disciplinas que compõem o currículo académico. O estágio deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”, ou seja, um momento de validação do aprendido teórico e praticamente em confronto com a realidade. O estágio supervisionado cumpriu de forma eficiente o papel de ligação entre o mundo académico e o mundo profissional. Permite ao estagiário a oportunidade do conhecimento das directrizes e funcionamento da escola e as suas relações com a comunidade. No que diz respeito à estrutura do relatório de estágio, este possui três grandes capítulos: a primeira parte faz parte da componente científica; a segunda da componente lectiva e na terceira parte inclui-se a componente extracurricular. No entanto existiram algumas limitações na elaboração do relatório final umas das mais notárias foi a extensa carga horária na escola em estágio. De qualquer forma, o mesmo foi elaborado com toda a entrega e dedicação. |
id |
RCAP_908832813661b9a074db8732c19015c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1794 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes PintoFernão Mendes PintoMiguel Saavedra CervantesHerói pícaroO presente relatório de estágio é o produto final, não só destes últimos nove meses de experiência profissional, de pesquisa bibliográfica e de reflexão em torno da temática «O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto», mas também fruto de uma longa caminhada iniciada na Universidade da Beira Interior, enriquecida na Escola Básica e Secundária Afonso de Albuquerque, Escola Básica com 3º Ciclo Serra da Gardunha e Escola Básica e Secundária Frei Heitor Pinto, e concluída na referida em primeiro lugar. O estágio pedagógico é um momento de fundamental importância no processo da formação profissional. É constituído por um treino que possibilita ao estagiário vivenciar o que foi aprendido durante a licenciatura, tendo como função integrar inúmeras disciplinas que compõem o currículo académico. O estágio deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”, ou seja, um momento de validação do aprendido teórico e praticamente em confronto com a realidade. O estágio supervisionado cumpriu de forma eficiente o papel de ligação entre o mundo académico e o mundo profissional. Permite ao estagiário a oportunidade do conhecimento das directrizes e funcionamento da escola e as suas relações com a comunidade. No que diz respeito à estrutura do relatório de estágio, este possui três grandes capítulos: a primeira parte faz parte da componente científica; a segunda da componente lectiva e na terceira parte inclui-se a componente extracurricular. No entanto existiram algumas limitações na elaboração do relatório final umas das mais notárias foi a extensa carga horária na escola em estágio. De qualquer forma, o mesmo foi elaborado com toda a entrega e dedicação.Universidade da Beira InteriorManso, José Henrique RodriguesuBibliorumDuarte, Ana Filipa da Silva2014-06-05T18:07:10Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfaudio/basichttp://hdl.handle.net/10400.6/1794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.617881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
title |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
spellingShingle |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto Duarte, Ana Filipa da Silva Fernão Mendes Pinto Miguel Saavedra Cervantes Herói pícaro |
title_short |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
title_full |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
title_fullStr |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
title_full_unstemmed |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
title_sort |
O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto |
author |
Duarte, Ana Filipa da Silva |
author_facet |
Duarte, Ana Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, José Henrique Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Ana Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fernão Mendes Pinto Miguel Saavedra Cervantes Herói pícaro |
topic |
Fernão Mendes Pinto Miguel Saavedra Cervantes Herói pícaro |
description |
O presente relatório de estágio é o produto final, não só destes últimos nove meses de experiência profissional, de pesquisa bibliográfica e de reflexão em torno da temática «O herói pícaro em Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, e na Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto», mas também fruto de uma longa caminhada iniciada na Universidade da Beira Interior, enriquecida na Escola Básica e Secundária Afonso de Albuquerque, Escola Básica com 3º Ciclo Serra da Gardunha e Escola Básica e Secundária Frei Heitor Pinto, e concluída na referida em primeiro lugar. O estágio pedagógico é um momento de fundamental importância no processo da formação profissional. É constituído por um treino que possibilita ao estagiário vivenciar o que foi aprendido durante a licenciatura, tendo como função integrar inúmeras disciplinas que compõem o currículo académico. O estágio deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”, ou seja, um momento de validação do aprendido teórico e praticamente em confronto com a realidade. O estágio supervisionado cumpriu de forma eficiente o papel de ligação entre o mundo académico e o mundo profissional. Permite ao estagiário a oportunidade do conhecimento das directrizes e funcionamento da escola e as suas relações com a comunidade. No que diz respeito à estrutura do relatório de estágio, este possui três grandes capítulos: a primeira parte faz parte da componente científica; a segunda da componente lectiva e na terceira parte inclui-se a componente extracurricular. No entanto existiram algumas limitações na elaboração do relatório final umas das mais notárias foi a extensa carga horária na escola em estágio. De qualquer forma, o mesmo foi elaborado com toda a entrega e dedicação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2014-06-05T18:07:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1794 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf audio/basic |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136334500069376 |