Identidade versus imagem da marca: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Catarina Paredes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3527
Resumo: Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013
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spelling Identidade versus imagem da marca: estudo de casoMarketingIdentidadeImagem corporativaComunicaçãoDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013Quando uma marca é apresentada ao mercado deve trazer consigo um conjunto de características que, por si só, têm a obrigação de constituir uma mais valia relativamente àquelas que já eram do conhecimento público. Mas, para maximizar o seu valor, as empresas devem projectar uma gestão eficaz da marca que não se esgote na sua simples criação. A busca pela diferenciação e a necessidade de melhor satisfazer todas as necessidades do seu público, fazem com que a marca, actualmente caracterizada como um património inestimável, assuma preponderante importância na gestão de marcas, sendo o seu maior desafio conseguir que os seus interlocutores tenham a percepção de uma marca única. Deste modo, o alinhamento entre a identidade e a imagem da marca torna-se um processo incontornável para a gestão empresarial. Neste contexto, a revisão da literatura, primeira parte deste trabalho, incide sobre os alguns dos principais aspectos do branding interno, através de uma abordagem conceptual à identidade e imagem interna da marca, analisando os conceitos e definições de acordo com vários autores, com o objectivo de salientar a importância do alinhamento entre ambos os construtos e a influência exercida pela comunicação organizacional neste processo. Na segunda parte, é descrita a metodologia utilizada neste estudo de caso que pretende verificar a existência de congruência entre a visão corporativa de uma empresa de material clínico e a imagem percebida pelos seus colaboradores. Por último, os resultados obtidos confirmam a ausência de congruência entre a identidade e a imagem interna da empresa, pelo que se avança com algumas sugestões correctivas e um plano de melhoria.Mendes, JúlioPereira, Luis NobreSapientiaPinto, Ana Catarina Paredes2014-02-27T11:17:32Z2013-07-302013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:03.710471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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