Como se apropriam diferentes gerações de portugueses dos meios de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cauê Bastos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15069
Resumo: Com esta investigação pretendeu-se conhecer as diferentes apropriações e representações atribuídas a meios de comunicação de massa e ponto a ponto (jornal, rádio, televisão, internet e telemóvel), e identificar dificuldades e benefícios que diferentes gerações de portugueses demonstram na sua utilização. Partindo de testemunhos de cidadãos portugueses de diferentes gerações (jovens, adultos e seniores) elaborou-se um produto audiovisual interativo, que aborda como, no ano de 2015, são apropriados os meios de comunicacão considerados no estudo. A metodologia de investigação envolve quatro etapas: a primeira etapa integra pesquisa bibliográfica e revisão da literatura relativa à problemática de investigação; a segunda etapa remete para o processo de recolha de dados junto ao público alvo: jovens (16-30 anos), adultos (31-59 anos) e seniores (60+), todos de nacionalidade portuguesa. Responderam, através de inquérito por questionário auto-administrado e/ou entrevista, 95 indivíduos, dos quais 18 voluntariaram-se para participar do documentário. A pesquisa constata que os jovens e os adultos inquiridos dominam a utilização de todos os meios de comunicação considerados, enquanto os seniores desconhecem como utilizar a internet e funções mais avançadas do telemóvel, mas demonstram interesse em aprender a utilizar esses dois meios. Os jovens não têm o hábito de ler jornais impressos e não são ouvintes regulares da rádio hertziana, formatos que consideraram antiquados e ultrapassados, recorrendo à internet e ao telemóvel para aceder aos conteúdos veiculados por estes meios. Os adultos, devido a hábitos adquiridos anteriormente à popularização da internet, são ainda consumidores de jornais impressos e ouvintes da rádio convencional.
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