A utilização de narrativas transmedia na comunicação institucional: o caso de estudo da escola de línguas CJO Kontakt
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23057 |
Resumo: | No âmbito do estudo foi desenvolvida uma estratégia transmediática posteriormente aplicada na escola de línguas polaca CJO Kontakt. Esperava-se que a implementação desta narrativa Transmedia em contexto de institucional gerasse mais participação e interação na relação Instituição/público. Para tal, tentou-se compreender o fenómeno Transmedia Storytelling, a sua origem, essência e aplicabilidade, assim como analisar o poder do uso de narrativas na passagem de uma mensagem. Os avanços da tecnologia permitiram aprimorar os modos de comunicação fazendo com que hoje em dia novas alternativas de disseminação da mensagem emerjam. O Transmedia surge num momento em que as audiências sofrem uma metamorfose comportamental, incitando-as a participar e interagir com a mensagem num quadro comunicacional hipermediatizado. Ao longo da presente dissertação foi explorado o comportamento da Comunicação Institucional no panorama atual, com o objetivo de testar a sua permeabilidade ao fenómeno Transmedia. Para a realização deste trabalho de investigação, foi seguida a metodologia de investigação-desenvolvimento de cariz exploratório com base em métodos de análise mistos. |
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A utilização de narrativas transmedia na comunicação institucional: o caso de estudo da escola de línguas CJO KontaktComunicação multimédiaNarrativa - AudiovisuaisMeios de comunicação socialInovação tecnológicaSistemas multimédiaTecnologias da informaçãoNo âmbito do estudo foi desenvolvida uma estratégia transmediática posteriormente aplicada na escola de línguas polaca CJO Kontakt. Esperava-se que a implementação desta narrativa Transmedia em contexto de institucional gerasse mais participação e interação na relação Instituição/público. Para tal, tentou-se compreender o fenómeno Transmedia Storytelling, a sua origem, essência e aplicabilidade, assim como analisar o poder do uso de narrativas na passagem de uma mensagem. Os avanços da tecnologia permitiram aprimorar os modos de comunicação fazendo com que hoje em dia novas alternativas de disseminação da mensagem emerjam. O Transmedia surge num momento em que as audiências sofrem uma metamorfose comportamental, incitando-as a participar e interagir com a mensagem num quadro comunicacional hipermediatizado. Ao longo da presente dissertação foi explorado o comportamento da Comunicação Institucional no panorama atual, com o objetivo de testar a sua permeabilidade ao fenómeno Transmedia. Para a realização deste trabalho de investigação, foi seguida a metodologia de investigação-desenvolvimento de cariz exploratório com base em métodos de análise mistos.In the framework of the study, a cross-media strategy was subsequently developed at the Polish Language School CJO Kontakt. It was hoped that the implementation of this Transmedia narrative in an institutional context would generate more participation and interaction in the institution / public relation. To do so, we tried to understand the Transmedia Storytelling phenomenon, its origin, essence and applicability, as well as to analyse the power of the use of narratives in the transmission of a message. Advances in technology have made it possible to improve communication modes, and nowadays new alternatives for dissemination of the message emerge. Transmedia comes at a time when audiences undergo a behavioural metamorphosis, urging them to participate and interact with the message in a hypermediatized communication framework. Throughout the present dissertation, the behaviour of the Institutional Communication in the current panorama wasexplored, in order to test its permeability to the Transmedia phenomenon. For the accomplishment of this research work a research-development methodology of exploratory nature was followed based on mixed analysis methods.Universidade de Aveiro2018-05-07T13:44:52Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23057TID:201945819porChaves, Ana Rita Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:00Zoai:ria.ua.pt:10773/23057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:58.931454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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