Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vânia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paixão, Rui, Couceiro, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/87653
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2375
Resumo: Neste estudo analisam-se as representações que as crianças institucionalizadas constroem sobre os cuidadores secundários. A informação foi recolhida através de entrevistas a oito crianças e os dados analisados de acordo com a Grounded Theory. Os resultados evidenciam seis categorias incluídas na categorial principal (Vinculação suportativa): “Competência emocional”, “Dimensão relacional”, “Aspetos da personalidade”, “Mundo interno”, “Desenvolvimento da autonomia e da diferenciação” e “Regulação emocional”. Estes resultados mostram que as crianças percecionam os cuidadores institucionais como disponíveis, reconhecendo a sua capacidade contentora e afetiva. Estabelecem com eles uma relação que parece funcionar como amortecedor das dificuldades vividas nas famílias de origem.
id RCAP_90beec4f8f8fc27b8ecbba38c435dd3d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/87653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo groundedRepresentations of caregivers by institutionalized children: a Grounded modelCrianças institucionalizadasCuidadores institucionaisCentro de acolhimentoRepresentaçõesGrounded theoryInstitutionalized childrenInstitutional caregiversWelfareRepresentationsGrounded theoryNeste estudo analisam-se as representações que as crianças institucionalizadas constroem sobre os cuidadores secundários. A informação foi recolhida através de entrevistas a oito crianças e os dados analisados de acordo com a Grounded Theory. Os resultados evidenciam seis categorias incluídas na categorial principal (Vinculação suportativa): “Competência emocional”, “Dimensão relacional”, “Aspetos da personalidade”, “Mundo interno”, “Desenvolvimento da autonomia e da diferenciação” e “Regulação emocional”. Estes resultados mostram que as crianças percecionam os cuidadores institucionais como disponíveis, reconhecendo a sua capacidade contentora e afetiva. Estabelecem com eles uma relação que parece funcionar como amortecedor das dificuldades vividas nas famílias de origem.The present study analyses the mental representations of institutionalized children about their institutional caregivers. The information was collected by the interviews of eight children and data analyzed according to Grounded. The analysis showed six categories (included in the main category "Supportive attachment"): “Emotional competence”, “Relational dimension”, “Aspects of the personality”, “Internal world”, “Development of autonomy and differentiation” and “Emotional regulation”. Results show that children perceive the institutional caregivers as available figures with supportive, protective and affective capacities. This attachment relationship seems operate as a buffer against the difficulties lived by children's in their families.Universidad de A Coruña2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/87653http://hdl.handle.net/10316/87653https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2375por2386-7418http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.05.2375Gonçalves, VâniaPaixão, RuiCouceiro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-07-14T09:38:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/87653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:08:30.917254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
Representations of caregivers by institutionalized children: a Grounded model
title Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
spellingShingle Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
Gonçalves, Vânia
Crianças institucionalizadas
Cuidadores institucionais
Centro de acolhimento
Representações
Grounded theory
Institutionalized children
Institutional caregivers
Welfare
Representations
Grounded theory
title_short Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
title_full Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
title_fullStr Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
title_full_unstemmed Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
title_sort Representações dos cuidadores por crianças institucionalizadas: um modelo grounded
author Gonçalves, Vânia
author_facet Gonçalves, Vânia
Paixão, Rui
Couceiro, Ana Paula
author_role author
author2 Paixão, Rui
Couceiro, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vânia
Paixão, Rui
Couceiro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças institucionalizadas
Cuidadores institucionais
Centro de acolhimento
Representações
Grounded theory
Institutionalized children
Institutional caregivers
Welfare
Representations
Grounded theory
topic Crianças institucionalizadas
Cuidadores institucionais
Centro de acolhimento
Representações
Grounded theory
Institutionalized children
Institutional caregivers
Welfare
Representations
Grounded theory
description Neste estudo analisam-se as representações que as crianças institucionalizadas constroem sobre os cuidadores secundários. A informação foi recolhida através de entrevistas a oito crianças e os dados analisados de acordo com a Grounded Theory. Os resultados evidenciam seis categorias incluídas na categorial principal (Vinculação suportativa): “Competência emocional”, “Dimensão relacional”, “Aspetos da personalidade”, “Mundo interno”, “Desenvolvimento da autonomia e da diferenciação” e “Regulação emocional”. Estes resultados mostram que as crianças percecionam os cuidadores institucionais como disponíveis, reconhecendo a sua capacidade contentora e afetiva. Estabelecem com eles uma relação que parece funcionar como amortecedor das dificuldades vividas nas famílias de origem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/87653
http://hdl.handle.net/10316/87653
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2375
url http://hdl.handle.net/10316/87653
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.05.2375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133978741964800