AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Sara da Conceição Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93384
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_ef8fe16c908896f0dcca9a1e17088a23
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graaspDigital Technologies in Reading Comprehension: Inquiry-based learning - graasp platformcompreensão de leiturainstrução explícita de estratégiasdeterminação de ideias principaistecnologias digitaisgraaspreading comprehensionexplicit instruction strategiesdetermining main ideasdigital technologiesgraaspRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório reflete o trabalho desenvolvido na prática pedagógica supervisionada, cujo estudo de caso científico-didático se concretiza no âmbito das Tecnologias Digitais, enquanto mais-valia no processo de Compreensão de Leitura, da capacidade metacognitiva proporcionada pelo ensino explícito de estratégias de leitura, em específico da quinta estratégia, a saber: determinação de ideias principais. Após a caracterização do contexto socioeducativo e da turma do estágio pedagógico, segue-se uma reflexão sobre o desempenho da Professora estagiária e sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.Na fundamentação do tema monográfico aplicado no contexto educativo — as Tecnologias Digitais na Compreensão de Leitura —, (i) explora-se o conceito de ‘compreensão de Leitura’, sublinhando a importância da instrução explícita de estratégias de compreensão, da sua aprendizagem/aplicação e respetivas implicações na aprendizagem, (ii) explicita-se, de forma sumária, as sete estratégias de leitura, identificadas em Moreillon (2007), dando maior destaque à quinta estratégia de leitura, determinação de ideias principais, (iii) são analisados documentos orientadores da disciplina de Português no 10.º ano do Ensino Secundário, e (iv) procura-se justificar o papel das tecnologias digitais em contexto de ensino na sala de aula.Por último, apresenta-se a metodologia e as aplicações práticas realizadas, analisam-se os resultados obtidos em cada aplicação e expõem-se as conclusões e considerações finais.Palavras-chave: compreensão de leitura, instrução explícita de estratégias, determinação de ideias principais, tecnologias digitais, graasp.The following report reflects the work developed in supervised pedagogical practice, whose scientific-didactic case study is performed within the scope of Digital Technologies as an asset on the Reading Comprehension process, the meta cognitive ability provided by the explicit teaching of reading strategies, in particular the fifth strategy: determining main ideas.After a description of the socio-educational context and the class that was a part of the pedagogical internship, is offered a reflection about the intern Teachers’ performance as well as the activities developed throughout the school year.Within the theoretical background of the monographic subject applied to the educational context – Digital Technologies in Reading Comprehension – (i) we explore the concept of “Reading comprehension”, acknowledging the significance of explicit instruction of comprehension strategies, its learning/application and subsequent learning implications; (ii) we briefly explain the seven reading strategies identified by Moreillon (2007), highlighting the fifth reading strategy: determining main ideas; (iii) we analyze the guidelines for the Portuguese course in the 10th grade of high school; and (iv) we seek to substantiate the role of digital technologies in the classroom teaching setting.Finally, we present the methodology and practical applications carried out, analyze the obtained results in each application, and lay out the conclusions and final considerations.Keywords: reading comprehension, explicit instruction strategies, determining main ideas, digital technologies, graasp.2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93384http://hdl.handle.net/10316/93384TID:202386104porAntunes, Sara da Conceição Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:43:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:20.606396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
Digital Technologies in Reading Comprehension: Inquiry-based learning - graasp platform
title AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
spellingShingle AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
Antunes, Sara da Conceição Pacheco
compreensão de leitura
instrução explícita de estratégias
determinação de ideias principais
tecnologias digitais
graasp
reading comprehension
explicit instruction strategies
determining main ideas
digital technologies
graasp
title_short AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
title_full AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
title_fullStr AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
title_full_unstemmed AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
title_sort AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp
author Antunes, Sara da Conceição Pacheco
author_facet Antunes, Sara da Conceição Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Sara da Conceição Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv compreensão de leitura
instrução explícita de estratégias
determinação de ideias principais
tecnologias digitais
graasp
reading comprehension
explicit instruction strategies
determining main ideas
digital technologies
graasp
topic compreensão de leitura
instrução explícita de estratégias
determinação de ideias principais
tecnologias digitais
graasp
reading comprehension
explicit instruction strategies
determining main ideas
digital technologies
graasp
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93384
http://hdl.handle.net/10316/93384
TID:202386104
url http://hdl.handle.net/10316/93384
identifier_str_mv TID:202386104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019270475776