Importância do ensino da farmacogenética e da farmacogenómica: caracterização curricular dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas, em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Pedro Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17469
Resumo: A medicina personalizada constitui um dos principais fatores de diferenciação dos cuidados de saúde. Neste contexto, a farmacogenómica e a farmacogenética integram-se como importantes ferramentas, com vista à obtenção da melhor terapêutica. A farmacogenómica é a disciplina que se encarrega do estudo da relação entre a variabilidade na expressão genética e a resposta individual à terapêutica farmacológica. A formação e competências nesta área são necessidades cada vez mais prementes, e os farmacêuticos podem acrescer inúmeras mais-valias no enriquecimento curricular e profissional nesta área específica, assim, esta dissertação apresenta como objetivo a identificação e caracterização curricular dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas, em Portugal, através de dois métodos, com vista a um maior conhecimento da realidade da formação em farmacogenómica. Este foi o primeiro estudo que visou fazer uma revisão curricular ao ensino da farmacogenómica em Portugal, dos planos de estudo avaliados, 57,2% apresentam uma unidade curricular independente dedicada ao estudo da farmacogenómica, 28,6% abordam a temática noutras unidades curriculares, e 14,3%, não aborda no seu plano de estudos a farmacogenómica. A análise direta, através de questionário dirigido aos finalistas, apurou que 87% dos mesmos concorda que a farmacogenómica constitui uma área importante das ciências farmacêuticas, 46% concorda que poderá vir a ser parte da sua profissão enquanto farmacêutico(a), e quase a totalidade dos finalistas tem altas expetativas na melhora da farmacoterapia com recurso à farmacogenómica. Apesar de 82% dos finalistas acharem que deveriam ter conhecimentos substanciais de farmacogenómica, apenas 36% achou que esta tinha sido uma componente relevante do seu mestrado integrado em ciências farmacêuticas. Existem ainda algumas barreiras à implementação da farmacogenómica, espera-se, no entanto, que uma forte componente educativa nesta área possa ajudar na sua implementação. Para tal foram feitas recomendações ao ensino pré-graduado, com base em recomendações internacionais. Palavras chave: Farmacogenética, farmacogenómica, Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Portugal, revisão curricular.
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A formação e competências nesta área são necessidades cada vez mais prementes, e os farmacêuticos podem acrescer inúmeras mais-valias no enriquecimento curricular e profissional nesta área específica, assim, esta dissertação apresenta como objetivo a identificação e caracterização curricular dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas, em Portugal, através de dois métodos, com vista a um maior conhecimento da realidade da formação em farmacogenómica. Este foi o primeiro estudo que visou fazer uma revisão curricular ao ensino da farmacogenómica em Portugal, dos planos de estudo avaliados, 57,2% apresentam uma unidade curricular independente dedicada ao estudo da farmacogenómica, 28,6% abordam a temática noutras unidades curriculares, e 14,3%, não aborda no seu plano de estudos a farmacogenómica. A análise direta, através de questionário dirigido aos finalistas, apurou que 87% dos mesmos concorda que a farmacogenómica constitui uma área importante das ciências farmacêuticas, 46% concorda que poderá vir a ser parte da sua profissão enquanto farmacêutico(a), e quase a totalidade dos finalistas tem altas expetativas na melhora da farmacoterapia com recurso à farmacogenómica. Apesar de 82% dos finalistas acharem que deveriam ter conhecimentos substanciais de farmacogenómica, apenas 36% achou que esta tinha sido uma componente relevante do seu mestrado integrado em ciências farmacêuticas. Existem ainda algumas barreiras à implementação da farmacogenómica, espera-se, no entanto, que uma forte componente educativa nesta área possa ajudar na sua implementação. Para tal foram feitas recomendações ao ensino pré-graduado, com base em recomendações internacionais. Palavras chave: Farmacogenética, farmacogenómica, Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Portugal, revisão curricular.Personalized medicine is one of the main differentiating factors in healthcare. In this context, pharmacogenomics and pharmacogenetics are integrated as important tools, aiming to obtain the best therapy. Pharmacogenomics is the science that studies the relationship between variability in gene expression and individual response to pharmacological therapy. Training and skills in this area are increasingly important needs, and pharmacists can add countless benefits in the curricular and professional enrichment in this specific area, thus, this dissertation aims to identify and characterize the curriculum of Integrated Masters in Pharmaceutical Sciences, in Portugal, through two different methods, with the objective of a greater knowledge of the reality of education in pharmacogenomics. This was the first study that aimed to make a curricular review of the teaching of pharmacogenomics in Portugal, of the evaluated study plans, 57.2% present an independent curricular unit dedicated to the study of pharmacogenomics, 28.6% address the theme in other curricular units, and 14.3% do not address pharmacogenomics in their study plan. Direct analysis, through a questionnaire addressed to the finalists, found that 87% of them agree that pharmacogenomics is an important area of pharmaceutical sciences, 46% agree that it could become part of their profession as a pharmacist, and almost all finalists have high expectations in the use of pharmacogenomics to improve pharmacotherapy. Although 82% of finalists felt they should have substantial knowledge of pharmacogenomics, only 36% felt that it had been a relevant component of their curriculum. There are still some barriers to the implementation of pharmacogenomics, it is hoped, however, that a strong educational component in this area can help with its implementation. For this purpose, recommendations were made to undergraduate education, based on international recommendations.Advinha, Ana Margarida MolhinhoCardoso, Maria Luís Moral WestermanSapientiaBatista, Pedro Miguel Ferreira2022-01-11T15:53:46Z2021-10-192021-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17469TID:202807525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:38Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:26.543712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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