Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo.
id RCAP_90da306d0d3ac20d07d7aee9e348767d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativoEnsino básico (1º ciclo)Supervisão pedagógicaA presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo.This research has as main objective to understand the contributions of practice supervisiva joint between the teacher of the 1st cycle of basic education and the special education teachers. This study is qualitative and interpretive, both in planning and execution, since we intend to know the collaborative practices of a school reality 1st Cycle of Basic Education. The methods chosen to collect the data were interview survey as a guide, as well as document analysis. With these results, it was possible to draw a proposed collaborative teaching, benefited from approaches of supervision, implying the teacher of the 1st cycle of basic education and the special education teachers.2013-01-17T14:40:24Z2013-05-20T14:05:29Z2012-09-01T00:00:00Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1139porPereira, Maria Manuela Correia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.447874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
title Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
spellingShingle Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida
Ensino básico (1º ciclo)
Supervisão pedagógica
title_short Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
title_full Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
title_fullStr Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
title_sort Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
author Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida
author_facet Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico (1º ciclo)
Supervisão pedagógica
topic Ensino básico (1º ciclo)
Supervisão pedagógica
description A presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01T00:00:00Z
2012-09
2013-01-17T14:40:24Z
2013-05-20T14:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620009050112