Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139 |
Resumo: | A presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. |
id |
RCAP_90da306d0d3ac20d07d7aee9e348767d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativoEnsino básico (1º ciclo)Supervisão pedagógicaA presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo.This research has as main objective to understand the contributions of practice supervisiva joint between the teacher of the 1st cycle of basic education and the special education teachers. This study is qualitative and interpretive, both in planning and execution, since we intend to know the collaborative practices of a school reality 1st Cycle of Basic Education. The methods chosen to collect the data were interview survey as a guide, as well as document analysis. With these results, it was possible to draw a proposed collaborative teaching, benefited from approaches of supervision, implying the teacher of the 1st cycle of basic education and the special education teachers.2013-01-17T14:40:24Z2013-05-20T14:05:29Z2012-09-01T00:00:00Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1139porPereira, Maria Manuela Correia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.447874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
title |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida Ensino básico (1º ciclo) Supervisão pedagógica |
title_short |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
title_full |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
title_sort |
Supervisão pedagógica : a articulação na docência : professor do 1º CEB e professor de apoio educativo |
author |
Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida |
author_facet |
Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Manuela Correia de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico (1º ciclo) Supervisão pedagógica |
topic |
Ensino básico (1º ciclo) Supervisão pedagógica |
description |
A presente investigação tem como principal objetivo compreender os contributos da prática supervisiva na articulação entre o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa, tanto no planeamento como na execução, uma vez que se pretende conhecer as práticas colaborativas de uma realidade escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico. Os métodos escolhidos para a recolha de dados foram o inquérito por entrevista, como um guião semidiretivo, assim como a análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível desenhar uma proposta colaborativa na docência, beneficiada pelos enfoques da supervisão pedagógica, implicando o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico e o do professor de apoio educativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01T00:00:00Z 2012-09 2013-01-17T14:40:24Z 2013-05-20T14:05:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620009050112 |