A deteção de crianças elegíveis para a intervenção precoce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12111 |
Resumo: | A Intervenção Precoce (IP) deve iniciar-se o mais precocemente possível, havendo maior possibilidade de se ultrapassarem as dificuldades da criança com necessidades educativas especiais ou em risco de as vir a apresentar. O papel dos profissionais que trabalham nas estruturas educativas destinadas à primeira infância tem sido reconhecido como fundamental no encaminhamento dessas crianças para a IP. Daí que seja importante que eles possuam conhecimentos e competências que lhes permitam identificar possíveis fatores de risco e encaminhar as crianças que sejam consideradas elegíveis para IP. O presente projeto de intervenção visou elaborar, implementar e avaliar uma ação de formação para educadores de infância e ajudantes de ação educativa a trabalhar em instituições de educação com valência de creche com o objetivo de aumentar as suas competências sobre IP e desenvolvimento da criança. Participaram na formação 21 profissionais de educação do concelho de Condeixa-a-Nova. A formação teve a duração de 20 horas, sendo composta por 8 sessões de 2 horas e 30 minutos. Os conteúdos abordados foram IP, desenvolvimento da criança até aos 3 anos, fatores de risco e fatores de proteção, envolvimento da família, ambiente e atividades na creche. Concluímos que a formação contribuiu para a capacitação dos profissionais de educação, havendo um aumento de conhecimentos sobre IP. Os formandos demonstraram maior competência no encaminhamento de crianças para a IP e para colaborarem na implementação de estratégias com as crianças apoiadas por este serviço. |
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A deteção de crianças elegíveis para a intervenção precocepromoção de competências de educadores de infância e ajudantes de ação educativa em contexto de crecheEducação EspecialIntervenção PrecoceEducação Pré-EscolarPráticas EducativasA Intervenção Precoce (IP) deve iniciar-se o mais precocemente possível, havendo maior possibilidade de se ultrapassarem as dificuldades da criança com necessidades educativas especiais ou em risco de as vir a apresentar. O papel dos profissionais que trabalham nas estruturas educativas destinadas à primeira infância tem sido reconhecido como fundamental no encaminhamento dessas crianças para a IP. Daí que seja importante que eles possuam conhecimentos e competências que lhes permitam identificar possíveis fatores de risco e encaminhar as crianças que sejam consideradas elegíveis para IP. O presente projeto de intervenção visou elaborar, implementar e avaliar uma ação de formação para educadores de infância e ajudantes de ação educativa a trabalhar em instituições de educação com valência de creche com o objetivo de aumentar as suas competências sobre IP e desenvolvimento da criança. Participaram na formação 21 profissionais de educação do concelho de Condeixa-a-Nova. A formação teve a duração de 20 horas, sendo composta por 8 sessões de 2 horas e 30 minutos. Os conteúdos abordados foram IP, desenvolvimento da criança até aos 3 anos, fatores de risco e fatores de proteção, envolvimento da família, ambiente e atividades na creche. Concluímos que a formação contribuiu para a capacitação dos profissionais de educação, havendo um aumento de conhecimentos sobre IP. Os formandos demonstraram maior competência no encaminhamento de crianças para a IP e para colaborarem na implementação de estratégias com as crianças apoiadas por este serviço.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumLaranjeira, Rita Adriana Simões Ralha2016-03-11T10:52:39Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:46.816318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Intervenção Precoce (IP) deve iniciar-se o mais precocemente possível, havendo maior possibilidade de se ultrapassarem as dificuldades da criança com necessidades educativas especiais ou em risco de as vir a apresentar. O papel dos profissionais que trabalham nas estruturas educativas destinadas à primeira infância tem sido reconhecido como fundamental no encaminhamento dessas crianças para a IP. Daí que seja importante que eles possuam conhecimentos e competências que lhes permitam identificar possíveis fatores de risco e encaminhar as crianças que sejam consideradas elegíveis para IP. O presente projeto de intervenção visou elaborar, implementar e avaliar uma ação de formação para educadores de infância e ajudantes de ação educativa a trabalhar em instituições de educação com valência de creche com o objetivo de aumentar as suas competências sobre IP e desenvolvimento da criança. Participaram na formação 21 profissionais de educação do concelho de Condeixa-a-Nova. A formação teve a duração de 20 horas, sendo composta por 8 sessões de 2 horas e 30 minutos. Os conteúdos abordados foram IP, desenvolvimento da criança até aos 3 anos, fatores de risco e fatores de proteção, envolvimento da família, ambiente e atividades na creche. Concluímos que a formação contribuiu para a capacitação dos profissionais de educação, havendo um aumento de conhecimentos sobre IP. Os formandos demonstraram maior competência no encaminhamento de crianças para a IP e para colaborarem na implementação de estratégias com as crianças apoiadas por este serviço. |
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