A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1976 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros. |
id |
RCAP_90ef7022485f92610ef1094220ac0660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?EducaçãoInovação pedagógicaPrática pedagógicaInterdisciplinaridadeEnsino de teatroEducationPedagogical innovationPedagogical practiceInterdisciplinarityTheater educationCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEssa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.This research aimed to understand how is the dialogue between the Theater (Dramatic Writing) and other areas of school knowledge in the Municipal College Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), within a project called Gymkhana literary. To develop this research, we adopted a qualitative research etnografhic feature during the entire process. Data collection was performed, based on participant observation, whose records were made in the logbook, from March to September 2014. Within the selected records 65 episodes and, from the categorical analysis of these episodes, was possible to identify several interdisciplinary processes, called (1) disciplinarity, (2) multidisciplinarity, (3) crossdisciplinary, (4) pluridisciplinarity, (5) interdisciplinarity and (6) transdisciplinary, with reference to established interlocutions between school subjects and the various areas of knowledge involved in these processes. Content analysis revealed, among others aspects, that pedagogical practice is innovative, according as it breaks with traditional education, dissipating borders and knocking down school walls, in search of a training building trails, routes and unique ways in area education, by put students as protagonists a praxis, where learning is the main goal of a methodology less content based, focused on interdisciplinary action, naturally entering the theater in the education of young Brazilians.Brazão, José PauloSilva, Everson Melquíades AraújoDigitUMaPereira, Benedito José2018-06-12T10:51:19Z2018-01-22T00:00:00Z2018-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1976201911477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:42Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:44.512499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
title |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
spellingShingle |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? Pereira, Benedito José Educação Inovação pedagógica Prática pedagógica Interdisciplinaridade Ensino de teatro Education Pedagogical innovation Pedagogical practice Interdisciplinarity Theater education Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
title_full |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
title_fullStr |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
title_full_unstemmed |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
title_sort |
A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica? |
author |
Pereira, Benedito José |
author_facet |
Pereira, Benedito José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Silva, Everson Melquíades Araújo DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Benedito José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inovação pedagógica Prática pedagógica Interdisciplinaridade Ensino de teatro Education Pedagogical innovation Pedagogical practice Interdisciplinarity Theater education Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Inovação pedagógica Prática pedagógica Interdisciplinaridade Ensino de teatro Education Pedagogical innovation Pedagogical practice Interdisciplinarity Theater education Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-12T10:51:19Z 2018-01-22T00:00:00Z 2018-01-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1976 201911477 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1976 |
identifier_str_mv |
201911477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129917680517120 |