A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Benedito José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1976
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.
id RCAP_90ef7022485f92610ef1094220ac0660
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?EducaçãoInovação pedagógicaPrática pedagógicaInterdisciplinaridadeEnsino de teatroEducationPedagogical innovationPedagogical practiceInterdisciplinarityTheater educationCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEssa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.This research aimed to understand how is the dialogue between the Theater (Dramatic Writing) and other areas of school knowledge in the Municipal College Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), within a project called Gymkhana literary. To develop this research, we adopted a qualitative research etnografhic feature during the entire process. Data collection was performed, based on participant observation, whose records were made in the logbook, from March to September 2014. Within the selected records 65 episodes and, from the categorical analysis of these episodes, was possible to identify several interdisciplinary processes, called (1) disciplinarity, (2) multidisciplinarity, (3) crossdisciplinary, (4) pluridisciplinarity, (5) interdisciplinarity and (6) transdisciplinary, with reference to established interlocutions between school subjects and the various areas of knowledge involved in these processes. Content analysis revealed, among others aspects, that pedagogical practice is innovative, according as it breaks with traditional education, dissipating borders and knocking down school walls, in search of a training building trails, routes and unique ways in area education, by put students as protagonists a praxis, where learning is the main goal of a methodology less content based, focused on interdisciplinary action, naturally entering the theater in the education of young Brazilians.Brazão, José PauloSilva, Everson Melquíades AraújoDigitUMaPereira, Benedito José2018-06-12T10:51:19Z2018-01-22T00:00:00Z2018-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1976201911477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:42Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:44.512499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
title A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
spellingShingle A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
Pereira, Benedito José
Educação
Inovação pedagógica
Prática pedagógica
Interdisciplinaridade
Ensino de teatro
Education
Pedagogical innovation
Pedagogical practice
Interdisciplinarity
Theater education
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
title_full A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
title_fullStr A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
title_full_unstemmed A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
title_sort A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?
author Pereira, Benedito José
author_facet Pereira, Benedito José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo
Silva, Everson Melquíades Araújo
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Benedito José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inovação pedagógica
Prática pedagógica
Interdisciplinaridade
Ensino de teatro
Education
Pedagogical innovation
Pedagogical practice
Interdisciplinarity
Theater education
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Inovação pedagógica
Prática pedagógica
Interdisciplinaridade
Ensino de teatro
Education
Pedagogical innovation
Pedagogical practice
Interdisciplinarity
Theater education
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Essa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12T10:51:19Z
2018-01-22T00:00:00Z
2018-01-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1976
201911477
url http://hdl.handle.net/10400.13/1976
identifier_str_mv 201911477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129917680517120