Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/1858 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel Matos |
id |
RCAP_90f7389430d21df924ee41ea53aaa13f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/1858 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma escola, uma cultura, um estudo de casoRanking nacional de escolasCultura de escolaEstudo de casoEscola de sucessoDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel MatosEste trabalho foi desenvolvido segundo um projecto denominado Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P), que tinha como objectivos principais identificar escolas de sucesso, segundo uma definição própria do projecto; caracterizar estas escolas de sucesso, identificando factores organizacionais e de funcionamento comuns; e perceber se alguns dos factores identificados promovem o sucesso escolar. Com este trabalho pretende-se auxiliar este projecto caracterizando a cultura de uma das escolas identificadas como sendo de sucesso, de forma a poder-se reconhecer factores que podem ser promotores do sucesso escolar. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso à escola seleccionada onde foram realizadas entrevistas a uma fracção da comunidade escolar, que se tentou ser o mais representativo possível, para além de visitas guiadas às instalações da escola. Com esta metodologia de investigação pretendeu-se estar em contacto mais directo e presencial com a comunidade escolar e desta forma poder observar, reconhecer e descrever com observações reais, a identidade da cultura desta escola. Neste trabalho identificaram-se factores singulares da cultura desta escola que podem ser interpretados como promotores do sucessoFCT-UNLMatos, José Manuel Leonardo deRUNMoura, Hélder Filipe de Bessa2009-03-04T10:29:53Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:58Zoai:run.unl.pt:10362/1858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:53.491073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
title |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
spellingShingle |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso Moura, Hélder Filipe de Bessa Ranking nacional de escolas Cultura de escola Estudo de caso Escola de sucesso |
title_short |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
title_full |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
title_fullStr |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
title_sort |
Uma escola, uma cultura, um estudo de caso |
author |
Moura, Hélder Filipe de Bessa |
author_facet |
Moura, Hélder Filipe de Bessa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, José Manuel Leonardo de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Hélder Filipe de Bessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ranking nacional de escolas Cultura de escola Estudo de caso Escola de sucesso |
topic |
Ranking nacional de escolas Cultura de escola Estudo de caso Escola de sucesso |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel Matos |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-03-04T10:29:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/1858 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/1858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FCT-UNL |
publisher.none.fl_str_mv |
FCT-UNL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137801594208256 |