Uma escola, uma cultura, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Hélder Filipe de Bessa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/1858
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel Matos
id RCAP_90f7389430d21df924ee41ea53aaa13f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/1858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma escola, uma cultura, um estudo de casoRanking nacional de escolasCultura de escolaEstudo de casoEscola de sucessoDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel MatosEste trabalho foi desenvolvido segundo um projecto denominado Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso (Refª FCG SEB07P), que tinha como objectivos principais identificar escolas de sucesso, segundo uma definição própria do projecto; caracterizar estas escolas de sucesso, identificando factores organizacionais e de funcionamento comuns; e perceber se alguns dos factores identificados promovem o sucesso escolar. Com este trabalho pretende-se auxiliar este projecto caracterizando a cultura de uma das escolas identificadas como sendo de sucesso, de forma a poder-se reconhecer factores que podem ser promotores do sucesso escolar. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso à escola seleccionada onde foram realizadas entrevistas a uma fracção da comunidade escolar, que se tentou ser o mais representativo possível, para além de visitas guiadas às instalações da escola. Com esta metodologia de investigação pretendeu-se estar em contacto mais directo e presencial com a comunidade escolar e desta forma poder observar, reconhecer e descrever com observações reais, a identidade da cultura desta escola. Neste trabalho identificaram-se factores singulares da cultura desta escola que podem ser interpretados como promotores do sucessoFCT-UNLMatos, José Manuel Leonardo deRUNMoura, Hélder Filipe de Bessa2009-03-04T10:29:53Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/1858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:58Zoai:run.unl.pt:10362/1858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:53.491073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
title Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
spellingShingle Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
Moura, Hélder Filipe de Bessa
Ranking nacional de escolas
Cultura de escola
Estudo de caso
Escola de sucesso
title_short Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
title_full Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
title_fullStr Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
title_sort Uma escola, uma cultura, um estudo de caso
author Moura, Hélder Filipe de Bessa
author_facet Moura, Hélder Filipe de Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Hélder Filipe de Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ranking nacional de escolas
Cultura de escola
Estudo de caso
Escola de sucesso
topic Ranking nacional de escolas
Cultura de escola
Estudo de caso
Escola de sucesso
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade Nova de Lisboa,Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob orientação do Professor Doutor José Manuel Matos
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-03-04T10:29:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/1858
url http://hdl.handle.net/10362/1858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FCT-UNL
publisher.none.fl_str_mv FCT-UNL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137801594208256