A cultura de uma escola - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11272
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
id RCAP_d6f974169ee0548ca78bf49968995927
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura de uma escola - estudo de casoCultura de escolaEstudo de casoMatriz de cultura de escolaSucessoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioEste estudo de caso que decorreu essencialmente entre março e abril de 2012 pretendeu caracterizar a cultura de uma escola, através da realização de uma investigação qualitativa. Teve também como objetivo verificar a aplicação na prática de uma matriz de análise de cultura de escola, construída segundo as vertentes de “Cultura de Escola” exploradas por Deal e Peterson (2009), e a partir da qual foram construídos os guiões para as entrevistas. A matriz de análise de cultura de escola mostrou-se adequada e completa. Pelo facto do instrumento ser bastante detalhado tornou-se possível identificar os pontos fortes da escola, assim como os pontos a melhorar. A escola em estudo apresenta a maioria das características definidas por Deal e Peterson (2009) para as escolas com culturas positivas, tais como: um profundo senso de história e finalidade; uma missão focada no aluno; valores fundamentais de colaboração, desempenho e melhoria que geram qualidade, realização e aprendizagem; um corpo docente que utiliza o conhecimento, a experiência e pesquisa para melhorar as suas práticas, através da partilha e confiança; um sentimento compartilhado de responsabilidade pelos resultados dos alunos; rituais e cerimónias que reforçam os valores culturais centrais; histórias que celebram sucessos; uma sensação geral de conexão interpessoal, finalidade significativa e crença no futuro; uma rede cultural que promove fluxos de comunicação positivos; uma liderança que combina continuidade com melhoria.Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNCosta, Alexandra de Oliveira Martins Varela2014-02-03T15:30:38Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:43Zoai:run.unl.pt:10362/11272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:11.429144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura de uma escola - estudo de caso
title A cultura de uma escola - estudo de caso
spellingShingle A cultura de uma escola - estudo de caso
Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela
Cultura de escola
Estudo de caso
Matriz de cultura de escola
Sucesso
title_short A cultura de uma escola - estudo de caso
title_full A cultura de uma escola - estudo de caso
title_fullStr A cultura de uma escola - estudo de caso
title_full_unstemmed A cultura de uma escola - estudo de caso
title_sort A cultura de uma escola - estudo de caso
author Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela
author_facet Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de escola
Estudo de caso
Matriz de cultura de escola
Sucesso
topic Cultura de escola
Estudo de caso
Matriz de cultura de escola
Sucesso
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-03T15:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11272
url http://hdl.handle.net/10362/11272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137843716554752