A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandrina da Mota
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2774
Resumo: O trabalho em foco visa provocar e suscitar, em quem possa lê-lo, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica do fenómeno musical dentro das instituições escolares, relativamente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este trabalho tornou-se relevante para nós, uma vez que o nosso objectivo foi apurar o contributo da música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no referido nível de ensino. O interesse pela educação como um todo e, em particular, pela educação musical, estimula-nos a uma reflexão sobre o momento atual da prática musical nas escolas do nosso país. A abordagem do tema foi feita através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica, através de referências importantes sobre o assunto e o da pesquisa de campo, pela aplicação de um inquérito por questionário a dezoito professores do concelho de Cabeceiras de Basto, inquéritos que tinham como objectivo confrontar as opções teóricas com as práticas desenvolvidas. Na análise dos dados foi usada a análise estatística simples tendo-se verificado que os professores do 1º ciclo do concelho de Cabeceiras de basto desenvolvem uma prática musical razoavelmente equilibrada, mas muito aquém do que é exigido nos cinco eixos da Educação Musical, definidos pelas Orientações Curriculares para o 1º ciclo do Ensino Básico. Esta pesquisa revelou uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o que acabaria por apontar para o uso e funções inadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com o contexto sociocultural português.
id RCAP_90f8351cca579ba90a953608dd2413aa
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino BásicoEducação musicalEnsino/aprendizagemEnsino básico 1º cicloO trabalho em foco visa provocar e suscitar, em quem possa lê-lo, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica do fenómeno musical dentro das instituições escolares, relativamente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este trabalho tornou-se relevante para nós, uma vez que o nosso objectivo foi apurar o contributo da música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no referido nível de ensino. O interesse pela educação como um todo e, em particular, pela educação musical, estimula-nos a uma reflexão sobre o momento atual da prática musical nas escolas do nosso país. A abordagem do tema foi feita através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica, através de referências importantes sobre o assunto e o da pesquisa de campo, pela aplicação de um inquérito por questionário a dezoito professores do concelho de Cabeceiras de Basto, inquéritos que tinham como objectivo confrontar as opções teóricas com as práticas desenvolvidas. Na análise dos dados foi usada a análise estatística simples tendo-se verificado que os professores do 1º ciclo do concelho de Cabeceiras de basto desenvolvem uma prática musical razoavelmente equilibrada, mas muito aquém do que é exigido nos cinco eixos da Educação Musical, definidos pelas Orientações Curriculares para o 1º ciclo do Ensino Básico. Esta pesquisa revelou uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o que acabaria por apontar para o uso e funções inadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com o contexto sociocultural português.The work aims to bring into focus and make, those who can read it, the indispensable and necessary perception to understand the process and dynamic of musical phenomenon inside educational institutions, with respect to the Primary Education. This way, this work became relevant for us, since our goal was to determine the contribution of Portuguese music as a teaching tool for analysis and textual interpretation in this level of teaching. The interest in education as a whole and, in particular, by the musical education, encourages us to a reflection on the current moment of musical practice in the schools of our country. The approach to the theme was carried through the confluence of two paths: by the literature research through important references on the subject, and by the field research by applying a questionnaire to eighteen teachers of the Cabeceiras de Basto county, surveys which aim to confront the theoretical options to the developed practices. In the data analysis was used simple statistical analysis, being verified that teachers of the Primary Education of Cabeceiras de Basto develop a balanced musical practice, but far short of what is required in the five shafts of Music Education, set by Curriculum Guidelines for the Primary Education. This research revealed a pronounced disconnection between the "talk about music" and the "making music", which would point to the inadequate use and functions of musical practice, in disharmony with student reality and dissonant with the Portuguese sociocultural context.2013-10-08T11:04:02Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2774pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Sandrina da Motareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:20.606267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
title A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
Sousa, Sandrina da Mota
Educação musical
Ensino/aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
title_short A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no 1º ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Sandrina da Mota
author_facet Sousa, Sandrina da Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sandrina da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Ensino/aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
topic Educação musical
Ensino/aprendizagem
Ensino básico 1º ciclo
description O trabalho em foco visa provocar e suscitar, em quem possa lê-lo, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica do fenómeno musical dentro das instituições escolares, relativamente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este trabalho tornou-se relevante para nós, uma vez que o nosso objectivo foi apurar o contributo da música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no referido nível de ensino. O interesse pela educação como um todo e, em particular, pela educação musical, estimula-nos a uma reflexão sobre o momento atual da prática musical nas escolas do nosso país. A abordagem do tema foi feita através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica, através de referências importantes sobre o assunto e o da pesquisa de campo, pela aplicação de um inquérito por questionário a dezoito professores do concelho de Cabeceiras de Basto, inquéritos que tinham como objectivo confrontar as opções teóricas com as práticas desenvolvidas. Na análise dos dados foi usada a análise estatística simples tendo-se verificado que os professores do 1º ciclo do concelho de Cabeceiras de basto desenvolvem uma prática musical razoavelmente equilibrada, mas muito aquém do que é exigido nos cinco eixos da Educação Musical, definidos pelas Orientações Curriculares para o 1º ciclo do Ensino Básico. Esta pesquisa revelou uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o que acabaria por apontar para o uso e funções inadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com o contexto sociocultural português.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-10-08T11:04:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2774
url http://hdl.handle.net/10348/2774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137151573557248