A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Patrícia Alves de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18019
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo propor a utilização de literatura nas aulas de línguas estrangeira, de modo a explorar conteúdos socioculturais e sociolinguísticos emergentes na sociedade do século XXI, como o multiculturalismo, o multilinguismo e a interacção com alteridade. Para concretizar esta abordagem optou-se pela literatura chicana, uma vez que se considera que a conjuntura socio-histórica que está na sua origem, o objectivo de activismo social que a caracteriza, bem como a sua especificidade linguística, podem fornecer o enquadramento didático a partir de novas perspectivas para uma abordagem sociocultural do ensino de inglês e de espanhol. Duas unidades didáticas, aplicadas no Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, exemplificam como se podem planificar as aulas de língua estrangeira, aliando o objectivo de aprendizagem linguística às competências interculturais que importa reforçar na conjuntura actual.
id RCAP_911f1c3012040739f24697d8ad4802e2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem socioculturalLiteratura chicanaSocioculturalLínguas estrangeirasEnsinoChicano literatureSocioculturalForeign languagesTeachingLiteratura chicana lengua extranjeraSocioculturalEnseñanzaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho tem como objectivo propor a utilização de literatura nas aulas de línguas estrangeira, de modo a explorar conteúdos socioculturais e sociolinguísticos emergentes na sociedade do século XXI, como o multiculturalismo, o multilinguismo e a interacção com alteridade. Para concretizar esta abordagem optou-se pela literatura chicana, uma vez que se considera que a conjuntura socio-histórica que está na sua origem, o objectivo de activismo social que a caracteriza, bem como a sua especificidade linguística, podem fornecer o enquadramento didático a partir de novas perspectivas para uma abordagem sociocultural do ensino de inglês e de espanhol. Duas unidades didáticas, aplicadas no Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, exemplificam como se podem planificar as aulas de língua estrangeira, aliando o objectivo de aprendizagem linguística às competências interculturais que importa reforçar na conjuntura actual.This work aims to propose the use of literature in foreign language classes in order to convey sociocultural and sociolinguistic contents of the XXI century, such as multiculturalism, multilingualism and tolerance for alterity. To validate this approach Chicano literature was chosen, since it is believed that its social activism, the socio-historical context from which it emerges, and its linguistic features, can provide the educational framework for a sociocultural approach in foreign language classes. Two unit plans, taught at the Instituto Español Giner de los Ríos in Lisbon, exemplify how foreign language classes can be planned, in order to combine the linguistic aim to the intercultural skills that should be reinforced in the current century.Este trabajo tiene como objetivo proponer el uso de la literatura en las clases de lengua extranjera para transmitir contenidos socioculturales y sociolingüísticos del siglo XXI, como el multiculturalismo, el multilingüismo y la tolerancia de la alteridad. Para validar este enfoque fue elegida la literatura chicana, ya que se considera que su contexto socio-histórico, su objetivo de activismo social, así como su especificidad lingüística, pueden proporcionar el marco educativo para un enfoque social y cultural en la enseñanza de inglés y español. Dos unidades didácticas, impartidas en el Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, ejemplifican cómo se pueden planificar clases de lengua extranjera, a fin de combinar el objetivo lingüístico con las destrezas interculturales que se deberían reforzar en el entorno actual.Madrona Fernandez, AlbertoMatos, AnaRUNLobo, Patrícia Alves de Carvalho2016-06-06T18:03:00Z2016-02-122016-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18019TID:201065533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:56:33Zoai:run.unl.pt:10362/18019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:25.931184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
title A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
spellingShingle A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
Lobo, Patrícia Alves de Carvalho
Literatura chicana
Sociocultural
Línguas estrangeiras
Ensino
Chicano literature
Sociocultural
Foreign languages
Teaching
Literatura chicana lengua extranjera
Sociocultural
Enseñanza
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
title_full A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
title_fullStr A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
title_full_unstemmed A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
title_sort A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
author Lobo, Patrícia Alves de Carvalho
author_facet Lobo, Patrícia Alves de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madrona Fernandez, Alberto
Matos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Patrícia Alves de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura chicana
Sociocultural
Línguas estrangeiras
Ensino
Chicano literature
Sociocultural
Foreign languages
Teaching
Literatura chicana lengua extranjera
Sociocultural
Enseñanza
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Literatura chicana
Sociocultural
Línguas estrangeiras
Ensino
Chicano literature
Sociocultural
Foreign languages
Teaching
Literatura chicana lengua extranjera
Sociocultural
Enseñanza
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente trabalho tem como objectivo propor a utilização de literatura nas aulas de línguas estrangeira, de modo a explorar conteúdos socioculturais e sociolinguísticos emergentes na sociedade do século XXI, como o multiculturalismo, o multilinguismo e a interacção com alteridade. Para concretizar esta abordagem optou-se pela literatura chicana, uma vez que se considera que a conjuntura socio-histórica que está na sua origem, o objectivo de activismo social que a caracteriza, bem como a sua especificidade linguística, podem fornecer o enquadramento didático a partir de novas perspectivas para uma abordagem sociocultural do ensino de inglês e de espanhol. Duas unidades didáticas, aplicadas no Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, exemplificam como se podem planificar as aulas de língua estrangeira, aliando o objectivo de aprendizagem linguística às competências interculturais que importa reforçar na conjuntura actual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06T18:03:00Z
2016-02-12
2016-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18019
TID:201065533
url http://hdl.handle.net/10362/18019
identifier_str_mv TID:201065533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137878200025088