A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18019 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo propor a utilização de literatura nas aulas de línguas estrangeira, de modo a explorar conteúdos socioculturais e sociolinguísticos emergentes na sociedade do século XXI, como o multiculturalismo, o multilinguismo e a interacção com alteridade. Para concretizar esta abordagem optou-se pela literatura chicana, uma vez que se considera que a conjuntura socio-histórica que está na sua origem, o objectivo de activismo social que a caracteriza, bem como a sua especificidade linguística, podem fornecer o enquadramento didático a partir de novas perspectivas para uma abordagem sociocultural do ensino de inglês e de espanhol. Duas unidades didáticas, aplicadas no Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, exemplificam como se podem planificar as aulas de língua estrangeira, aliando o objectivo de aprendizagem linguística às competências interculturais que importa reforçar na conjuntura actual. |
id |
RCAP_911f1c3012040739f24697d8ad4802e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem socioculturalLiteratura chicanaSocioculturalLínguas estrangeirasEnsinoChicano literatureSocioculturalForeign languagesTeachingLiteratura chicana lengua extranjeraSocioculturalEnseñanzaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho tem como objectivo propor a utilização de literatura nas aulas de línguas estrangeira, de modo a explorar conteúdos socioculturais e sociolinguísticos emergentes na sociedade do século XXI, como o multiculturalismo, o multilinguismo e a interacção com alteridade. Para concretizar esta abordagem optou-se pela literatura chicana, uma vez que se considera que a conjuntura socio-histórica que está na sua origem, o objectivo de activismo social que a caracteriza, bem como a sua especificidade linguística, podem fornecer o enquadramento didático a partir de novas perspectivas para uma abordagem sociocultural do ensino de inglês e de espanhol. Duas unidades didáticas, aplicadas no Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, exemplificam como se podem planificar as aulas de língua estrangeira, aliando o objectivo de aprendizagem linguística às competências interculturais que importa reforçar na conjuntura actual.This work aims to propose the use of literature in foreign language classes in order to convey sociocultural and sociolinguistic contents of the XXI century, such as multiculturalism, multilingualism and tolerance for alterity. To validate this approach Chicano literature was chosen, since it is believed that its social activism, the socio-historical context from which it emerges, and its linguistic features, can provide the educational framework for a sociocultural approach in foreign language classes. Two unit plans, taught at the Instituto Español Giner de los Ríos in Lisbon, exemplify how foreign language classes can be planned, in order to combine the linguistic aim to the intercultural skills that should be reinforced in the current century.Este trabajo tiene como objetivo proponer el uso de la literatura en las clases de lengua extranjera para transmitir contenidos socioculturales y sociolingüísticos del siglo XXI, como el multiculturalismo, el multilingüismo y la tolerancia de la alteridad. Para validar este enfoque fue elegida la literatura chicana, ya que se considera que su contexto socio-histórico, su objetivo de activismo social, así como su especificidad lingüística, pueden proporcionar el marco educativo para un enfoque social y cultural en la enseñanza de inglés y español. Dos unidades didácticas, impartidas en el Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, ejemplifican cómo se pueden planificar clases de lengua extranjera, a fin de combinar el objetivo lingüístico con las destrezas interculturales que se deberían reforzar en el entorno actual.Madrona Fernandez, AlbertoMatos, AnaRUNLobo, Patrícia Alves de Carvalho2016-06-06T18:03:00Z2016-02-122016-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18019TID:201065533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:56:33Zoai:run.unl.pt:10362/18019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:25.931184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
title |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
spellingShingle |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural Lobo, Patrícia Alves de Carvalho Literatura chicana Sociocultural Línguas estrangeiras Ensino Chicano literature Sociocultural Foreign languages Teaching Literatura chicana lengua extranjera Sociocultural Enseñanza Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
title_full |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
title_fullStr |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
title_full_unstemmed |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
title_sort |
A literatura chicana no ensino do Inglês e do Espanhol como língua estrangeira : novas perspectivas para uma abordagem sociocultural |
author |
Lobo, Patrícia Alves de Carvalho |
author_facet |
Lobo, Patrícia Alves de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madrona Fernandez, Alberto Matos, Ana RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Patrícia Alves de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura chicana Sociocultural Línguas estrangeiras Ensino Chicano literature Sociocultural Foreign languages Teaching Literatura chicana lengua extranjera Sociocultural Enseñanza Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Literatura chicana Sociocultural Línguas estrangeiras Ensino Chicano literature Sociocultural Foreign languages Teaching Literatura chicana lengua extranjera Sociocultural Enseñanza Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente trabalho tem como objectivo propor a utilização de literatura nas aulas de línguas estrangeira, de modo a explorar conteúdos socioculturais e sociolinguísticos emergentes na sociedade do século XXI, como o multiculturalismo, o multilinguismo e a interacção com alteridade. Para concretizar esta abordagem optou-se pela literatura chicana, uma vez que se considera que a conjuntura socio-histórica que está na sua origem, o objectivo de activismo social que a caracteriza, bem como a sua especificidade linguística, podem fornecer o enquadramento didático a partir de novas perspectivas para uma abordagem sociocultural do ensino de inglês e de espanhol. Duas unidades didáticas, aplicadas no Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, exemplificam como se podem planificar as aulas de língua estrangeira, aliando o objectivo de aprendizagem linguística às competências interculturais que importa reforçar na conjuntura actual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-06T18:03:00Z 2016-02-12 2016-02-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18019 TID:201065533 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18019 |
identifier_str_mv |
TID:201065533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137878200025088 |