Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37890 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_9132a5cd7677da133aeda5e7b8b6aa73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37890 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimentoAgógica musicalEducação de infânciaEducação musicalInterações sociaisMusical agogicChildhood educationMusical educationSocial interactionsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionado, do Mestrado de Educação Pré-Escolar desenvolve-se em torno da agógica musical e a sua influência no comportamento das crianças, intitulando-se Agógica Musical no Jardim-de-Infância e na Creche. Atividades de Exploração e Desenvolvimento. Neste sentido, o projeto tinha como objetivos: o desenvolvimento das capacidades de expressão e respeito por si mesmo e pelo outro; a diminuição das distâncias entre as famílias, crianças e instituição; o fortalecimento do gosto pelas artes, nomeadamente a música. O Projeto de Intervenção Pedagógica segue a metodologia de ensino da instituição, modelo curricular High/Scope, centrando-se nos interesses e necessidades das crianças. Tendo também como base a abordagem à aproximação da metodologia de Investigação-Ação, baseando-se assim num ciclo contínuo de observação, planeamento, reflexão e avaliação. Como forma de comprovar a obtenção dos objetivos pretendidos, foram utilizados como instrumentos de recolha fotografias, tabela de registos de incidentes críticos e o Baú das Artes. Com o Projeto de Intervenção Pedagógica, verificou-se que a presença da música em contextos de Jardim-de-Infância e Creche, ajudou a que as crianças desenvolvessem melhores interações sociais entre pares e até mesmo com o adulto. A diminuição das distâncias entre famílias e instituição foi também alcançada, na medida em que os pais começaram a demonstrar mais interesse pelas aprendizagens adquiridas pelos filhos no ambiente educativo, e também começaram a partilhar as experiências que têm com os filhos no contexto familiar. Por fim, o Projeto de Intervenção Pedagógica permitiu demonstrar a influência positiva da música e da educação musical nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças.The present professional internship report was conducted in the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, in the Masters of Pre-School Education, which is developed around the musical agogic and its influence in the behavior of children, and is named as Musical Agogic in the Kindergarden and Day-Care. Activities of Development and Exploration. In this regard, the project had the following objectives: the development of expression capabilities and the respect for oneself and the other; a reduction in the distance between families, children and the institution; strengthening the interest in arts, namely, the music. The Project of Educational Intervention follows the teaching methodology of the institution, a High/Scope curricular model, focusing on the interests and necessitates of the children. It was also based on the use of a research-action methodology, which allowed a continuous observation, planning, reflection and evaluation. To prove the accomplishment of the desired objectives, it was resorted to some instruments to gather data, such as, photographs, registry tables of important incidents and a Chest of Arts. With the Project of Educational Intervention, it was verified that the presence of music in the Kindergarden and Day-Care, helped the children develop better social interactions between pairs and even with the adult. The reduction in the distance between families and the institution was also achieved, since the parents started to show interest in the learnings that the children acquired in the education field and even started to share experiences that they have with the children in the familiar field. Lastly, the Project of Educational Intervention allowed the demonstration of the positive influence of the music and the musical education during the learning process and in the personal development of the children.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoSerre, Diana Raquel Alves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/37890por201513374info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:51.382696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
title |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
spellingShingle |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento Serre, Diana Raquel Alves Agógica musical Educação de infância Educação musical Interações sociais Musical agogic Childhood education Musical education Social interactions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
title_full |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
title_fullStr |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
title_sort |
Agógica musical no jardim-de-infância e na creche: atividades de exploração e desenvolvimento |
author |
Serre, Diana Raquel Alves |
author_facet |
Serre, Diana Raquel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, António Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serre, Diana Raquel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agógica musical Educação de infância Educação musical Interações sociais Musical agogic Childhood education Musical education Social interactions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Agógica musical Educação de infância Educação musical Interações sociais Musical agogic Childhood education Musical education Social interactions Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37890 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132605496426496 |