Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cátia Filipa Amaral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28733
Resumo: O presente relatório aborda primeiramente todo o trabalho realizado através da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Essa primeira secção, além do contexto histórico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e tudo o que a envolve, contém também toda a observação e intervenção executadas pela mestranda ao longo do ano letivo de 2019/2020, na classe de canto do Professor Doutor José Manuel Araújo. Na segunda secção existe uma investigação aprofundada sobre a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal. Em suma, a investigação tem como objetivo não só realçar que o movimento pode ser usado para auxiliar no ato de cantar, envolver ainda mais o aluno no exercício proposto, excluir possíveis tensões físicas criadas inconscientemente, como também resolver questões ao nível da técnica vocal; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: The importance of posture and body movements in support of vocal technique progress Abstract: This report first addresses all the work done through the Supervised Teaching Practice course of the Master in Music Teaching at the University of Évora. This first section, in addition to the historical context of the Artistic School of Music at the National Conservatory and everything that involves it, also contains all the observation and intervention performed by the master student during the academic year 2019/2020, in the singing class of Professor Doutor José Manuel Araújo. In the second section there is an in-depth investigation of the importance of posture and body movements to support the progress of vocal technique. In short, the investigation aims to not only emphasize that the movement can be used to assist in the act of singing, to further involve the student in the proposed exercise, to exclude possible physical tensions created unconsciously, but also to resolve questions in terms of vocal technique.
id RCAP_7cdb5ebbfa381ed2f3a6611e3b45d5c5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocalEnsinoMovimentoPosturaCantoTécnica VocalTeachingMovementPostureSingingVocal TechniqueO presente relatório aborda primeiramente todo o trabalho realizado através da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Essa primeira secção, além do contexto histórico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e tudo o que a envolve, contém também toda a observação e intervenção executadas pela mestranda ao longo do ano letivo de 2019/2020, na classe de canto do Professor Doutor José Manuel Araújo. Na segunda secção existe uma investigação aprofundada sobre a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal. Em suma, a investigação tem como objetivo não só realçar que o movimento pode ser usado para auxiliar no ato de cantar, envolver ainda mais o aluno no exercício proposto, excluir possíveis tensões físicas criadas inconscientemente, como também resolver questões ao nível da técnica vocal; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: The importance of posture and body movements in support of vocal technique progress Abstract: This report first addresses all the work done through the Supervised Teaching Practice course of the Master in Music Teaching at the University of Évora. This first section, in addition to the historical context of the Artistic School of Music at the National Conservatory and everything that involves it, also contains all the observation and intervention performed by the master student during the academic year 2019/2020, in the singing class of Professor Doutor José Manuel Araújo. In the second section there is an in-depth investigation of the importance of posture and body movements to support the progress of vocal technique. In short, the investigation aims to not only emphasize that the movement can be used to assist in the act of singing, to further involve the student in the proposed exercise, to exclude possible physical tensions created unconsciously, but also to resolve questions in terms of vocal technique.Universidade de Évora2021-01-21T14:27:02Z2021-01-212020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28733http://hdl.handle.net/10174/28733TID:202576990porDepartamento de Músicacatiafilipaamaralsousa@gmail.com203Sousa, Cátia Filipa Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.515801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
Sousa, Cátia Filipa Amaral
Ensino
Movimento
Postura
Canto
Técnica Vocal
Teaching
Movement
Posture
Singing
Vocal Technique
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
author Sousa, Cátia Filipa Amaral
author_facet Sousa, Cátia Filipa Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cátia Filipa Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Movimento
Postura
Canto
Técnica Vocal
Teaching
Movement
Posture
Singing
Vocal Technique
topic Ensino
Movimento
Postura
Canto
Técnica Vocal
Teaching
Movement
Posture
Singing
Vocal Technique
description O presente relatório aborda primeiramente todo o trabalho realizado através da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Essa primeira secção, além do contexto histórico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e tudo o que a envolve, contém também toda a observação e intervenção executadas pela mestranda ao longo do ano letivo de 2019/2020, na classe de canto do Professor Doutor José Manuel Araújo. Na segunda secção existe uma investigação aprofundada sobre a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal. Em suma, a investigação tem como objetivo não só realçar que o movimento pode ser usado para auxiliar no ato de cantar, envolver ainda mais o aluno no exercício proposto, excluir possíveis tensões físicas criadas inconscientemente, como também resolver questões ao nível da técnica vocal; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: The importance of posture and body movements in support of vocal technique progress Abstract: This report first addresses all the work done through the Supervised Teaching Practice course of the Master in Music Teaching at the University of Évora. This first section, in addition to the historical context of the Artistic School of Music at the National Conservatory and everything that involves it, also contains all the observation and intervention performed by the master student during the academic year 2019/2020, in the singing class of Professor Doutor José Manuel Araújo. In the second section there is an in-depth investigation of the importance of posture and body movements to support the progress of vocal technique. In short, the investigation aims to not only emphasize that the movement can be used to assist in the act of singing, to further involve the student in the proposed exercise, to exclude possible physical tensions created unconsciously, but also to resolve questions in terms of vocal technique.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T00:00:00Z
2021-01-21T14:27:02Z
2021-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28733
http://hdl.handle.net/10174/28733
TID:202576990
url http://hdl.handle.net/10174/28733
identifier_str_mv TID:202576990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
catiafilipaamaralsousa@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136669015736320