Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28733 |
Resumo: | O presente relatório aborda primeiramente todo o trabalho realizado através da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Essa primeira secção, além do contexto histórico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e tudo o que a envolve, contém também toda a observação e intervenção executadas pela mestranda ao longo do ano letivo de 2019/2020, na classe de canto do Professor Doutor José Manuel Araújo. Na segunda secção existe uma investigação aprofundada sobre a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal. Em suma, a investigação tem como objetivo não só realçar que o movimento pode ser usado para auxiliar no ato de cantar, envolver ainda mais o aluno no exercício proposto, excluir possíveis tensões físicas criadas inconscientemente, como também resolver questões ao nível da técnica vocal; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: The importance of posture and body movements in support of vocal technique progress Abstract: This report first addresses all the work done through the Supervised Teaching Practice course of the Master in Music Teaching at the University of Évora. This first section, in addition to the historical context of the Artistic School of Music at the National Conservatory and everything that involves it, also contains all the observation and intervention performed by the master student during the academic year 2019/2020, in the singing class of Professor Doutor José Manuel Araújo. In the second section there is an in-depth investigation of the importance of posture and body movements to support the progress of vocal technique. In short, the investigation aims to not only emphasize that the movement can be used to assist in the act of singing, to further involve the student in the proposed exercise, to exclude possible physical tensions created unconsciously, but also to resolve questions in terms of vocal technique. |
id |
RCAP_7cdb5ebbfa381ed2f3a6611e3b45d5c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocalEnsinoMovimentoPosturaCantoTécnica VocalTeachingMovementPostureSingingVocal TechniqueO presente relatório aborda primeiramente todo o trabalho realizado através da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Essa primeira secção, além do contexto histórico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e tudo o que a envolve, contém também toda a observação e intervenção executadas pela mestranda ao longo do ano letivo de 2019/2020, na classe de canto do Professor Doutor José Manuel Araújo. Na segunda secção existe uma investigação aprofundada sobre a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal. Em suma, a investigação tem como objetivo não só realçar que o movimento pode ser usado para auxiliar no ato de cantar, envolver ainda mais o aluno no exercício proposto, excluir possíveis tensões físicas criadas inconscientemente, como também resolver questões ao nível da técnica vocal; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: The importance of posture and body movements in support of vocal technique progress Abstract: This report first addresses all the work done through the Supervised Teaching Practice course of the Master in Music Teaching at the University of Évora. This first section, in addition to the historical context of the Artistic School of Music at the National Conservatory and everything that involves it, also contains all the observation and intervention performed by the master student during the academic year 2019/2020, in the singing class of Professor Doutor José Manuel Araújo. In the second section there is an in-depth investigation of the importance of posture and body movements to support the progress of vocal technique. In short, the investigation aims to not only emphasize that the movement can be used to assist in the act of singing, to further involve the student in the proposed exercise, to exclude possible physical tensions created unconsciously, but also to resolve questions in terms of vocal technique.Universidade de Évora2021-01-21T14:27:02Z2021-01-212020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28733http://hdl.handle.net/10174/28733TID:202576990porDepartamento de Músicacatiafilipaamaralsousa@gmail.com203Sousa, Cátia Filipa Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.515801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal Sousa, Cátia Filipa Amaral Ensino Movimento Postura Canto Técnica Vocal Teaching Movement Posture Singing Vocal Technique |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal |
author |
Sousa, Cátia Filipa Amaral |
author_facet |
Sousa, Cátia Filipa Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Cátia Filipa Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Movimento Postura Canto Técnica Vocal Teaching Movement Posture Singing Vocal Technique |
topic |
Ensino Movimento Postura Canto Técnica Vocal Teaching Movement Posture Singing Vocal Technique |
description |
O presente relatório aborda primeiramente todo o trabalho realizado através da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Essa primeira secção, além do contexto histórico da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e tudo o que a envolve, contém também toda a observação e intervenção executadas pela mestranda ao longo do ano letivo de 2019/2020, na classe de canto do Professor Doutor José Manuel Araújo. Na segunda secção existe uma investigação aprofundada sobre a importância da postura e dos movimentos corporais como apoio ao progresso da técnica vocal. Em suma, a investigação tem como objetivo não só realçar que o movimento pode ser usado para auxiliar no ato de cantar, envolver ainda mais o aluno no exercício proposto, excluir possíveis tensões físicas criadas inconscientemente, como também resolver questões ao nível da técnica vocal; Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: The importance of posture and body movements in support of vocal technique progress Abstract: This report first addresses all the work done through the Supervised Teaching Practice course of the Master in Music Teaching at the University of Évora. This first section, in addition to the historical context of the Artistic School of Music at the National Conservatory and everything that involves it, also contains all the observation and intervention performed by the master student during the academic year 2019/2020, in the singing class of Professor Doutor José Manuel Araújo. In the second section there is an in-depth investigation of the importance of posture and body movements to support the progress of vocal technique. In short, the investigation aims to not only emphasize that the movement can be used to assist in the act of singing, to further involve the student in the proposed exercise, to exclude possible physical tensions created unconsciously, but also to resolve questions in terms of vocal technique. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T00:00:00Z 2021-01-21T14:27:02Z 2021-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28733 http://hdl.handle.net/10174/28733 TID:202576990 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28733 |
identifier_str_mv |
TID:202576990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música catiafilipaamaralsousa@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136669015736320 |