Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carina Isabel Matias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28721
Resumo: O presente relatório está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada – adiante designada por PES – do Mestrado em Ensino da Música, iniciado no ano letivo 2015/2016 na Universidade de Évora. A PES foi realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, - adiante designada por EAMCN – em 2016/2017, tendo como professor cooperante o professor José Manuel Araújo e como orientadora interna a professora Liliana Bizineche. Este relatório está dividido em duas secções: a primeira sobre a PES realizada, onde estão inseridas a caracterização da EAMCN, a caracterização dos alunos observados, a descrição das aulas lecionadas, a análise crítica da atividade docente e uma conclusão. A segunda secção é composta por uma pesquisa sobre as várias escolas de Canto e de que forma o ensino de canto na EMCN é ou não influenciado pelas técnicas apresentadas na investigação; Abstract: Report on the Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – Comparative Analysis of the Techniques Taught in the Lyrical Singing Class at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional This report is inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of Master in Music Teaching, which started in the academic year 2015/2016 at the Universidade de Évora. The PES took place at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - referred as EAMCN - during the academic year of 2016/2017, with Professor José Manuel Araújo as a cooperating professor and Professor Liliana Bizineche as internal mentor. This report is divided into two sections: the first one is dedicated to the PES analysis, with a description of the EAMCN, along with the characteristics of the students observed, description of the classes taught, the critical analysis of the teaching process and, at last, a conclusion. The second section consists of a wide research on the various singing schools and how singing teaching at EAMCN may or may not be influenced by the techniques presented in this investigation.
id RCAP_91355e1aab92e10a2249896c11db1e83
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório NacionalCantoEnsinoEscolas nacionais de cantoTécnicaPedagogiaSingingTeachingNational schools of singingTechniquePedagogyO presente relatório está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada – adiante designada por PES – do Mestrado em Ensino da Música, iniciado no ano letivo 2015/2016 na Universidade de Évora. A PES foi realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, - adiante designada por EAMCN – em 2016/2017, tendo como professor cooperante o professor José Manuel Araújo e como orientadora interna a professora Liliana Bizineche. Este relatório está dividido em duas secções: a primeira sobre a PES realizada, onde estão inseridas a caracterização da EAMCN, a caracterização dos alunos observados, a descrição das aulas lecionadas, a análise crítica da atividade docente e uma conclusão. A segunda secção é composta por uma pesquisa sobre as várias escolas de Canto e de que forma o ensino de canto na EMCN é ou não influenciado pelas técnicas apresentadas na investigação; Abstract: Report on the Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – Comparative Analysis of the Techniques Taught in the Lyrical Singing Class at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional This report is inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of Master in Music Teaching, which started in the academic year 2015/2016 at the Universidade de Évora. The PES took place at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - referred as EAMCN - during the academic year of 2016/2017, with Professor José Manuel Araújo as a cooperating professor and Professor Liliana Bizineche as internal mentor. This report is divided into two sections: the first one is dedicated to the PES analysis, with a description of the EAMCN, along with the characteristics of the students observed, description of the classes taught, the critical analysis of the teaching process and, at last, a conclusion. The second section consists of a wide research on the various singing schools and how singing teaching at EAMCN may or may not be influenced by the techniques presented in this investigation.Universidade de Évora2021-01-19T17:34:19Z2021-01-192020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28721http://hdl.handle.net/10174/28721TID:202577040porDepartamento de Músicaferreiramicarina@hotmail.com203Ferreira, Carina Isabel Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:40.962315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
Ferreira, Carina Isabel Matias
Canto
Ensino
Escolas nacionais de canto
Técnica
Pedagogia
Singing
Teaching
National schools of singing
Technique
Pedagogy
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: análise comparativa das técnicas lecionadas na classe de canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
author Ferreira, Carina Isabel Matias
author_facet Ferreira, Carina Isabel Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carina Isabel Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Ensino
Escolas nacionais de canto
Técnica
Pedagogia
Singing
Teaching
National schools of singing
Technique
Pedagogy
topic Canto
Ensino
Escolas nacionais de canto
Técnica
Pedagogia
Singing
Teaching
National schools of singing
Technique
Pedagogy
description O presente relatório está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada – adiante designada por PES – do Mestrado em Ensino da Música, iniciado no ano letivo 2015/2016 na Universidade de Évora. A PES foi realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, - adiante designada por EAMCN – em 2016/2017, tendo como professor cooperante o professor José Manuel Araújo e como orientadora interna a professora Liliana Bizineche. Este relatório está dividido em duas secções: a primeira sobre a PES realizada, onde estão inseridas a caracterização da EAMCN, a caracterização dos alunos observados, a descrição das aulas lecionadas, a análise crítica da atividade docente e uma conclusão. A segunda secção é composta por uma pesquisa sobre as várias escolas de Canto e de que forma o ensino de canto na EMCN é ou não influenciado pelas técnicas apresentadas na investigação; Abstract: Report on the Supervised Teaching Practice held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional – Comparative Analysis of the Techniques Taught in the Lyrical Singing Class at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional This report is inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of Master in Music Teaching, which started in the academic year 2015/2016 at the Universidade de Évora. The PES took place at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional - referred as EAMCN - during the academic year of 2016/2017, with Professor José Manuel Araújo as a cooperating professor and Professor Liliana Bizineche as internal mentor. This report is divided into two sections: the first one is dedicated to the PES analysis, with a description of the EAMCN, along with the characteristics of the students observed, description of the classes taught, the critical analysis of the teaching process and, at last, a conclusion. The second section consists of a wide research on the various singing schools and how singing teaching at EAMCN may or may not be influenced by the techniques presented in this investigation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T00:00:00Z
2021-01-19T17:34:19Z
2021-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28721
http://hdl.handle.net/10174/28721
TID:202577040
url http://hdl.handle.net/10174/28721
identifier_str_mv TID:202577040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
ferreiramicarina@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136668334161920