Potencialidades de alguns vídeos do YouTube sobre o Teorema de Pitágoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38355 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se analisar alguns vídeos relacionados com o Teorema de Pitágoras, segundo três perspetivas: conteúdo do vídeo, conteúdo e quantidade dos comentários e análise da relação vídeo e comentário. Tal análise é efetuada em três momentos: no primeiro momento a análise do conteúdo do vídeo em termos de rigor científico oral e escrito e da sua qualidade; no segundo momento a quantidade dos comentários positivos e/ou negativos, dos comentários através do “gosto” e “não gosto”; por último, análise da relação dos comentários com o visionamento/conteúdo do vídeo. Os vídeos analisados encontram-se no YouTube. Relativamente ao procedimento metodológico para a recolha de dados, a análise baseou-se na definição de expressões de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise da quantidade e qualidade dos comentários registados pelos utilizadores. Na análise realizada emergem alguns resultados indicadores de que os vídeos mais visionados e comentados, não ganham esta preferência pelo seu rigor científico. |
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Potencialidades de alguns vídeos do YouTube sobre o Teorema de PitágorasTeorema de PitágorasYouTubeVídeo onlineConceito - demonstração – aplicaçãoMultilinguismoCom este artigo pretende-se analisar alguns vídeos relacionados com o Teorema de Pitágoras, segundo três perspetivas: conteúdo do vídeo, conteúdo e quantidade dos comentários e análise da relação vídeo e comentário. Tal análise é efetuada em três momentos: no primeiro momento a análise do conteúdo do vídeo em termos de rigor científico oral e escrito e da sua qualidade; no segundo momento a quantidade dos comentários positivos e/ou negativos, dos comentários através do “gosto” e “não gosto”; por último, análise da relação dos comentários com o visionamento/conteúdo do vídeo. Os vídeos analisados encontram-se no YouTube. Relativamente ao procedimento metodológico para a recolha de dados, a análise baseou-se na definição de expressões de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise da quantidade e qualidade dos comentários registados pelos utilizadores. Na análise realizada emergem alguns resultados indicadores de que os vídeos mais visionados e comentados, não ganham esta preferência pelo seu rigor científico.Through thispaper, we intend to analyze the videos related to the Pythagorean theorem, according to three perspectives: the content of the video, the content and quantity of the commentary of the video and the analysis of video link and comment. This article seeks toanalyze the videos related to the Pythagorean theorem, according to three perspectives: video content, content and quantity of comments and the relationship between video content and comment. This analysis is done in three moments: the first time, we analyze about the content of the video, in terms of oral and written scientific accuracy and quality; the second time, we observed a quantity of positive and / or negative commentaries, the commentaries of "like" and "dislike"; Finally, we continue to analyze the relationship of the commentaries of the display / video content. Such an analysis is performed in three stages: at first, the analysis of the video content in terms of written and oral scientific accuracy and its quality; in the second time, the amountof positive and/or negative comments, the comments by "like" and "dislike"; Finally, the analysis of the relationship between the comments with the screening/video content. Videos were analyzed, obtained via YouTube. The methodological procedure for data collection, this analysis was based on the definition of search expressions, inclusion criteria, and the analysis of the quantity and quality of commentaries entered by users. Based on the analysis of the video most watched and commented on, showing that there is no scientific support preferences.The videos we analyzed can be found on YouTube. Concerning the methodological procedure for data collection, this analysis was based on the definition of search expressions, inclusion criteria and the analysis of the quantity and quality of comments posted by users. In this analysis emerge some results indicating that the most viewed and commented videos do not gain preference for its scientific accuracy.Universidade de Aveiro2023-07-05T07:58:01Z2019-03-06T00:00:00Z2019-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38355por1647-730810.34624/ilcj.v7i2.655Suharman, LuciaCarvalho, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.485527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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