Potencialidades de alguns vídeos do YouTube sobre o Teorema de Pitágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suharman, Lucia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38355
Resumo: Com este artigo pretende-se analisar alguns vídeos relacionados com o Teorema de Pitágoras, segundo três perspetivas: conteúdo do vídeo, conteúdo e quantidade dos comentários e análise da relação vídeo e comentário. Tal análise é efetuada em três momentos: no primeiro momento a análise do conteúdo do vídeo em termos de rigor científico oral e escrito e da sua qualidade; no segundo momento a quantidade dos comentários positivos e/ou negativos, dos comentários através do “gosto” e “não gosto”; por último, análise da relação dos comentários com o visionamento/conteúdo do vídeo. Os vídeos analisados encontram-se no YouTube. Relativamente ao procedimento metodológico para a recolha de dados, a análise baseou-se na definição de expressões de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise da quantidade e qualidade dos comentários registados pelos utilizadores. Na análise realizada emergem alguns resultados indicadores de que os vídeos mais visionados e comentados, não ganham esta preferência pelo seu rigor científico.
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