Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134 |
Resumo: | A vida digital passou a fazer parte integrante da maior parte da sociedade actual e, sempre que um utilizador abre uma página da internet, de forma impercetível, está a ser monitorizado nas suas pesquisas, preferências, etc. Sendo a privacidade um conceito fundamental para a vida em sociedade, o presente estudo visa perceber se os utilizadores da internet estão conscientes do que acontece com o processamento dos seus dados. De forma a operacionalizar o estudo, foi desenvolvido um questionário com oito perguntas de modo a abranger informação sobre diferentes aplicações, o qual foi distribuído pelas redes sociais e e-mail através da estratégia "bola de neve". Os resultados do nosso estudo parecem confirmar a nossa hipótese central de que efectivamente a vigilância electrónica é uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses. De uma forma geral os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre géneros, excepto para a questão sobre o conhecimento das potencialidades da ferramenta "Messenger" do Facebook utilizado em smartphones, para a qual o género feminino apresenta uma falta de conhecimento significativamente superior ao género masculino. Transportando os dados obtidos para o dia-a-dia empresarial, parece-nos de suma importância alertar para a necessidade de as empresas investirem na formação dos seus colaboradores enquanto utilizadores de internet, de modo a aumentar a consciencialização relativa à vigilância electrónica e das suas potenciais consequências, que poderão ter implicações não só a nível pessoal, mas também a nível empresarial. |
id |
RCAP_9153e4511f707b442d5f5f683de053eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/134 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portuguesesprivacidade na internet; utilização privada de dados; Facebook; Messenger; compras online.A vida digital passou a fazer parte integrante da maior parte da sociedade actual e, sempre que um utilizador abre uma página da internet, de forma impercetível, está a ser monitorizado nas suas pesquisas, preferências, etc. Sendo a privacidade um conceito fundamental para a vida em sociedade, o presente estudo visa perceber se os utilizadores da internet estão conscientes do que acontece com o processamento dos seus dados. De forma a operacionalizar o estudo, foi desenvolvido um questionário com oito perguntas de modo a abranger informação sobre diferentes aplicações, o qual foi distribuído pelas redes sociais e e-mail através da estratégia "bola de neve". Os resultados do nosso estudo parecem confirmar a nossa hipótese central de que efectivamente a vigilância electrónica é uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses. De uma forma geral os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre géneros, excepto para a questão sobre o conhecimento das potencialidades da ferramenta "Messenger" do Facebook utilizado em smartphones, para a qual o género feminino apresenta uma falta de conhecimento significativamente superior ao género masculino. Transportando os dados obtidos para o dia-a-dia empresarial, parece-nos de suma importância alertar para a necessidade de as empresas investirem na formação dos seus colaboradores enquanto utilizadores de internet, de modo a aumentar a consciencialização relativa à vigilância electrónica e das suas potenciais consequências, que poderão ter implicações não só a nível pessoal, mas também a nível empresarial.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2015-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/134International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 3, No 5 (2015)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134/69Teles, EduardoPeixoto, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:30:32Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:20.465876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
title |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
spellingShingle |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses Teles, Eduardo privacidade na internet; utilização privada de dados; Facebook; Messenger; compras online. |
title_short |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
title_full |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
title_fullStr |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
title_full_unstemmed |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
title_sort |
Vigilância Electrónica: uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses |
author |
Teles, Eduardo |
author_facet |
Teles, Eduardo Peixoto, João Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, João Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Eduardo Peixoto, João Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
privacidade na internet; utilização privada de dados; Facebook; Messenger; compras online. |
topic |
privacidade na internet; utilização privada de dados; Facebook; Messenger; compras online. |
description |
A vida digital passou a fazer parte integrante da maior parte da sociedade actual e, sempre que um utilizador abre uma página da internet, de forma impercetível, está a ser monitorizado nas suas pesquisas, preferências, etc. Sendo a privacidade um conceito fundamental para a vida em sociedade, o presente estudo visa perceber se os utilizadores da internet estão conscientes do que acontece com o processamento dos seus dados. De forma a operacionalizar o estudo, foi desenvolvido um questionário com oito perguntas de modo a abranger informação sobre diferentes aplicações, o qual foi distribuído pelas redes sociais e e-mail através da estratégia "bola de neve". Os resultados do nosso estudo parecem confirmar a nossa hipótese central de que efectivamente a vigilância electrónica é uma realidade desconhecida para a generalidade dos portugueses. De uma forma geral os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre géneros, excepto para a questão sobre o conhecimento das potencialidades da ferramenta "Messenger" do Facebook utilizado em smartphones, para a qual o género feminino apresenta uma falta de conhecimento significativamente superior ao género masculino. Transportando os dados obtidos para o dia-a-dia empresarial, parece-nos de suma importância alertar para a necessidade de as empresas investirem na formação dos seus colaboradores enquanto utilizadores de internet, de modo a aumentar a consciencialização relativa à vigilância electrónica e das suas potenciais consequências, que poderão ter implicações não só a nível pessoal, mas também a nível empresarial. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134 oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/134 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134 |
identifier_str_mv |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/134/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 3, No 5 (2015) 2182-9306 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451008290816 |