A importância do funcionamento da articulação no processo de fonação do canto : recurso à Técnica de Alexander como estratégia a aplicar num estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria José Lemos de Mendonça Moreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7217
Resumo: Este trabalho pretende apresentar a importância do funcionamento da articulação no processo de fonação do canto, recorrendo à Técnica de Alexander como estratégia de superação de problemas detetados na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da articulação. Este relatório compreende duas partes, uma de Prática de Ensino Supervisionada e outra de investigação centrada num estudo de caso. Os registos sobre a Prática de Ensino Supervisionada retiraram-se do Dossiê de Estágio já entregue. Para se desenvolver a investigação efetuou-se a devida revisão da literatura que possibilitou o enquadramento teórico do nosso trabalho. No estudo empírico recolheram-se dados que nos permitiram compreender o alcance da utilização da Técnica Alexander para melhorar o processo de fonação do canto aperfeiçoando o mecanismo da articulação.
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spelling A importância do funcionamento da articulação no processo de fonação do canto : recurso à Técnica de Alexander como estratégia a aplicar num estudo de casoArticulaçãoEnsino - aprendizagemEnsino do CantoTécnica AlexanderArticulationVoice teachingTeaching-learningAlexander TechniqueDomínio/Área Científica : HumanidadesEste trabalho pretende apresentar a importância do funcionamento da articulação no processo de fonação do canto, recorrendo à Técnica de Alexander como estratégia de superação de problemas detetados na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da articulação. Este relatório compreende duas partes, uma de Prática de Ensino Supervisionada e outra de investigação centrada num estudo de caso. Os registos sobre a Prática de Ensino Supervisionada retiraram-se do Dossiê de Estágio já entregue. Para se desenvolver a investigação efetuou-se a devida revisão da literatura que possibilitou o enquadramento teórico do nosso trabalho. No estudo empírico recolheram-se dados que nos permitiram compreender o alcance da utilização da Técnica Alexander para melhorar o processo de fonação do canto aperfeiçoando o mecanismo da articulação.Abstract : This paper aims to present the importance of how articulation works in the process of singing phonation, using Alexander Technique as a strategy to overcome problems detected in Supervised Teaching Practice within the articulation. This report comprises two parts, one on Supervised Teaching Practice and one on case study research. The records on the Supervised Teaching Practice were taken from the Internship Dossier already delivered. In order to develop the research, a proper literature review was carried out, which enabled the theoretical framework of our work. In the empirical study data was collected that allowed us to understand the scope of using Alexander Technique to improve the process of singing phonation by improving the articulation mechanism.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFonseca, Maria José Lemos de Mendonça Moreira da2020-08-12T14:41:06Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7217TID:202509737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:46.662418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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