A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5471 |
Resumo: | O presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor. |
id |
RCAP_f3f069651254aa7134a617e356b92864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica AlexanderTécnica AlexanderAcordeãoEficiênciaEnsino especializado da músicaAlexander TechniqueAccordionEfficiencySpecialized music teaching.Domínio/Área Científica::HumanidadesO presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor.Abstract : The following essay follows the Supervised Teaching Practice of this master’s student, held in Conservatório de Artes Canto Firme during the school year of 2014/2015. It features two parts. The first one includes a report with relevant information from the Supervised Teaching Practice; the second one depicts a research study that relates the artistic and pedagogical practice of the master’s student with the principles of the Alexander Technique – a method that explores psychophysical awareness into action and movement. Through Action Research methodology, procedures from the technique were applied in an accordion student of vocational education, in order to induce him to a greater playing efficiency with the instrument. All the employed strategies and their impact on the student’s and teacher’s practice are described and analyzed throughout the essay.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaSoares, Pedro José Peres CoutoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPalma, Fábio Miguel Anastácio2017-03-17T00:23:13Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5471TID:201681633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:13.246310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
title |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
spellingShingle |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander Palma, Fábio Miguel Anastácio Técnica Alexander Acordeão Eficiência Ensino especializado da música Alexander Technique Accordion Efficiency Specialized music teaching. Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
title_full |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
title_fullStr |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
title_full_unstemmed |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
title_sort |
A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander |
author |
Palma, Fábio Miguel Anastácio |
author_facet |
Palma, Fábio Miguel Anastácio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Soares, Pedro José Peres Couto Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma, Fábio Miguel Anastácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica Alexander Acordeão Eficiência Ensino especializado da música Alexander Technique Accordion Efficiency Specialized music teaching. Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Técnica Alexander Acordeão Eficiência Ensino especializado da música Alexander Technique Accordion Efficiency Specialized music teaching. Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
O presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-17T00:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5471 TID:201681633 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5471 |
identifier_str_mv |
TID:201681633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130822002868224 |