A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Fábio Miguel Anastácio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5471
Resumo: O presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor.
id RCAP_f3f069651254aa7134a617e356b92864
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica AlexanderTécnica AlexanderAcordeãoEficiênciaEnsino especializado da músicaAlexander TechniqueAccordionEfficiencySpecialized music teaching.Domínio/Área Científica::HumanidadesO presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor.Abstract : The following essay follows the Supervised Teaching Practice of this master’s student, held in Conservatório de Artes Canto Firme during the school year of 2014/2015. It features two parts. The first one includes a report with relevant information from the Supervised Teaching Practice; the second one depicts a research study that relates the artistic and pedagogical practice of the master’s student with the principles of the Alexander Technique – a method that explores psychophysical awareness into action and movement. Through Action Research methodology, procedures from the technique were applied in an accordion student of vocational education, in order to induce him to a greater playing efficiency with the instrument. All the employed strategies and their impact on the student’s and teacher’s practice are described and analyzed throughout the essay.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaSoares, Pedro José Peres CoutoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPalma, Fábio Miguel Anastácio2017-03-17T00:23:13Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5471TID:201681633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:13.246310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
title A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
spellingShingle A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
Palma, Fábio Miguel Anastácio
Técnica Alexander
Acordeão
Eficiência
Ensino especializado da música
Alexander Technique
Accordion
Efficiency
Specialized music teaching.
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
title_full A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
title_fullStr A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
title_full_unstemmed A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
title_sort A prática e o ensino do acordeão : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexander
author Palma, Fábio Miguel Anastácio
author_facet Palma, Fábio Miguel Anastácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Soares, Pedro José Peres Couto
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Fábio Miguel Anastácio
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica Alexander
Acordeão
Eficiência
Ensino especializado da música
Alexander Technique
Accordion
Efficiency
Specialized music teaching.
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Técnica Alexander
Acordeão
Eficiência
Ensino especializado da música
Alexander Technique
Accordion
Efficiency
Specialized music teaching.
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrando, ocorrida no Conservatório de Artes Canto Firme ao longo do ano letivo 2014/2015. Encontra-se delimitado por duas partes. A primeira compreende um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda retrata um estudo de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander – um método que explora a consciencialização psicofísica na ação e movimento. Através de Investigação-Ação, foram aplicados procedimentos da técnica num aluno de acordeão do ensino profissional, no sentido de o induzir a uma maior eficiência de execução com o instrumento. Todas as estratégias empregadas são descritas ao longo do trabalho, analisando-se igualmente o seu impacto na prática do aluno e do professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-17T00:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5471
TID:201681633
url http://hdl.handle.net/10400.11/5471
identifier_str_mv TID:201681633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130822002868224