Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=vmtRREeQ |
Resumo: | Introdução e objetivos: A transição para o ensino superior é uma das fases de vida mais impactantes que um jovem pode viver, não só pelas tarefas desenvolvimentais próprias da mesma, como pelos múltiplos desafios que lhes são colocados, deixando-o exposto a vários riscos com consequente repercussão no seu bem-estar socioemocional. Neste sentido, propôs-se avaliar o efeito de um programa de promoção do bem-estar socioemocional dirigidos aos estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem baseado nos princípios e técnicas meditativas do Reiki (Programa ?Naru?). Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, com um desenho quasi-experimental, com pré-teste e pós-teste, em grupo único. Utilizaram-se para constituição da amostra os instrumentos: ansiedade - Generalized Anxiety Disorder 7 (Sousa et al., 2015); depressão - Patient Health Questionnaire-9 (Monteiro et al., 2019). Para avaliação do programa: bem-estar - Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (Monteiro et al., 2012); Sofrimento psicológico - Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro et al., 2004). Resultados: Foi estudada uma amostra de 12 estudantes. Os resultados obtidos demonstraram relativamente ao sofrimento psicológico que sofrimento global (p=0,003), o stresse (p=0,002), a ansiedade (p=0,008) e a depressão (p=0,003) diminuíram após a participação do programa. Relativamente ao bem-estar, após a intervenção constatou-se um aumento do bem-estar psicológico (p=0,004), nas suas dimensões do equilíbrio (p=0,003), da sociabilidade (p=0,012) e da felicidade (p=0,002). Não houve influência na subescala de controlo de si e dos acontecimentos. Não se procedeu à análise duas subdimensões (envolvimento social e na autoestima) por se terem obtidos valores negativos na consistência interna. Isto pode ser explicado por múltiplos fatores, entre os quais a ausência de variabilidade de resposta em alguns itens e pelo tamanho da dimensão amostral. Conclusão: Demonstrou-se que o Programa ?Naru? ajudou a promover o bem-estar socioemocional dos estudantes de enfermagem. Há necessidade de realizar mais estudos que permitam a validação do Programa ?Naru?. |
id |
RCAP_915b0f62a200efa3dd3f345f0dad2b3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:13748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em EnfermagemEnfermagem de saúde mental e psiquiatriatransiçãoestudantes universitáriosbem-estarReikiIntrodução e objetivos: A transição para o ensino superior é uma das fases de vida mais impactantes que um jovem pode viver, não só pelas tarefas desenvolvimentais próprias da mesma, como pelos múltiplos desafios que lhes são colocados, deixando-o exposto a vários riscos com consequente repercussão no seu bem-estar socioemocional. Neste sentido, propôs-se avaliar o efeito de um programa de promoção do bem-estar socioemocional dirigidos aos estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem baseado nos princípios e técnicas meditativas do Reiki (Programa ?Naru?). Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, com um desenho quasi-experimental, com pré-teste e pós-teste, em grupo único. Utilizaram-se para constituição da amostra os instrumentos: ansiedade - Generalized Anxiety Disorder 7 (Sousa et al., 2015); depressão - Patient Health Questionnaire-9 (Monteiro et al., 2019). Para avaliação do programa: bem-estar - Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (Monteiro et al., 2012); Sofrimento psicológico - Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro et al., 2004). Resultados: Foi estudada uma amostra de 12 estudantes. Os resultados obtidos demonstraram relativamente ao sofrimento psicológico que sofrimento global (p=0,003), o stresse (p=0,002), a ansiedade (p=0,008) e a depressão (p=0,003) diminuíram após a participação do programa. Relativamente ao bem-estar, após a intervenção constatou-se um aumento do bem-estar psicológico (p=0,004), nas suas dimensões do equilíbrio (p=0,003), da sociabilidade (p=0,012) e da felicidade (p=0,002). Não houve influência na subescala de controlo de si e dos acontecimentos. Não se procedeu à análise duas subdimensões (envolvimento social e na autoestima) por se terem obtidos valores negativos na consistência interna. Isto pode ser explicado por múltiplos fatores, entre os quais a ausência de variabilidade de resposta em alguns itens e pelo tamanho da dimensão amostral. Conclusão: Demonstrou-se que o Programa ?Naru? ajudou a promover o bem-estar socioemocional dos estudantes de enfermagem. Há necessidade de realizar mais estudos que permitam a validação do Programa ?Naru?.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2023-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=vmtRREeQporhttp://web.esenfc.pt/?url=vmtRREeQSalgado, Nuno Filipe de Oliveira Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:13748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:26.860014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
title |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
spellingShingle |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem Salgado, Nuno Filipe de Oliveira Gil Enfermagem de saúde mental e psiquiatria transição estudantes universitários bem-estar Reiki |
title_short |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
title_full |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
title_fullStr |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
title_sort |
Programa ?Naru?: Efeito de um Programa de Promoção do Bem-estar Socioemocional nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem |
author |
Salgado, Nuno Filipe de Oliveira Gil |
author_facet |
Salgado, Nuno Filipe de Oliveira Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Nuno Filipe de Oliveira Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem de saúde mental e psiquiatria transição estudantes universitários bem-estar Reiki |
topic |
Enfermagem de saúde mental e psiquiatria transição estudantes universitários bem-estar Reiki |
description |
Introdução e objetivos: A transição para o ensino superior é uma das fases de vida mais impactantes que um jovem pode viver, não só pelas tarefas desenvolvimentais próprias da mesma, como pelos múltiplos desafios que lhes são colocados, deixando-o exposto a vários riscos com consequente repercussão no seu bem-estar socioemocional. Neste sentido, propôs-se avaliar o efeito de um programa de promoção do bem-estar socioemocional dirigidos aos estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem baseado nos princípios e técnicas meditativas do Reiki (Programa ?Naru?). Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, com um desenho quasi-experimental, com pré-teste e pós-teste, em grupo único. Utilizaram-se para constituição da amostra os instrumentos: ansiedade - Generalized Anxiety Disorder 7 (Sousa et al., 2015); depressão - Patient Health Questionnaire-9 (Monteiro et al., 2019). Para avaliação do programa: bem-estar - Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (Monteiro et al., 2012); Sofrimento psicológico - Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro et al., 2004). Resultados: Foi estudada uma amostra de 12 estudantes. Os resultados obtidos demonstraram relativamente ao sofrimento psicológico que sofrimento global (p=0,003), o stresse (p=0,002), a ansiedade (p=0,008) e a depressão (p=0,003) diminuíram após a participação do programa. Relativamente ao bem-estar, após a intervenção constatou-se um aumento do bem-estar psicológico (p=0,004), nas suas dimensões do equilíbrio (p=0,003), da sociabilidade (p=0,012) e da felicidade (p=0,002). Não houve influência na subescala de controlo de si e dos acontecimentos. Não se procedeu à análise duas subdimensões (envolvimento social e na autoestima) por se terem obtidos valores negativos na consistência interna. Isto pode ser explicado por múltiplos fatores, entre os quais a ausência de variabilidade de resposta em alguns itens e pelo tamanho da dimensão amostral. Conclusão: Demonstrou-se que o Programa ?Naru? ajudou a promover o bem-estar socioemocional dos estudantes de enfermagem. Há necessidade de realizar mais estudos que permitam a validação do Programa ?Naru?. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=vmtRREeQ |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=vmtRREeQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=vmtRREeQ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137237713027072 |