Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Faria, Liliana, Pinto, Helena Rebelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34602
Resumo: Este estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
id RCAP_91792b65dc2c132343c6672f50b941a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior portuguêsSelf-regulated learning: an exploratory study in Portuguese higher educationAutorregulaçãoAprendizagemEnsino superiorSelf-regulationLearningHigher educationEste estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.This study assesses psychometric properties of the Self-Regulation Learning Questionnaire (SRLQ; Williams & Deci, 1996), and analyzes differences in Portuguese higher education students. 171 adults (147, 86.0 % women) participated, with a mean age of 24.70 years (Min-Max: 17-53, SD = 8.56), to which the SRLQ was administered, consisting of 12 items that assess the degree of participation in the higher education course, and the possible reasons for this involvement, according to autonomous vs controlled regulation. The exploratory factor analysis suggests the influence of two factors, which explain 50% of the items total variance. There were statistically significant differences by sex in the controlled regulation, and by age in the autonomous regulation and controlled regulation. There were no differences considering academic average, academic satisfaction or satisfaction with life in general. Implications are drawn for the advancement of this research area.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Joana CarneiroFaria, LilianaPinto, Helena Rebelo2021-09-02T10:15:54Z2016-01-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34602por2175-352010.5935/2175-3520.20160001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:02.974967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
Self-regulated learning: an exploratory study in Portuguese higher education
title Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
spellingShingle Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
Pinto, Joana Carneiro
Autorregulação
Aprendizagem
Ensino superior
Self-regulation
Learning
Higher education
title_short Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
title_full Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
title_fullStr Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
title_full_unstemmed Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
title_sort Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
author Pinto, Joana Carneiro
author_facet Pinto, Joana Carneiro
Faria, Liliana
Pinto, Helena Rebelo
author_role author
author2 Faria, Liliana
Pinto, Helena Rebelo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Carneiro
Faria, Liliana
Pinto, Helena Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Aprendizagem
Ensino superior
Self-regulation
Learning
Higher education
topic Autorregulação
Aprendizagem
Ensino superior
Self-regulation
Learning
Higher education
description Este estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
2016-01-01T00:00:00Z
2021-09-02T10:15:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34602
url http://hdl.handle.net/10400.14/34602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-3520
10.5935/2175-3520.20160001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131998721146880