O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29612 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_9179478e4ab5eb770f729ed8e8050c49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29612 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefasRaciocínioFunçõesDificuldadesRepresentaçõesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Este trabalho teve por objetivo compreender como o desenvolvimento do raciocínio funcional conduz à aprendizagem do conceito de função numa turma do 8.º ano numa escola do distrito de Lisboa. Para dar resposta a esta problemática formulei três questões orientadoras que se prendem com a interpretação que os alunos fazem da relação entre variável independente e variável dependente, com o significado que atribuem ao declive de uma reta não vertical e dificuldades sentidas e, por fim, com as representações privilegiadas na resolução de problemas que envolvem funções e o porquê da sua escolha. A metodologia do trabalho seguiu um paradigma interpretativo e uma abordagem qualitativa. Na recolha de dados foram utilizados: observação de aulas, recolha das produções dos alunos resultantes das tarefas propostas, e entrevistas. Toda a turma esteve envolvida nas tarefas propostas, contudo, para uma análise mais aprofundada selecionei três pares de alunos aos quais realizei duas entrevistas, em duas fases distintas da lecionação. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos realizaram aprendizagens ao nível da compreensão da relação entre as variáveis, identificando essa relação nos vários tipos de representação, e identificando os diferentes tipos de funções. A maioria dos alunos aplicou a fórmula de cálculo do declive e determinou corretamente o seu valor. Atribui significado ao declive, relacionando o seu sinal com a inclinação da reta, revelando aprendizagens significativas deste conceito. As principais dificuldades sentidas ao nível da aprendizagem do conceito de declive prendem-se com a troca das variáveis e o seu cálculo numérico, comprometendo a atribuição de significado. A transição entre diferentes representações com compreensão foi conseguida, mas a representação algébrica levantou mais dificuldades. A turma privilegiou o recurso à representação gráfica na resolução de problemas, referindo como justificação a facilidade na visualização dos dados do problema, conseguindo contextualizá-lo. A evolução e confiança na conversão entre as diferentes representações permitiram à turma uma maior compreensão do conceito de função, contribuindo para um progressivo desenvolvimento do seu raciocínio funcional.This study aimed to understand how the development of functional reasoning leads to the learning of the concept of function in a class of 8th grade in a school district of Lisbon. To address this issue I’ve formulated three guiding questions that relate to the interpretation that the students make of the relationship between independent variable and dependent variable, the meaning they give to the slope of a non-vertical line and experienced difficulties and finally with the privileged representations in solving problems involving functions and the why of it’s choice. The work methodology followed an interpretative paradigm and a qualitative approach. In data collection were used: classroom observation, collection of productions of the students resulting from proposed tasks, and interviews. The whole class was involved in the proposed tasks, however, for further analysis I’ve selected three pairs of students to whom I made two interviews in two distinct phases of teaching. The results show that students made learning at the level of understanding of the relationship between the variables, identifying this relationship in various types of representation, and identifying the different types of functions. Most students applied the slope calculation formula and correctly determined its value. Assigning meaning to the slope relating your signal with the slope, revealing significant learning on this concept. The main difficulties learning the concept of slope are related to the exchange of variables and their numerical calculation, compromising the attribution of meaning. The transition between different representations with understanding was achieved, but the algebraic representation raised more difficulties. The group favored the use of graphic representation in problem solving, referring as justification to ease the problem of data visualization, managing to contextualize it. The evolution and trust in the conversion between different representations allowed the group a better understanding of the concept of function, contributing to the progressive development of functional reasoning.Santos, Leonor, 1949-Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Anália Fernanda Alves, 1972-2017-11-07T11:16:56Z20162016-10-042016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29612TID:201695022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:31.590537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
title |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
spellingShingle |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas Rodrigues, Anália Fernanda Alves, 1972- Raciocínio Funções Dificuldades Representações Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
title_full |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
title_fullStr |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
title_full_unstemmed |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
title_sort |
O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas |
author |
Rodrigues, Anália Fernanda Alves, 1972- |
author_facet |
Rodrigues, Anália Fernanda Alves, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leonor, 1949- Nápoles, Susana Metelo de, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Anália Fernanda Alves, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Funções Dificuldades Representações Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Raciocínio Funções Dificuldades Representações Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-04 2016-01-01T00:00:00Z 2017-11-07T11:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29612 TID:201695022 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29612 |
identifier_str_mv |
TID:201695022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134377689481216 |