Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1278
Resumo: Este documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou a oportunidade de complementar a minha formação na vertente prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além da referência à prática de ensino supervisionada este trabalho contempla também uma componente investigativa. A temática escolhida para objeto de estudo foi a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) da criança em contexto de sala de aula. Partindo de um caso concreto da turma do 1º ano da Escola do 1º CEB de S. Julião, Gouveia, realizou-se, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno referenciado, seguido da implementação de um plano de intervenção constituído por estratégias direcionadas para crianças com PHDA que envolveu os profissionais que diretamente trabalham com o aluno e a sua família. Os resultados obtidos, no curto espaço de tempo de implementação do estudo, evidenciam que a intervenção psicoterapêutica e a técnica cognitivo- comportamental quando combinada com a intervenção farmacológica - Ritalina (metilfenidato) favorece o sucesso educativo deste aluno.
id RCAP_917d1f285dc2805d6132936676dbcac8
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/1278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino BásicoPerturbação de Hiperatividade com Défice de AtençãoPlano de IntervençãoEste documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou a oportunidade de complementar a minha formação na vertente prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além da referência à prática de ensino supervisionada este trabalho contempla também uma componente investigativa. A temática escolhida para objeto de estudo foi a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) da criança em contexto de sala de aula. Partindo de um caso concreto da turma do 1º ano da Escola do 1º CEB de S. Julião, Gouveia, realizou-se, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno referenciado, seguido da implementação de um plano de intervenção constituído por estratégias direcionadas para crianças com PHDA que envolveu os profissionais que diretamente trabalham com o aluno e a sua família. Os resultados obtidos, no curto espaço de tempo de implementação do estudo, evidenciam que a intervenção psicoterapêutica e a técnica cognitivo- comportamental quando combinada com a intervenção farmacológica - Ritalina (metilfenidato) favorece o sucesso educativo deste aluno.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-18T12:24:46Z2013-02-182012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1278http://hdl.handle.net/10314/1278porEstratégias de Ensino em Contexto de Sala de Aula em Criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de AtençãoCosta, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:34Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:17.199448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Costa, Sandra
1.º Ciclo do Ensino Básico
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
Plano de Intervenção
title_short Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
author Costa, Sandra
author_facet Costa, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
Plano de Intervenção
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
Plano de Intervenção
description Este documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou a oportunidade de complementar a minha formação na vertente prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além da referência à prática de ensino supervisionada este trabalho contempla também uma componente investigativa. A temática escolhida para objeto de estudo foi a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) da criança em contexto de sala de aula. Partindo de um caso concreto da turma do 1º ano da Escola do 1º CEB de S. Julião, Gouveia, realizou-se, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno referenciado, seguido da implementação de um plano de intervenção constituído por estratégias direcionadas para crianças com PHDA que envolveu os profissionais que diretamente trabalham com o aluno e a sua família. Os resultados obtidos, no curto espaço de tempo de implementação do estudo, evidenciam que a intervenção psicoterapêutica e a técnica cognitivo- comportamental quando combinada com a intervenção farmacológica - Ritalina (metilfenidato) favorece o sucesso educativo deste aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01T00:00:00Z
2013-02-18T12:24:46Z
2013-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/1278
http://hdl.handle.net/10314/1278
url http://hdl.handle.net/10314/1278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estratégias de Ensino em Contexto de Sala de Aula em Criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136903079919616