Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1278 |
Resumo: | Este documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou a oportunidade de complementar a minha formação na vertente prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além da referência à prática de ensino supervisionada este trabalho contempla também uma componente investigativa. A temática escolhida para objeto de estudo foi a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) da criança em contexto de sala de aula. Partindo de um caso concreto da turma do 1º ano da Escola do 1º CEB de S. Julião, Gouveia, realizou-se, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno referenciado, seguido da implementação de um plano de intervenção constituído por estratégias direcionadas para crianças com PHDA que envolveu os profissionais que diretamente trabalham com o aluno e a sua família. Os resultados obtidos, no curto espaço de tempo de implementação do estudo, evidenciam que a intervenção psicoterapêutica e a técnica cognitivo- comportamental quando combinada com a intervenção farmacológica - Ritalina (metilfenidato) favorece o sucesso educativo deste aluno. |
id |
RCAP_917d1f285dc2805d6132936676dbcac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/1278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino BásicoPerturbação de Hiperatividade com Défice de AtençãoPlano de IntervençãoEste documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou a oportunidade de complementar a minha formação na vertente prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além da referência à prática de ensino supervisionada este trabalho contempla também uma componente investigativa. A temática escolhida para objeto de estudo foi a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) da criança em contexto de sala de aula. Partindo de um caso concreto da turma do 1º ano da Escola do 1º CEB de S. Julião, Gouveia, realizou-se, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno referenciado, seguido da implementação de um plano de intervenção constituído por estratégias direcionadas para crianças com PHDA que envolveu os profissionais que diretamente trabalham com o aluno e a sua família. Os resultados obtidos, no curto espaço de tempo de implementação do estudo, evidenciam que a intervenção psicoterapêutica e a técnica cognitivo- comportamental quando combinada com a intervenção farmacológica - Ritalina (metilfenidato) favorece o sucesso educativo deste aluno.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-18T12:24:46Z2013-02-182012-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1278http://hdl.handle.net/10314/1278porEstratégias de Ensino em Contexto de Sala de Aula em Criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de AtençãoCosta, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:34Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:17.199448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada Costa, Sandra 1.º Ciclo do Ensino Básico Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção Plano de Intervenção |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Costa, Sandra |
author_facet |
Costa, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção Plano de Intervenção |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção Plano de Intervenção |
description |
Este documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico proporcionou a oportunidade de complementar a minha formação na vertente prática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para além da referência à prática de ensino supervisionada este trabalho contempla também uma componente investigativa. A temática escolhida para objeto de estudo foi a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) da criança em contexto de sala de aula. Partindo de um caso concreto da turma do 1º ano da Escola do 1º CEB de S. Julião, Gouveia, realizou-se, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e o estudo de caso, utilizando técnicas de recolha de dados que permitissem conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno referenciado, seguido da implementação de um plano de intervenção constituído por estratégias direcionadas para crianças com PHDA que envolveu os profissionais que diretamente trabalham com o aluno e a sua família. Os resultados obtidos, no curto espaço de tempo de implementação do estudo, evidenciam que a intervenção psicoterapêutica e a técnica cognitivo- comportamental quando combinada com a intervenção farmacológica - Ritalina (metilfenidato) favorece o sucesso educativo deste aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01T00:00:00Z 2013-02-18T12:24:46Z 2013-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/1278 http://hdl.handle.net/10314/1278 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/1278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estratégias de Ensino em Contexto de Sala de Aula em Criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136903079919616 |