Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7748 |
Resumo: | O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências. |
id |
RCAP_91808d27b91d80edbce431078601b50b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanasEnsino experimental das ciênciasProfessores do 1º CEBAtitudes face às ciênciasMeio ruralMeio urbanoO objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências.LIBEC/CIFPEC - unidade de investigação 16/644 da FCT.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da CriançaUniversidade do MinhoFerreira, Maria EduardaReis, Carlos F.Tracana, Rosa BrancaLeitão, J.Carvalho, Graça Simões de2007-122007-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7748por"Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45.1646-7329http://www.libecline.pt.tp/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:40.865525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
title |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
spellingShingle |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas Ferreira, Maria Eduarda Ensino experimental das ciências Professores do 1º CEB Atitudes face às ciências Meio rural Meio urbano |
title_short |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
title_full |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
title_fullStr |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
title_full_unstemmed |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
title_sort |
Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
author |
Ferreira, Maria Eduarda |
author_facet |
Ferreira, Maria Eduarda Reis, Carlos F. Tracana, Rosa Branca Leitão, J. Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Carlos F. Tracana, Rosa Branca Leitão, J. Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Eduarda Reis, Carlos F. Tracana, Rosa Branca Leitão, J. Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino experimental das ciências Professores do 1º CEB Atitudes face às ciências Meio rural Meio urbano |
topic |
Ensino experimental das ciências Professores do 1º CEB Atitudes face às ciências Meio rural Meio urbano |
description |
O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12 2007-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/7748 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/7748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45. 1646-7329 http://www.libecline.pt.tp/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132797767516160 |