Efeito da imagem de marca na marca Guimarães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4730 |
Resumo: | Mestrado em Gestão |
id |
RCAP_9186acd82f62d59423d18979d8936615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeito da imagem de marca na marca GuimarãesComportamento do ConsumidorBranding (Marketing)Mestrado em GestãoExame Público realizado em 03 de Maio de 2019O tema da imagem de marca de uma determinada cidade é um enorme desafio no que toca a criar e a desenvolver o relacionamento entre consumidor e as marcas. Isto resulta, pois, é complicado conseguir manter a marca na mente do consumidor ou de um visitante. Se por um lado as marcas pretendem estabelecer uma relação afetiva com o consumidor, por outro lado, o consumidor também tenta criar relações afetivas com as marcas com as quais simpatiza. Desta forma, as cidades tendem a ser consideradas o destino escolhido dependendo assim da sua localização, da sua cultura e do seu turismo atrativo para que desta forma provoque experiências emocionais que derivem no comportamento do consumo dos visitantes. Admite-se assim, a necessidade de assumir os destinos turísticos como uma marca a ser gerida numa perspectiva estratégica. Desta maneira, o branding é aplicado no desenvolvimento de uma imagem única e atrativa. Este é uma ferramenta decisiva no toca a identificar um destino e também para o diferenciar de outros. Mais do que atrair ou satisfazer os seus visitantes, a cidade escolhida por um consumidor tem de oferecer uma experiência que a distinga de qualquer outro destino. Na seleção de um destino turístico tem-se em conta o espaço geográfico assumido as necessidades que os indivíduos procuram, bem como a sua indústria do turismo, pois nos dias de hoje, as atrações turísticas são o que mais as pessoas procuram numa cidade ou país. Para se conseguir compreender melhor a perspectiva dos consumidores/visitantes irá ser utilizada uma metodologia quantitativa através de um questionário, onde posteriormente os resultados serão analisados, realizando primeiro uma análise às estatísticas descritivas, de seguida uma análise fatorial exploratória e uma análise da fiabilidade às escalas utilizadas e por fim, um modelo de regressão linear para explicar o amor à marca de destino Guimarães. Com este estudo espera-se que a imagem da cidade de Guimarães como destino turístico se consiga afirmar na mente dos visitantes confirmando assim que o amor à marca é influenciado pelo branding de destino e pela experiência como destino turístico.The theme of the brand image of a particular city is a huge challenge in creating and developing the relationship between consumers and brands. This results, therefore, it is difficult to maintain the mark in the mind of the consumer or of a visitor. If on the one hand the brands intend to establish an affective relationship with the consumer, on the other and, the consumer also tries to create affective relationships with the brands with which he sympathizes. In this way, cities tend to be considered the destination chosen depending on their location, their culture and their attractive tourism, so that it can provoke emotional experiences that lead to the consumption behavior of visitors. Thus, the need to assume tourist destinations as a brand to be managed from a strategic perspective is acknowledge. In this way, branding is applied in the development of a unique and attractive image. This is a decisive tool in identifying a destination abd also in differentiating it from others. More than attracting or satisfying its visitors, the city chosen by a consumer has to offer an experience that sets it apart from any other destination. In selecting a tourist destination takes into account the geographical space assumed the needs that individuals seek, as well as their tourism industry, because nowadays, tourist attractions are what most people look for in a city or country. In order to better understand the perspective of the consumers / visitors, a quantitative methodology will be used through a questionnaire, where the results will be analyzed , analyzing the descriptive statistics first, followed by an exploratory factorial analysis and a reliability analysis at the scales used and finally, a linear regression model to explain the love of destination Guimarães. With this study it is hoped that the image of the city of Guimarães as a tourist destination can be affirmed in the visitors' minds, thus confirming that the love of the brand is influenced by destination branding and experience as a tourist destination.2019-11-12T11:13:57Z2019-11-122018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4730http://hdl.handle.net/11067/4730TID:202273911porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Catarina Ferreira dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:06Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:01.687759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
title |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
spellingShingle |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães Silva, Catarina Ferreira da Comportamento do Consumidor Branding (Marketing) |
title_short |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
title_full |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
title_fullStr |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
title_full_unstemmed |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
title_sort |
Efeito da imagem de marca na marca Guimarães |
author |
Silva, Catarina Ferreira da |
author_facet |
Silva, Catarina Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Catarina Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do Consumidor Branding (Marketing) |
topic |
Comportamento do Consumidor Branding (Marketing) |
description |
Mestrado em Gestão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-11-12T11:13:57Z 2019-11-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/4730 http://hdl.handle.net/11067/4730 TID:202273911 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/4730 |
identifier_str_mv |
TID:202273911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136760123359232 |