Aprendizagem cooperativa - contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Tatiana Maria Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2925
Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como principal objectivo inferir sobre a eficácia dos métodos de aprendizagem cooperativa – Verificação em Pares, Mistura e Combina, Mesa Redonda e Já Podem Mostrar – na aquisição/desenvolvimento de competências sociais, em crianças do ensino pré-escolar. O estudo está organizado em cinco capítulos que se integram num todo complementar. O primeiro e o segundo capítulos são fundamentalmente teóricos e procuraram fazer uma revisão bibliográfica sobre a aprendizagem cooperativa e a importância do domínio das competências sociais, por crianças do ensino pré-escolar. A pesquisa efectuada permitiu consolidar a pertinência do ensino de competências sociais a crianças desse nível de ensino e a importância que a Aprendizagem Cooperativa assume nesse processo, pelas oportunidades que possibilita de interacção positiva entre pares e adultos e de ocorrência de reforços positivos, o que conduz à prevenção de problemas comportamentais. O Capítulo III descreve o estudo realizado, que decorreu durante três meses e envolveu a implementação de actividades de aprendizagem cooperativa a uma amostra de 9 crianças de um total de 20 que constituíram a turma da pré-escolar atribuída à investigadora, no ano lectivo de 2010/2011. As crianças da amostra apresentavam competências sociais pouco desenvolvidas no domínio da independência, interacção e cooperação sociais. Estes dados foram recolhidos a partir da utilização da Preschool and Kindergarten Behavior Scales - (Escala A) e de uma grelha de registo do comportamento das crianças, em três fases distintas do estudo. O tratamento dos dados obtidos foi realizado de forma qualitativa e quantitativa. O tratamento qualitativo envolveu a análise de conteúdo aos registos efectuados numa grelha de registo do comportamento das crianças. No que respeita à análise quantitativa recorreu-se ao cálculo do resultado global das pontuações obtidas em cada um dos três momentos de aplicação da escala PKBS (Escala A) e ao cálculo do somatório da pontuação obtida em cada uma das competências sociais. Calculou-se ainda a média e o desvio padrão globais para cada uma das competências sociais. A análise dos dados recolhidos, Capítulo IV, possibilitou verificar que embora com diferentes níveis de evolução todas as crianças da amostra melhoraram o domínio das competências sociais em estudo. A melhoria significativa das competências sociais sinalizadas como deficitárias verificadas nas crianças da amostra possibilitou retirar, como principal conclusão, Capítulo V, que os métodos de Aprendizagem Cooperativa utilizados se revelaram eficazes na aquisição/desenvolvimento das competências sociais em estudo.
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A pesquisa efectuada permitiu consolidar a pertinência do ensino de competências sociais a crianças desse nível de ensino e a importância que a Aprendizagem Cooperativa assume nesse processo, pelas oportunidades que possibilita de interacção positiva entre pares e adultos e de ocorrência de reforços positivos, o que conduz à prevenção de problemas comportamentais. O Capítulo III descreve o estudo realizado, que decorreu durante três meses e envolveu a implementação de actividades de aprendizagem cooperativa a uma amostra de 9 crianças de um total de 20 que constituíram a turma da pré-escolar atribuída à investigadora, no ano lectivo de 2010/2011. As crianças da amostra apresentavam competências sociais pouco desenvolvidas no domínio da independência, interacção e cooperação sociais. Estes dados foram recolhidos a partir da utilização da Preschool and Kindergarten Behavior Scales - (Escala A) e de uma grelha de registo do comportamento das crianças, em três fases distintas do estudo. O tratamento dos dados obtidos foi realizado de forma qualitativa e quantitativa. O tratamento qualitativo envolveu a análise de conteúdo aos registos efectuados numa grelha de registo do comportamento das crianças. No que respeita à análise quantitativa recorreu-se ao cálculo do resultado global das pontuações obtidas em cada um dos três momentos de aplicação da escala PKBS (Escala A) e ao cálculo do somatório da pontuação obtida em cada uma das competências sociais. Calculou-se ainda a média e o desvio padrão globais para cada uma das competências sociais. A análise dos dados recolhidos, Capítulo IV, possibilitou verificar que embora com diferentes níveis de evolução todas as crianças da amostra melhoraram o domínio das competências sociais em estudo. A melhoria significativa das competências sociais sinalizadas como deficitárias verificadas nas crianças da amostra possibilitou retirar, como principal conclusão, Capítulo V, que os métodos de Aprendizagem Cooperativa utilizados se revelaram eficazes na aquisição/desenvolvimento das competências sociais em estudo.The present thesis had as main aim to infer on the efficiency of the cooperative learning methods – Verification in Pairs, Mix and combine, Round Table and You Can Show It Now - in the acquisition/development of social skills in children of the preschool education. The study is organized in five chapters that take part in a complementary whole. The first and second chapters are essentially theoretical and quest to make a bibliographic revision about the cooperative learning and the importance of the social skills' domain in children of preschool education. The performed research enabled setting the relevance of the social skills' learning to children in this level and the importance that the Cooperative Learning undertakes in this process, for the opportunities that it provides in positive interaction between pairs and adults and in the occurrence of positive reinforcements, which lead to the prevention of behaviour problems. Chapter III describes the performed study that occurred during three months and involved the implementation of cooperative learning activities to a sample of 9 children from a total of 20 that constituted the preschool class assigned to the researcher in the school year of 2010/2011. The children of the sample showed less developed social skills in the domain of social independence, interaction and cooperation. These data were compiled from the Preschool and Kindergarten Behaviour Scales – (A Scale) and the observation chart where the children's behaviours in three distinct stages of the study were registered. The treatment of the compiled data was performed in a qualitative and quantitative way. The qualitative treatment involves the content analysis to the records made in a registration chart of the children's behaviour. As far as the quantitative analysis is concerned, it was used the global result calculation of the markings obtained in each one of the three moments of the application of the PKSB scale (A scale) and the calculation of the marking’s sum obtained in each of the social skills. It was also calculated the global average and standard deviation for each of the social skills. The analysis of the gathered data, Chapter IV, made possible to verify that, although with different evaluation levels, all children of the sample improved the social skills’ domain under study. The important improvement in the social skills marked as abnormal, seen in the children of the sample, enabled the withdraw, as main conclusion, Chapter V, that the used Cooperative Learning methods showed themselves to be effective in the acquisition/development of the social skills under study.2014-02-03T12:06:48Z2014-02-03T00:00:00Z2014-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2925porTaveira, Tatiana Maria Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:15.123315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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